Detetives de Textos

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Leitura e interpretação de textos

A atividade 'Detetives de Textos' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma experiência única de imersão no mundo da leitura e interpretação de textos através de uma abordagem lúdica e interativa. Utilizando uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos, os alunos serão convidados a se tornarem detetives, decifrando pistas escondidas em diversos tipos de textos como cartas, receitas, e-mails e anúncios publicitários. Cada texto estará contido em um envelope misterioso, o que adicionará um elemento de suspense e curiosidade à atividade. Os estudantes precisarão identificar a função social de cada texto, determinando seu contexto de circulação, o possível autor e o público-alvo. Ao longo da atividade, cada acerto os levará mais perto de descobrir uma mensagem secreta, tornando o aprendizado não apenas educativo, mas também empolgante. Este plano visa desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação de textos e compreensão dos diferentes contextos de produção e recepção dos textos na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade incluem promover o reconhecimento da função social dos textos, estimulando a capacidade de inferir seu contexto de produção e circulação e sua relação com o público-alvo. Pretende-se, através dessa metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos, fomentar no aluno a habilidade de localizar informações explícitas e implícitas, além de desenvolver uma apreciação pela diversidade textual e seus múltiplos formatos e apresentações. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de aplicar de maneira prática e consciente os conhecimentos adquiridos sobre leitura e interpretação de textos em suas vivências cotidianas.

  • Reconhecer a função social dos diferentes textos.
  • Identificar ambientes de circulação desses textos.
  • Distinguir o autor e o público-alvo de cada texto.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e inferência.
  • Aplicar conhecimentos de forma prática e consciente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

Este plano abrange o estudo da função social dos textos, destacando a importância de cada tipo textual na comunicação e interação social. Exploraremos a identificação de informações explícitas e a análise de efeitos visuais em textos, focando na habilidade dos alunos de compreender e interpretar a variedade de textos que encontram em seu dia a dia. Através de uma pesquisa dirigida, promoveremos o desenvolvimento da leitura crítica e da interpretação, incentivando os estudantes a apreciarem a diversidade de formas e funções dos textos.

  • Função social dos textos
  • Identificação de informações em diferentes tipos de textos
  • Análise de texto: Autor, público-alvo, contexto de circulação
  • Apreciação de recursos visuais e efeitos de sentido
  • Leitura crítica e interpretação de textos

Metodologia

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos, seguindo uma metodologia ativa que enfatiza a aprendizagem baseada em jogos. Os alunos serão agrupados e receberão envelopes contendo textos variados. Eles deverão, como detetives, decifrar as características de cada texto para avançar na jogo. Discussões em grupo serão encorajadas para estimular o pensamento crítico e colaborativo. A revelação da 'mensagem secreta', alcançada através dos acertos, servirá como elemento motivador e de engajamento para os alunos.

  • Distribuição de envelopes com textos mistério.
  • Decifração das características e funções dos textos.
  • Trabalho em equipe e discussão em grupo.
  • Utilização de pistas para avançar na atividade.
  • Revelação final da mensagem secreta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives de Textos' será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, a formação dos grupos e a distribuição dos primeiros envelopes. A segunda aula será destinada à continuação da atividade, discussões em grupo e, eventualmente, a revelação da mensagem secreta. Cada fase da atividade será cuidadosamente planejada para assegurar o máximo engajamento e aproveitamento de tempo.

  • Aula 1: Introdução da atividade, formação dos grupos, distribuição dos envelopes e início da decifração.
  • Aula 2: Continuação da atividade, discussões em grupo, resolução de pistas e revelação da mensagem secreta.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e habilidade de colaboração dos alunos. Além disso, a exatidão e a profundidade das análises dos textos serão consideradas. O uso de cada pista corretamente e a chegada à mensagem secreta também serão critérios avaliativos. Será dado um feedback construtivo para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Esta abordagem visa incentivar o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento adquirido, em vez de medir o sucesso apenas através de um critério de avaliação tradicional.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários envelopes, cópias dos diversos textos (cartas, receitas, e-mails, anúncios publicitários, etc.), pistas impressas relativas a cada texto e um espaço adequado que permita a formação de grupos e discussões. O uso de materiais coloridos e de diferentes texturas pode enriquecer a experiência, tornando a abertura de cada envelope uma surpresa ainda maior. Além disso, é vital dispor de um quadro ou painel para registrar o progresso dos grupos e eventualmente revelar a mensagem secreta.

  • Envelopes
  • Cópias de textos variados
  • Pistas impressas
  • Materiais coloridos e de diferentes texturas
  • Quadro ou painel para registro do progresso

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo