Jogo da Memória dos Substantivos

Desenvolvida por: Edileu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica (Ortografização), SUBSTANTIVO

A atividade proposta busca desenvolver o conhecimento dos alunos sobre o uso e classificação dos substantivos, através de um jogo da memória que desafia os estudantes a formar pares entre os substantivos e suas categorias, como comum e próprio, masculino e feminino, singular e plural. Através desta dinâmica, os alunos são encorajados a justificar suas escolhas, promovendo debates em grupo sobre as razões que apoiam suas decisões. Esta tarefa não só reforça o entendimento dos substantivos, como também estimula habilidades sociais essenciais, como a argumentação e trabalho colaborativo. O aspecto lúdico da atividade facilita o envolvimento dos alunos e proporciona um ambiente de aprendizagem interativo adequado à faixa etária do 5º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é reforçar a capacidade dos alunos de identificar e classificar diferentes tipos de substantivos, além de compreender e aplicar suas regras gramaticais em diversos contextos. Ao participar de um jogo interativo, os alunos desenvolverão habilidades cognitivas críticas, tais como leitura, escrita e resolução de problemas, enquanto aplicam conhecimento linguístico na prática. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades socioemocionais importantes, como colaboração e comunicação eficaz, por meio da justificativa de suas escolhas durante a atividade.

  • Reforçar a capacidade de identificar e classificar diferentes tipos de substantivos.
  • Promover a compreensão e aplicação das regras gramaticais dos substantivos.
  • Estimular habilidades sociais como colaboração e comunicação eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP08: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
  • EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo detalhado dos substantivos e suas variações gramaticais, considerando aspectos como gênero, número e grau. Os alunos também irão explorar como os substantivos são utilizados em frases e contextos variados, reforçando as regras de concordância nominal. Este aprendizado é fundamental para que os estudantes melhorem sua expressão escrita e oral, compreendendo como a correta utilização de substantivos pode alterar os significados nas comunicações diárias, além de capacitar a melhor compreensão de textos mais complexos.

  • Estudo das variações gramaticais dos substantivos.
  • Aplicação de substantivos em diferentes contextos.
  • Regras de concordância nominal.

Metodologia

A metodologia proposta está centrada em metodologias ativas, utilizando a brincadeira como ferramenta central para o engajamento dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem. O jogo da memória promove a aprendizagem baseada em jogos, incentivando os alunos a se envolverem de maneira divertida e interativa no estudo da língua portuguesa. Esta abordagem não só melhora a retenção de informações, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades críticas, proporcionando experiências práticas que ajudam a contextualizar o conhecimento teórico.

  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Interação social e debate em grupo.
  • Reflexão e justificativa das escolhas realizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê a realização da atividade em uma única aula de 60 minutos. Durante este período, os alunos serão instruídos sobre o jogo e suas regras, participarão ativamente do jogo da memória, e por fim, discutirão em grupo sobre suas experiências e aprendizados. Este cronograma é desenhado para garantir que todos os objetivos da atividade sejam atendidos dentro de um curto espaço de tempo, promovendo uma experiência rica e concentrada em conhecimento.

  • Aula 1: Introdução às regras do jogo, execução do Jogo da Memória dos Substantivos e discussão final.
  • Momento 1: Introdução às Regras do Jogo (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando os conceitos básicos de substantivos, tais como comum, próprio, masculino, feminino, singular e plural. Use o quadro-branco para listar exemplos. Explique que eles participarão de um jogo da memória com o objetivo de identificar e classificar substantivos. Certifique-se de que todos os alunos compreendam as regras do jogo. É importante que você esclareça dúvidas antes de começar a atividade. Observe se os alunos estão motivados e engajados.

    Momento 2: Execução do Jogo da Memória dos Substantivos (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e entregue a cada grupo um conjunto de cartões com palavras e categorias de substantivos. Explique que eles devem formar pares corretos entre os substantivos e suas classificações. Durante a execução, percorra os grupos, oferecendo assistência e incentivando a cooperação e comunicação entre os alunos. Permita que justifiquem suas escolhas e intervenha para corrigir possíveis erros de compreensão. Avalie a colaboração e compreensão dos alunos por meio de observação direta.

    Momento 3: Discussão Final e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Reúnam a turma para uma discussão coletiva. Peça que os alunos compartilhem o que aprenderam e discutam possíveis dificuldades encontradas. Encoraje a reflexão sobre os motivos das suas escolhas durante o jogo. Finalize solicitando que anotem suas impressões e reflexões em um relatório curto, que pode ser usado para autoavaliação. Observe se os alunos conseguem articular suas ideias e reconhecer o próprio aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para aumentar a inclusão, considere formar grupos heterogêneos, equilibrando as diferentes habilidades entre os alunos. Use linguagem clara e acessível para explicar as regras do jogo. Crie cartões com cores e tamanhos diferentes para facilitar a identificação por alunos com dificuldades visuais. Ofereça pausas quando necessário e demonstre disponibilidade para ajudar na mediação de conflitos ou dificuldades de compreensão. Esteja atento às reações dos alunos e adapte o ritmo da aula conforme suas necessidades.

Avaliação

As metodologias avaliativas para esta atividade incluem a observação direta e a autoavaliação. Primeiro, a observação é utilizada para identificar como os alunos interagem com a atividade e aplicam seus conhecimentos, enquanto a autoavaliação permite que os alunos reflitam sobre seu próprio processo de aprendizado. Adicione-se a isso relatórios reflexivos escritos pelos próprios alunos após a atividade, oferecendo-lhes uma plataforma para articular suas ideias e descobertas. A combinação dessas abordagens formativas é destinada a assegurar que as habilidades de pensamento crítico e reflexão sejam promovidas de forma contínua.

  • Observação direta das interações dos alunos.
  • Autoavaliação e reflexão pessoal.
  • Relatórios reflexivos escritos para articular ideias e descobertas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para o Jogo da Memória dos Substantivos incluem cartões de papel com palavras e categorias de substantivos, quadros-brancos para anotações e material de escrita para os relatórios alunos. Estes elementos físicos são fundamentais para a implementação eficaz da atividade, uma vez que os alunos não utilizarão recursos digitais. Além disso, todos esses materiais são de baixo custo e facilmente acessíveis, permitindo que a atividade seja conduzida sem nenhuma exigência onerosa.

  • Cartões de papel contendo palavras e categorias de substantivos.
  • Quadros-brancos para anotações durante o jogo.
  • Material de escrita para relatórios reflexivos.

Inclusão e acessibilidade

Compreendendo os desafios enfrentados pelos educadores no cotidiano, é imprescindível implementar práticas que garantam equidade e inclusão sem onerar excessivamente o professor. Nesta atividade, é recomendado criar adaptações ao ritmo do jogo para alunos que possam necessitar de mais tempo, sem comprometer a experiência dos demais. Iniciativas simples como a reorganização dos alunos em grupos colaborativos diversos podem fomentar um ambiente respeitoso e inclusivo. Estimule discussões que promovam o reconhecimento e a valorização das perspectivas de cada aluno, construindo uma comunidade de aprendizagem que refleia a diversidade de experiências e vozes presente em sala.

  • Adaptação do ritmo de atividades para atender diferentes necessidades.
  • Formação de grupos colaborativos diversos para promover inclusão.
  • Promoção de um ambiente de respeito e valorização de diferentes perspectivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo