Detetives de Palavras

Desenvolvida por: Walthe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos

Esta atividade pedagógica, intitulada 'Detetives de Palavras', visa estimular nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a habilidade de leitura atenta e a capacidade de busca eficiente por informações em textos diversos. Nesta atividade, os estudantes serão convidados a assumir o papel de detetives com a missão de desvendar mistérios escondidos em textos variados, como histórias curtas, artigos e instruções. Cada aluno ou grupo terá em mãos um texto diferente, e sua tarefa será encontrar elementos explícitos neles, incluindo fatos, definições, personagens e eventos principais. Após a investigação, eles apresentarão as descobertas, compartilhando as estratégias utilizadas para encontrar as informações e discutindo a importância de saber identificar rapidamente tais conteúdos. A atividade não só promove o desenvolvimento da leitura crítica e da interpretação de texto como também incentiva o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o pensamento analítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado dinâmica e engajadora, que destaque a importância da leitura atenta e da habilidade de buscar informações de maneira eficiente. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de localizar informações explícitas em diversos tipos de textos, identificar a função social desses textos e recuperar relações entre partes de um texto, reconhecendo a importância dessas habilidades não apenas para a vida acadêmica, mas também para seu dia a dia.

  • Desenvolver habilidades de leitura atenta e interpretação de texto.
  • Estimular a capacidade de buscar e localizar informações explícitas em textos diversos.
  • Promover o entendimento da função social dos textos em diferentes contextos.
  • Aprimorar a habilidade de trabalho em equipe e comunicação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP06: Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuididade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Detetives de Palavras' abrange o desenvolvimento de estratégias de leitura para a identificação de informações explícitas e implícitas em textos de diferentes gêneros. Os alunos aprenderão a reconhecer a função social de diversos textos e a recuperar relações significativas entre suas partes, utilizando para isso conhecimentos sobre sinônimos e pronomes. O foco estará em estimular uma abordagem ativa, crítica e reflexiva sobre a leitura, incentivando os estudantes a se tornarem leitores mais habilidosos e conscientes.

  • Definição e identificação de informações explícitas e implícitas.
  • Função social dos textos.
  • Estratégias para localizar informações em textos.
  • Relações de substituição lexical e pronominal.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade 'Detetives de Palavras' se baseia em princípios da aprendizagem ativa, onde os alunos serão protagonistas de seu próprio processo educativo. Através de uma abordagem lúdica e investigativa, os estudantes trabalharão em grupos para explorar textos variados, incentivando assim a colaboração, o pensamento crítico e a construção coletiva do conhecimento. Estratégias como discussões em grupo, reconhecimento de padrões textuais e técnicas de síntese de informação serão empregadas para facilitar a identificação de elementos chaves nos textos analisados.

  • Leitura compartilhada e discussão em grupo.
  • Análise de textos com foco em elementos específicos.
  • Apresentações dos grupos sobre os achados e processos utilizados.
  • Reflexão coletiva sobre as estratégias de leitura.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em 4 horas, divididas em 6 aulas de 40 minutos. Inicia-se com uma introdução ao conceito de 'Detetive de Palavras', seguido pela distribuição dos materiais e formação dos grupos. As próximas aulas serão destinadas à investigação dos textos, análise e preparação das apresentações. A conclusão se dará com a apresentação dos grupos e uma discussão reflexiva sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Leitura e análise dos textos pelos grupos.
  • Aulas 4 e 5: Preparação das apresentações pelos grupos.
  • Aula 6: Apresentações finais e discussão geral.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives de Palavras' envolverá tanto o processo quanto o produto final. Serão considerados para a avaliação: a capacidade de localizar informações explícitas nos textos, a compreensão da função social dos textos analisados e a habilidade de trabalhar em equipe. A apresentação do grupo servirá como instrumento de avaliação, onde a clareza, criatividade e profundidade da análise serão criteriosamente observadas. Além disso, a participação individual durante as discussões em classe e o envolvimento no processo de investigação também serão avaliados, promovendo uma avaliação holística do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Detetives de Palavras', serão necessários diversos recursos, incluindo textos variados (histórias curtas, artigos, instruções, entre outros), materiais para anotação (cadernos, lápis, marcadores), dispositivos para apresentação (computador, projetor) e acesso à internet para pesquisa complementar. A seleção de textos deve abranger diferentes gêneros e temas, proporcionando uma rica experiência de leitura.

  • Textos impressos de diversos gêneros.
  • Material para anotação (cadernos, lápis, marcadores).
  • Computador e projetor para as apresentações.
  • Acesso à internet.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo