Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de vivenciar a rica experiência de manter um 'Diário de Bordo' ao longo de uma semana. Ao registrarem suas aventuras diárias, sentimentos, ideias e atividades, os alunos estarão praticando a escrita autônoma, um componente crucial para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão. Além de se envolverem na personalização de seus diários, o que incentiva o senso de propriedade e criatividade, os alunos serão convidados a compartilhar trechos de suas escritas em um ambiente acolhedor e respeitoso com os colegas. Este momento de partilha se destina a fomentar não apenas as habilidades de leitura em voz alta, mas também a prática da escuta ativa e o respeito pela diversidade de experiências e perspectivas.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a prática da escrita autônoma, permitindo-lhes explorar diferentes formas de expressão escrita e verbal. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos se tornem mais confiantes em suas habilidades de escrita e ainda mais motivados para se expressar por meio das palavras. Além do fortalecimento das habilidades de escrita, objetiva-se promover o autoconhecimento, a criatividade, a habilidade de leitura em voz alta, e a capacidade de escuta e respeito pelo outro.
O Conteúdo Programático abrangido por esta atividade inclui a prática de escrita diária, a expressão pessoal por meio da escrita, habilidades de leitura em voz alta e a importância do respeito e da escuta ativa. Através do Diário de Bordo, os alunos terão um espaço seguro e pessoal para explorar e registrar suas experiências, sentimentos e pensamentos, promovendo o desenvolvimento de habilidades comunicativas e uma maior compreensão de si mesmo e dos outros.
A metodologia adotada para esta atividade incorpora princípios de aprendizagem ativa, onde os estudantes são os protagonistas de seu processo de aprendizagem. Através da manutenção de um diário pessoal, os alunos serão incentivados a refletir sobre suas experiências diárias, expressar suas emoções e ideias e compartilhá-las com os colegas. Este processo não só fortalece a autonomia e a expressão pessoal, mas também cultiva habilidades sociais importantes, como a empatia e o respeito.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução da atividade, explicação de objetivos e início da prática de escrita no diário. A segunda aula, no final da semana, focará no compartilhamento dos diários, leitura de trechos selecionados pelos alunos e reflexões sobre a experiência.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação ativa dos alunos durante a prática de escrita e compartilhamento. A qualidade da escrita, criatividade na decoração do diário, habilidades de leitura em voz alta e capacidade de escuta ativa durante o compartilhamento serão consideradas. Feedback construtivo será oferecido, incentivando o crescimento e a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade, serão necessários diários ou cadernos que os alunos possam personalizar, materiais de arte para decoração (como adesivos, canetas coloridas, cola, glitter etc.), e um espaço aconchegante na sala de aula que propicie a leitura em voz alta e a escuta. A diversificação de materiais e a criação de um ambiente acolhedor são essenciais para estimular a criatividade e o conforto dos alunos durante o processo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula