Exploradores de Textos Multimídia

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e análise de textos multimídia

Esta atividade visa engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na compreensão da função social de diversos textos, incluindo formatos impressos e digitais como revistas, jornais, sites e blogs. Por meio de uma abordagem mão-na-massa, os estudantes serão divididos em grupos, onde cada um receberá uma seleção variada de textos para análise. A tarefa será identificar e compreender o propósito, público-alvo, meio de circulação e autor desses textos. Este exercício permitirá aos alunos explorar a diversidade e a importância dos textos em suas vidas, reconhecendo-os como ferramentas essenciais de comunicação, informação e entretenimento. Para consolidar o aprendizado, os grupos criarão murais visuais, utilizando recortes, prints e anotações, evidenciando as características e funções dos textos analisados. A atividade será finalizada com uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir suas descobertas e compartilhar insights sobre a integração dos textos na comunicação cotidiana, fomentando a valorização da leitura e análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e compreender a função social dos diferentes textos que permeiam sua rotina, tanto em ambientes digitais quanto impressos. Através desta análise, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de leitura crítica, reconhecendo os propósitos, públicos-alvos, meios de circulação e autores. Este exercício busca também fomentar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, promover discussões construtivas e estimular a expressão de suas ideias de maneira criativa através da criação de murais visuais. Com isso, objetiva-se contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes da importância e influência dos textos em sua comunicação cotidiana.

  • Analisar a função social dos textos
  • Identificar propósito, público-alvo, meio de circulação e autor
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica
  • Estimular o trabalho em equipe
  • Promover a expressão criativa e a discussão construtiva

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda a análise de textos multimídia, integrando o estudo da função social dos textos, a identificação de seus propósitos, públicos-alvos, meios de circulação e autores. Através de uma metodologia ativa, os alunos explorarão textos impressos e digitais, desenvolvendo habilidades de leitura crítica e expressão criativa. O trabalho em equipe será incentivado, assim como a discussão construtiva em rodas de debate. Este conteúdo programático permite uma imersão significativa no universo textual, preparando os alunos para uma participação mais ativa e consciente no mundo letrado.

  • Função social dos textos
  • Textos impressos e digitais
  • Análise crítica de textos
  • Criação de murais visuais
  • Roda de debate

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na aprendizagem ativa, engajando os alunos em um processo de descoberta e reflexão sobre a função social dos textos. A divisão em grupos para a análise de textos multimídia promove a colaboração e o compartilhamento de perspectivas. A criação de murais visuais permite a expressão criativa das descobertas, enquanto a roda de debate estimula a comunicação e a argumentação. A integração da aprendizagem baseada em jogos promoverá um ambiente dinâmico e motivador, facilitando a assimilação do conteúdo de forma lúdica e significativa.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Criação de Murais Visuais
  • Trabalho em Grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a análise dos textos, identificando suas funções sociais. A segunda aula será dedicada à criação dos murais visuais e à realização da roda de debate, onde os alunos compartilharão suas descobertas e discutirão as conclusões.

  • Aula 1: Análise dos textos em grupos
  • Aula 2: Criação dos murais e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, a qualidade e a profundidade da análise dos textos, a criatividade e a coerência na confecção dos murais visuais, além da contribuição individual nas rodas de debate. Serão considerados a capacidade de trabalhar em equipe, a expressão de ideias de forma clara e construtiva, e o entendimento dos conceitos trabalhados. Exemplos de textos bem analisados, murais criativos e participações efetivas na roda de debate serão reconhecidos e valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos textos multimídia, tanto impressos (revistas, jornais) quanto digitais (sites, blogs), tesouras, cola, cartolinas ou painéis para a confecção dos murais, marcadores coloridos, acessos a computadores ou dispositivos móveis com internet para pesquisa e visualização dos textos digitais. Estes recursos são fundamentais para facilitar a análise dos textos, a criação dos murais e o apoio à realização da roda de debate.

  • Textos impressos e digitais
  • Tesouras
  • Cola
  • Cartolinas ou painéis
  • Marcadores coloridos
  • Computadores ou dispositivos móveis com acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo