Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão instigados a se tornarem verdadeiros detetives dos textos, investigando a função social, o público-alvo, o contexto de circulação e o autor de diferentes gêneros textuais. A atividade começa com uma tarefa de casa, onde cada aluno deve ler um texto diferente, variando entre anúncios, receitas, notícias entre outros temas do cotidiano. Em seguida, em sala de aula, eles serão divididos em pequenos grupos para compartilharem suas descobertas sobre os textos que leram, discutindo sua função social. Após essa etapa, numa dinâmica envolvente de 'detetives de textos', os alunos terão a oportunidade de explorar os textos lidos pelos colegas, aplicando o que aprenderam para identificar as características específicas de cada texto. Este processo permite não apenas a compreensão profunda dos textos, mas também a valorização das diferentes funções que os textos desempenham em nossas vidas.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de compreender as diversas funções sociais dos textos, além de reconhecerem os contextos em que estes circulam, quem os produz, e para quem se destinam. Espera-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de identificar o propósito e o público-alvo de uma gama variada de textos que encontram em seu dia a dia, promovendo assim uma leitura mais crítica e consciente.
Para o desenvolvimento comprehensivo dos objetivos desta atividade, o conteúdo programático contempla a análise de textos diversificados com diferentes funções sociais, práticas de leitura ativa e discussões que estimulam a elaboração de inferências e conclusões sobre esses textos. Além disso, enfatiza-se a importância de uma postura crítica frente à informação, bem como o respeito pelas variedades linguísticas e culturais presentes nos textos analisados.
Esta atividade será conduzida utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos são previamente preparados com leituras em casa e, em sala, participam ativamente da construção do conhecimento através de atividades práticas. Divididos em grupos, compartilharão suas reflexões iniciais e, em seguida, na dinâmica de 'detetives de textos', explorarão os materiais dos colegas, aplicando técnicas de análise textual para identificar as características específicas de cada tipo de texto.
A atividade será executada em uma aula de 90 minutos, onde inicialmente os alunos discutirão em grupos os textos lidos em casa, seguidos pela dinâmica de 'detetives de textos', e finalizarão com apresentações dos grupos e debates sobre as conclusões alcançadas.
A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação individual e em grupo dos alunos. Será dada especial atenção à habilidade de identificar as funções sociais dos textos, bem como à articulação de ideias durante as discussões e apresentações. A capacidade de trabalho em equipe, o respeito às opiniões alheias e a participação ativa nas dinâmicas propostas também serão critérios relevantes. Exemplos de como os alunos serão avaliados incluem a clareza com que comunicam suas descobertas, a profundidade de sua análise e a colaboração com os colegas durante a atividade.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem uma coleção diversificada de textos (anúncios, receitas, notícias, etc.), acesso à internet para pesquisas complementares, quadro branco ou flip chart para anotações e discussões em grupo, além de material de escrita para anotações individuais e coletivas.
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