Exploradores de Poesias

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia

Nesta atividade interativa e engajadora, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão verdadeiros exploradores de poesias. O professor iniciará a sessão apresentando uma seleção diversificada de poesias, cuidadosamente escondendo os autores e títulos para adicionar um elemento de mistério e despertar a curiosidade dos estudantes. Divididos em pequenos grupos, os alunos serão desafiados a ler, analisar e discutir entre si as características marcantes, temas abordados e estilos linguísticos presentes nas obras, com o objetivo de fazer inferências sobre os possíveis autores e mensagens subjacentes. Esta abordagem permite não apenas o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas críticas, mas também promove a apreciação da diversidade estilística da poesia. Com o uso da metodologia ativa, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais significativa, aplicando o conhecimento adquirido na prática e compartilhando suas descobertas e perspectivas com o resto da classe em uma discussão aberta e construtiva, enriquecendo assim a experiência de aprendizado de todos.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são estimular o desenvolvimento de habilidades críticas de análise e interpretação textual, fomentar a apreciação pela diversidade da poesia, e promover a colaboração e comunicação efetiva entre os alunos. Por meio da investigação ativa, os estudantes trabalharão em grupo para identificar e compreender as diversas características, temas e estilos encontrados na poesia, além de praticar a inferência e a argumentação ao tentar associar as poesias aos seus possíveis autores e mensagens centrais.

  • Desenvolver habilidades analíticas e interpretativas
  • Promover o reconhecimento da diversidade poética
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Exercitar o pensamento crítico e a criatividade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve o estudo da poesia como forma de expressão artística e literária, destacando a importância das características, temas e estilos linguísticos. Além de fornecer uma base teórica sobre poesia, a atividade incitará a prática da análise textual, interpretação e dedução, permitindo que os alunos explorem diferentes perspectivas e desenvolvam uma compreensão mais aprofundada das técnicas poéticas.

  • Características da poesia
  • Temas e estilos linguísticos em poesia
  • Análise e interpretação de textos poéticos
  • Técnicas de dedução e inferência

Metodologia

Esta atividade será conduzida através de metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão encorajados a participar ativamente de seu processo de aprendizagem, trabalhando em grupos para investigar as poesias e refletir sobre seu conteúdo, tema e estilo. Esta abordagem promove o envolvimento direto dos estudantes, incentivando a exploração, discussão e apresentação de suas descobertas de maneira criativa e colaborativa.

  • Leitura e análise de poesias em grupo
  • Discussões em grupo para inferir autorias e temas
  • Apresentação e debate das descobertas com a classe
  • Uso de recursos digitais para pesquisa e apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão apresentados à atividade e começarão a leitura e análise das poesias. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas investigações e compartilharão suas descobertas com a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da investigação poética
  • Aula 2: Conclusão da investigação e compartilhamento das descobertas

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e baseada na participação, colaboração e qualidade das análises realizadas pelos grupos. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de argumentarem suas conclusões sobre as poesias investigadas e de colaborarem entre si. O professor avaliará tanto o processo de aprendizagem quanto o resultado final, considerando a criatividade, pensamento crítico e habilidades comunicativas desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluirão uma seleção de poesias impressas e/ou digitais, acesso a dispositivos com internet para pesquisa, quadro para anotações e apresentações, além de materiais para criação das apresentações finais, como cartazes ou slides. Os alunos serão encorajados a utilizar todos os recursos disponíveis para enriquecer suas investigações e apresentações.

  • Seleção de poesias impressas e digitais
  • Dispositivos com acesso à internet
  • Quadro para anotações e discussões
  • Materiais para apresentações (cartazes, slides)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo