A 'Expedição Literária' é uma atividade prática voltada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a leitura, interpretação e criação de textos em diferentes gêneros literários, como contos, poesias e fábulas. Dessa forma, estimula-se a apreciação pela diversidade literária e a escrita autônoma e criativa. Os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo explorará um gênero literário diferente, inicialmente através da leitura compartilhada de obras selecionadas. Após discutirem suas principais características e elementos, os estudantes serão desafiados a criar suas próprias narrativas, poesias ou fábulas, inspirando-se nos exemplos estudados. Essas obras originais serão apresentadas para a classe e poderão compor uma coletânea, permitindo que os alunos apreciem a diversidade de criações de seus colegas. O projeto também prevê uma reflexão sobre o processo de criação literária e o valor da expressão individual e coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades em leitura, escrita e oratória.
O projeto 'Expedição Literária' tem como objetivo principal fomentar o interesse e o prazer pela leitura e pela escrita, reconhecendo a riqueza dos variados gêneros literários. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de leitura crítica, sejam capazes de identificar as principais características dos diferentes gêneros literários explorados e apliquem esses conhecimentos na criação de textos originais. Promove-se ainda a habilidade de trabalho em equipe, o respeito pelas ideias dos colegas e a capacidade de expressão e argumentação, ao compartilharem suas criações e apreciações literárias com a turma.
O conteúdo programático da 'Expedição Literária' abrange a exploração de diferentes gêneros literários, como contos, poesias e fábulas, enfatizando suas características e estruturas específicas. Além disso, aborda técnicas de produção textual, com foco na criatividade, elaboração de tramas, desenvolvimento de personagens e aprimoramento da expressão escrita e oral. Os alunos também serão introduzidos aos conceitos de revisão e reescrita de textos, valorizando o processo de criação literária.
A metodologia aplicada na 'Expedição Literária' baseia-se nos princípios de aprendizagem ativa, promovendo a interação entre os alunos por meio de trabalhos em grupo. A atividade inicia com uma introdução aos gêneros literários e segue com a leitura compartilhada de textos selecionados. Posteriormente, os alunos, em seus grupos, discutirão as características observadas e iniciarão o processo de criação de suas obras, com o apoio do professor. As etapas incluem o planejamento, escrita, revisão e apresentação dos textos, estimulando a autonomia, a colaboração e a reflexão crítica.
A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em uma aula de 120 minutos. Inicialmente, serão apresentados os objetivos e a metodologia (15 minutos), seguidos pela divisão dos grupos e exploração dos gêneros literários através da leitura compartilhada (30 minutos). A fase de criação dos textos pelos grupos consumirá em torno de 45 minutos, com os 30 minutos finais destinados à revisão, preparação da apresentação e partilha das criações com a turma.
A avaliação da 'Expedição Literária' será formativa e processual, observando a participação individual e em grupo, a compreensão dos gêneros literários explorados, a capacidade de criar textos aderentes ao gênero atribuído, e a criatividade na produção textual. Será igualmente valorizada a capacidade de revisão e aprimoramento dos textos, bem como a eficácia e clareza na apresentação oral das obras criadas. Feedback construtivo será fornecido ao longo de todas as etapas, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários diferentes recursos, incluindo livros e textos representativos de diversos gêneros literários, materiais para anotação e produção textual (papel, lápis, borracha), dispositivos para gravação das apresentações (caso elas sejam documentadas) e material de apoio para apresentações (cartolinas, marcadores). Recursos digitais também podem ser integrados, como plataformas de escrita colaborativa e apresentações multimídia.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula