A atividade 'Jornada dos Detetives de Textos' tem como propósito principal incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a aprimorarem suas competências de interpretação de texto, utilizando pistas gráficas e contextuais para desenvolver hipóteses sobre o gênero e propósito de um texto desconhecido. Por meio de análise colaborativa em duplas, a atividade visa promover o pensamento crítico e a autonomia, ao criar um ambiente de investigação e descoberta, onde os alunos terão que deduzir informações baseando-se nos índices, imagens e prefácios do material fornecido. Essa experiência culmina em uma roda de conversa para discutir as descobertas e as diferentes interpretações, possibilitando uma reflexão sobre o processo de leitura e a formação de sentidos.
A atividade objetiva desenvolver a capacidade dos alunos de antecipar e inferir informações textuais antes da leitura completa, utilizando conhecimentos prévios e pistas contextuais para construir significados e verificar hipóteses sobre o texto. Ao finalizar a atividade, os alunos devem ser capazes de identificar as características principais de diversos gêneros textuais e compreender a finalidade comunicativa que orienta a produção e circulação desses textos, o que contribui para o letramento e para a formação de leitores críticos.
O conteúdo programático desta atividade contemplará o uso de estratégias de leitura e interpretação de textos, através da identificação de elementos textuais e gráficos que auxiliam na formulação de hipóteses sobre o gênero e o propósito do texto. A prática envolverá também a identificação e caracterização de gêneros textuais, além de uma apreciação coletiva da diversidade de interpretações possíveis a partir de uma leitura crítica.
A metodologia adotada se baseia no trabalho colaborativo e investigativo. Os alunos serão orientados a trabalhar em duplas, promovendo o diálogo e a troca de ideias para explorar textos desconhecidos. Essa abordagem ativa e participativa busca engajar os alunos no processo de aprendizagem, incentivando a autonomia e a confiança em suas habilidades interpretativas e críticas. A roda de conversa final proporcionará um espaço para reflexão coletiva e construção de um aprendizado significativo.
O cronograma da atividade está planejado para ocorrer ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à apresentação da atividade, formação das duplas e início da análise do texto desconhecido. Já a segunda aula será voltada para o aprofundamento da discussão sobre as hipóteses formuladas, a leitura completa para confirmação ou ajuste das ideias e a roda de conversa final.
Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa durante a atividade, a pertinência das hipóteses formuladas, e a capacidade de ajustar e argumentar suas inferências após a leitura completa do texto. Exemplos de critérios incluem a habilidade de identificar corretamente características do gênero textual analisado, a originalidade e fundamentação das hipóteses e a contribuição no debate da roda de conversa. Será observado também o trabalho em equipe e a capacidade de escuta ativa e consideração das opiniões dos colegas.
Para a realização da atividade, será necessário disponibilizar uma variedade de textos que contemplem índices, imagens e prefácios, de modo a fornecer ricas pistas para análise. Além disso, serão utilizadas fichas de anotação para auxiliar no registro das hipóteses e descobertas dos alunos, bem como o uso de materiais para apresentação das ideias na roda de conversa.
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