Detetives dos Contos

Desenvolvida por: Moniqu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Contos Populares

A atividade 'Detetives dos Contos' aproveita a curiosidade natural dos alunos do 5º ano para explorar contos populares de maneira inovadora. Os alunos, divididos em pequenos grupos, recebem trechos anônimos de diferentes contos populares. Eles terão de ler colaborativamente, discutindo características, mensagens e possíveis origens dos contos. Esta fase inicial estimula a leitura colaborativa e o raciocínio crítico. Segue-se uma roda de debate, em que cada grupo apresenta suas conclusões, tentando adivinhar a origem dos trechos. Esta etapa desenvolve habilidades de argumentação e de inferência. Após as tentativas, os títulos são revelados, promovendo uma discussão sobre as descobertas e os equívocos de antecipação. Esta atividade não só enriquece a compreensão textual, como também estimula o conhecimento sobre a diversidade cultural dos contos populares.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver competências de leitura crítica, análise textual e trabalho em equipe, incentivando os alunos a utilizarem suas habilidades de inferência e conhecimento prévio sobre contos populares. Os alunos aprenderão a localizar informações explícitas e a fazer antecipações sobre os textos, estimulando o desenvolvimento de hipóteses e a sua confirmação ou refutação através da leitura. Além disso, a interação com os colegas promoverá a comunicação eficaz e o respeito pelas diferentes interpretações e ideias.

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos narrativos.
  • Estimular o trabalho colaborativo e o debate crítico entre os alunos.
  • Promover a capacidade de inferência e uso de conhecimentos prévios na interpretação de textos.
  • Incentivar o respeito pela diversidade cultural presente nos contos populares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Conteúdo Programático

A metodologia adotada para esta atividade inclui a prática da leitura colaborativa e debate, centrando-se na interpretação de contos populares. Além de contribuir para o desenvolvimento das competências leitoras, esta abordagem visa familiarizar os alunos com a riqueza cultural que os contos carregam, promovendo uma análise crítica das mensagens e valores presentes nestas narrativas.

  • Leitura colaborativa
  • Interpretação de textos
  • Análise crítica
  • Contos populares e sua diversidade cultural

Metodologia

Utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate, incentivando a participação ativa dos alunos. A abordagem lúdica através dos jogos estimula o interesse pela leitura e análise dos contos, enquanto a roda de debates fomenta a expressão de ideias e a escuta respeitosa. Dessa forma, objetiva-se criar um ambiente de aprendizado cooperativo e dinâmico.

  • Formação de grupos
  • Leitura colaborativa de trechos de contos
  • Roda de debate para discussão e inferências
  • Revelação e discussão dos títulos e origens dos contos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos, totalizando 1h40m. Na primeira sessão, os alunos formarão os grupos e começarão a leitura e discussão dos trechos. Na segunda sessão, serão realizadas as rodas de debate e a revelação dos contos, seguidas de uma discussão geral sobre o processo de descoberta.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da leitura colaborativa.
  • Aula 2: Roda de debate, revelação dos títulos e discussão.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, no engajamento com a atividade de leitura e nas contribuições para o debate. Observará-se a capacidade dos alunos de realizar inferências, usar conhecimentos prévios na análise dos textos e respeitar as opiniões dos colegas. Serão consideradas também a colaboração e a capacidade de trabalhar efetivamente em equipe. Exemplos de atividade e participação serão compartilhados para ilustrar as expectativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias impressas dos trechos de contos populares, espaço adequado para formação de grupos e realização da roda de debates, além de material de apoio como papel, canetas e quadro branco para anotações e reflexões coletivas. Estes materiais facilitarão a execução da atividade e promoverão um ambiente estimulante para a aprendizagem.

  • Cópias dos trechos de contos populares
  • Papel e canetas
  • Espaço para formação de grupos e roda de debates
  • Quadro branco

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo