Detetives de Palavras

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Palavras Polissêmicas

A atividade 'Detetives de Palavras' é desenhada para envolver alunos do 5º ano do Ensino Fundamental numa investigação linguística empolgante e colaborativa. Através desta atividade, os alunos serão organizados em pequenos grupos e cada um receberá cartões contendo palavras com múltiplos significados. A missão dos grupos será investigar e registrar os diversos significados de cada palavra, procurando exemplos em diferentes campos do conhecimento como literatura, ciência e no uso cotidiano. Esta atividade promove a compreensão da natureza polissêmica das palavras e a importância do contexto na determinação de seus significados. Após a fase de pesquisa, cada equipe terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas, ilustrando o uso das palavras selecionadas em contextos variados, com o auxílio de exemplos concretos. A finalização do projeto será marcada pela criação de um mural coletivo, no qual serã o expostas as palavras investigadas pelos alunos, juntamente com os significados encontrados, ilustrando claramente a divergência de contextos de uso. A atividade incentiva a pesquisa, o trabalho em equipe, a exploração da língua portuguesa e a apresentação oral, proporcionando aos alunos uma aprendizagem significativa e ativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a compreensão do caráter polissêmico das palavras e estimular o uso autônomo e crítico da língua portuguesa em diferentes contextos. Busca-se, por meio desta prática pedagógica, desenvolver habilidades de pesquisa, análise linguística e colaboração entre os alunos, enfatizando a importância de considerar o contexto para a adequada interpretação dos significados. Além disso, a atividade visa fomentar a habilidade de apresentação oral, ao exigir que os estudantes compartilhem suas descobertas com a turma, promovendo a autoconfiança e a capacidade de argumentação. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos possam reconhecer a riqueza semântica da língua portuguesa e aplicar de maneira eficaz o conhecimento adquirido em situações do cotidiano e acadêmicas.

  • Compreender o conceito de palavras polissêmicas.
  • Pesquisar e identificar múltiplos significados de palavras em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação oral e argumentação.
  • Criar materiais visuais para exposição dos aprendizados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP02: Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.

Conteúdo Programático

A atividade 'Detetives de Palavras' aborda o conteúdo de palavras polissêmicas, destacando a relevância do contexto no significado das palavras. Será desenvolvido um trabalho de pesquisa, análise e apresentação que permitirá aos alunos explorar o uso das palavras em diferentes áreas do conhecimento como a literatura e ciência, além de reconhecer sua aplicabilidade na linguagem cotidiana. Este conteúdo é essencial para a compreensão da dinâmica e riqueza da língua portuguesa, preparando os alunos para uma comunicação eficaz e aprimorada.

  • Conceito de polissemia.
  • Pesquisa de palavras polissêmicas em diferentes fontes.
  • Análise do uso de palavras polissêmicas em vários contextos.
  • Criação de um mural coletivo.
  • Apresentação e partilha dos resultados da pesquisa.

Metodologia

A metodologia desta atividade enfatiza a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos, organizados em grupos, irão se engajar em um processo de descoberta, conduzido por eles mesmos, que os estimula a pesquisar, analisar e compartilhar conhecimentos sobre o caráter polissêmico das palavras. O uso de cartões com palavras polissêmicas como ponto de partida, a busca por significados em diferentes contextos, a criação de um mural coletivo e a apresentação dos resultados são estratégias pensadas para promover o envolvimento ativo dos alunos, incentivar a interação entre pares e facilitar a aquisição de conhecimento de forma mais significativa e duradoura.

  • Trabalho em grupo para incentivar a colaboração.
  • Pesquisa de palavras em fontes diversificadas.
  • Discussão em grupo para compartilhar descobertas.
  • Uso de mídias e materiais para criação do mural.
  • Apresentações em grupo para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de palavras polissêmicas e formarão os grupos de trabalho para começar a pesquisa. Eles receberão os cartões com as palavras e iniciarão as investigações. A segunda aula será dedicada à finalização das pesquisas, preparação e apresentação dos murais coletivos, seguida de apresentações orais por grupo e discussão em classe.

  • Aula 1: Introdução ao conceito e início da pesquisa em grupos.
  • Aula 2: Finalização da pesquisa, criação do mural e apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives de Palavras' será baseada em critérios como participação ativa, colaboração no grupo, profundidade e abrangência da pesquisa realizada, criatividade demonstrada na criação do mural e habilidade de apresentação. A capacidade de os alunos identificarem e compreenderem o uso polissêmico das palavras em diferentes contextos também será avaliada. Serão valorizadas a clareza, a argumentação e a originalidade nas apresentações orais. Feedback construtivo será fornecido para apoiar o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Detetives de Palavras', serão necessários diversos materiais e recursos. Cartões ou papéis com palavras polissêmicas serão preparados previamente pelo professor. Será necessário acesso a dicionários em versão impressa ou digital e à internet para as pesquisas de grupo. Materiais de arte como cartolina, canetas coloridas e cola serão necessários para a criação dos murais. Outros recursos didáticos, como projeção para apresentações orais, podem enriquecer a atividade.

  • Cartões com palavras polissêmicas.
  • Acesso a dicionários e internet.
  • Materiais para criação do mural.
  • Projeção para apresentações orais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo