Guia de Sobrevivência Escolar

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual

Nesta atividade, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita e reflexão por meio da criação de um 'Guia de Sobrevivência Escolar'. O projeto visa auxiliar os novos alunos que estão ingressando no Ensino Fundamental, oferecendo-lhes conselhos práticos, dicas úteis e regras não escritas sobre o ambiente escolar. Os alunos serão incentivados a rememorar suas próprias experiências e desafios enfrentados ao longo de sua jornada escolar para compilar um guia coeso e informativo. Essa atividade tem como objetivo não apenas aprimorar a escrita autônoma dos alunos, mas também fomentar um senso de empatia e comunidade, ao se colocarem no lugar dos colegas mais novos. A metodologia ativa será empregada para estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas na construção de seus conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver competências de escrita autônoma e reflexão crítica nos alunos, por meio da articulação de suas experiências pessoais em um texto instrucional que orientará novos estudantes. Os alunos aprenderão a organizar ideias de forma clara e objetiva, reconhecendo a importância de estruturas textuais e gêneros discursivos na comunicação eficaz. Além disso, este projeto visa promover a empatia, incentivando os alunos a considerarem as necessidades e perspectivas de seus colegas. Através desta atividade, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de escrita, enquanto refletem sobre os valores escolares, como respeito, responsabilidade e cooperação.

  • Desenvolver habilidades de escrita autônoma e reflexiva.
  • Entender e aplicar as estruturas de um texto instrucional.
  • Promover a empatia ao se colocar na posição de estudantes ingressantes.
  • Reconhecer a importância das normas e valores escolares.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05LP12
  • description": Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Ao realizar esta atividade, exploraremos o gênero textual 'Texto Instrucional', focando em sua estrutura, propósito e características. A ação de refletir sobre suas experiências escolares e como comunicá-las através de um guia prático irá enriquecer o repertório dos alunos, além de aprofundar seu conhecimento sobre a vida escolar. Será uma oportunidade para discutir aspectos importantes do cotidiano escolar, como respeito mútuo, importância da pontualidade, e como se comportar em diferentes ambientes da escola.

  • Estrutura e características do texto instrucional
  • Reflexão sobre experiências escolares pessoais
  • Normas de convivência e valores escolares
  • Técnicas de escrita e revisão textual

Metodologia

A atividade será desenvolvida utilizando a metodologia ativa, onde os alunos terão papel central na construção de seus guias. Inicialmente, serão conduzidos em uma discussão sobre suas experiências escolares e sobre o que gostariam de ter sabido ao ingressar no Ensino Fundamental. Em seguida, serão orientados na estrutura de um texto instrucional, trabalhando coletivamente na identificação de elementos-chave necessários para o guia. A produção dos guias será individual, incentivando a expressão pessoal, seguida de revisões peer-to-peer para enriquecer o trabalho final.

  • Discussão orientada sobre experiências escolares
  • Introdução à estrutura do texto instrucional
  • Produção textual individual
  • Revisão coletiva dos textos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao projeto e a discussão inicial sobre experiências escolares. A segunda aula focará na estruturação dos guias e início da produção textual. A terceira e última aula será dedicada à conclusão dos textos e às revisões entre pares.

  • Aula 1: Introdução e discussão sobre experiências escolares
  • Aula 2: Estruturação dos guias e início da produção textual
  • Aula 3: Conclusão dos guias e revisão entre pares

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de articularem suas experiências em um guia de sobrevivência escolar coeso e útil. Será considerada a clareza do texto, a adequação ao gênero instrucional, e a criatividade na solução de problemas comuns enfrentados por estudantes ingressantes. Os critérios incluirão também a participação ativa nas discussões, o esforço na construção do guia, e a capacidade de cooperar durantes as revisões peer-to-peer. Exemplos de sucesso incluem guias com dicas práticas bem fundamentadas, correção linguística, e consideração empática pelas dificuldades dos novos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de recursos básicos como papel, canetas e lápis. Computadores ou tablets podem ser empregados para a fase de pesquisa e revisão textual. Será útil ter acesso a exemplos de textos instrucionais e guias de sobrevivência escolar existentes para inspiração e compreensão do gênero textual.

  • Material para escrita (papel, canetas, lápis)
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Exemplos de textos instrucionais e guias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo