Detetives dos Textos

Desenvolvida por: Ezequi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise de textos cotidianos

A atividade 'Detetives dos Textos' tem como propósito desenvolver a habilidade de análise crítica e compreensão dos textos que fazem parte do cotidiano dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Envolvendo cartas, propagandas e notícias, o objetivo é que os estudantes sejam capazes de identificar a função social desses textos, bem como entender quem os elaborou e a quem se destinam. Através de discussões em grupos utilizando a metodologia da Roda de Debate, os alunos aprimorarão suas capacidades de leitura crítica e literacia, habilidades essenciais no processo educacional e na formação de cidadãos críticos e informados. Divididos em grupos, eles terão contato com diferentes gêneros textuais e irão explorar suas especificidades, facilitando a identificação e diferenciação dos mesmos. Esta dinâmica proporciona não apenas o aprofundamento teórico, mas também uma aplicação prática dos conhecimentos, estimulando a autonomia intelectual e o trabalho colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Detetives dos Textos' são centrados no desenvolvimento da habilidade de leitura crítica dos alunos e na compreensão dos diversos gêneros textuais presentes em seu dia a dia. A atividade busca incentivar os estudantes a estabelecer expectativas e antecipar sentidos e funções dos textos, apoiando-se em conhecimentos prévios e na análise de diferentes elementos textuais, através da prática colaborativa em grupos.

  • Identificar a função social de diferentes textos.
  • Compreender o propósito dos textos na sociedade.
  • Diferenciar os textos cotidianos e seus destinatários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abordará diversos tipos de textos cotidianos, explorando suas estruturas, finalidades e contextos de circulação. Através desta exploração, os alunos poderão compreender melhor as funções sociais dos textos, o que aprimora suas habilidades de interpretação e compreensão, elementos essenciais no desenvolvimento do letramento e na formação de leitores críticos.

  • Estrutura de textos cotidianos.
  • Funções sociais dos textos.
  • Contextos de circulação dos textos.

Metodologia

A metodologia aplicada neste plano de aula envolverá uma abordagem prática e cooperativa, onde os alunos participarão de atividades em grupo utilizando a Roda de Debate. Essa técnica promoverá o diálogo e o pensamento crítico, fundamentais para a interpretação e análise dos textos. Além disso, o trabalho em grupos estimula a cooperação e o compartilhamento de ideias entre os estudantes.

  • Divisão da turma em grupos.
  • Utilização da Roda de Debate.
  • Análise cooperativa de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade 'Detetives dos Textos' está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula focará na apresentação dos textos e na formação dos grupos para iniciar a análise textual. A segunda aula será destinada a aprofundar as discussões nas rodas de debate e concluir as descobertas sobre as funções e características dos textos estudados.

  • Aula 1: Introdução aos textos e formação dos grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate e conclusão das análises.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios qualitativos, observando a participação ativa e o envolvimento nas discussões em grupo, a capacidade de identificar e analisar características dos textos apresentados, e a habilidade de comunicar suas descobertas aos colegas. Exemplos incluem a análise das argumentações apresentadas durante a roda de debate e a qualidade das interpretações realizadas dos textos. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados diversos materiais que possibilitam o contato direto dos alunos com os diferentes tipos de textos e facilitam a realização das rodas de debate. Estes recursos são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, promovendo a imersão e o engajamento dos alunos.

  • Textos diversos (cartas, propagandas, notícias).
  • Folhas de papel e canetas.
  • Quadro branco e marcadores.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo