Exploradores de Poemas

Desenvolvida por: Marcos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poemas Brasileiros e Análise Literária

A atividade 'Exploradores de Poemas' é projetada para imergir alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no mundo da poesia brasileira, oferecendo-lhes a oportunidade de explorar e se conectar profundamente com diferentes poemas. Inicialmente, os estudantes, organizados em grupos, receberão uma coleção diversificada de poemas de autores brasileiros. Eles serão guiados a identificar temas, recursos estilísticos e palavras-chave dentro desses textos. O objetivo é não apenas compreender o poema em seu sentido literal, mas também apreciar suas nuances e o impacto emocional que transmitem. Após essa análise, cada grupo será encarregado de criar um mural visual. Para isso, combinaram os poemas analisados com ilustrações feitas por eles ou selecionadas, que reflitam os temas, sentimentos e imagens evocadas nas obras. Este mural será posteriormente usado como pano de fundo para uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir suas escolhas de poemas e ilustrações, elaborando sobre como cada elemento do mural contribui para uma compreensão mais rica do texto poético. Este processo não apenas enfatiza a importância da interpretação pessoal na literatura, mas também estimula os alunos a relacionar texto e imagem de maneira crítica e criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem desenvolver a habilidade dos alunos do 5º ano em localizar informações implícitas e explícitas em textos, apreciar os efeitos de sentido criados pelos aspectos visuais nos poemas e estabelecer relações críticas entre texto e imagem. Desta forma, almeja-se fomentar não apenas o entendimento literário, mas também a capacidade de análise crítica e expressão criativa. A atividade promove o desenvolvimento de competências linguísticas essenciais, introduzindo os alunos à diversidade da produção poética brasileira e incentivando o respeito e a apreciação pelas diferentes formas de expressão.

  • Identificar temas, recursos estilísticos e palavras-chave em poemas
  • Apreciar os efeitos de sentido criados por recursos visuais e gráficos em poemas
  • Relacionar de forma crítica e criativa texto e imagem
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação eficaz
  • Estimular a expressão pessoal através da criação artística

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a leitura e análise de poemas brasileiros, enfocando a identificação de temas, recursos estilísticos e palavras-chave. Além disso, os alunos aprenderão a apreciar a importância dos recursos visuais e gráficos na poesia visual e concreta, bem como a desenvolver habilidades para relacionar criticamente texto e imagem. A metodologia ativa, incluindo atividades mão-na-massa e rodas de debate, será utilizada para promover uma aprendizagem significativa e dinâmica.

  • Leitura e análise de poemas brasileiros
  • Identificação de temas, recursos estilísticos e palavras-chave em textos poéticos
  • Apreciação de poemas visuais e concretos
  • Criação de murais visuais que combinem texto e ilustração
  • Promoção de rodas de debate sobre a relação entre texto e imagem

Metodologia

A metodologia da atividade 'Exploradores de Poemas' engaja os alunos em uma abordagem hands-on e colaborativa. Iniciando com a leitura e análise de poemas em grupos, os estudantes são incentivados a discutir e compartilhar suas interpretações. Em seguida, a criação de murais visuais irá requerer que eles apliquem suas compreensões de forma criativa, unindo texto e imagem. A atividade culmina em uma roda de debate, permitindo uma discussão aprofundada e reflexiva sobre as obras exploradas. Esse formato promove uma aprendizagem ativa, estimula o pensamento crítico e a expressão individual.

  • Leitura colaborativa e análise de textos em grupos
  • Criação de mural visual com ênfase na relação texto-imagem
  • Condução de rodas de debate para Discussão das obras e escolhas artísticas
  • Aplicação de técnicas de apreciação literária e crítica visual

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos poemas e iniciarão a análise e discussão em grupos. A segunda aula será dedicada à criação dos murais e à realização da roda de debate, proporcionando uma rica troca de percepções e interpretações.

  • Aula 1: Leitura e análise de poemas (50 minutos)
  • Aula 2: Criação de murais e roda de debate (50 minutos)

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação ativa durante todas as fases da atividade, na qualidade de análise dos poemas, na criatividade e expressão visual nos murais, além da colaboração e argumentação durante a roda de debate. Serão considerados aspectos como a capacidade de interpretar e relacionar texto e imagem, a habilidade de trabalhar em equipe e a eficácia na comunicação das suas ideias. Exemplos práticos de avaliação incluem rubricas que detalhem critérios como compreensão textual, originalidade e coesão da equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários poemas impressos de autores brasileiros, materiais para a criação dos murais, como papel grande, tintas, lápis coloridos, cola e tesouras, e um espaço adequado para a exibição dos murais e a realização das rodas de debate. Recursos adicionais podem incluir acesso a computadores ou tablets para pesquisa de imagens e informações complementares sobre os autores e as obras selecionadas.

  • Poemas impressos de autores brasileiros
  • Materiais de arte para criação dos murais (papel, tintas, lápis coloridos, etc.)
  • Computadores ou tablets para pesquisa (se disponível)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo