Jornada dos Detetives de Textos

Desenvolvida por: Izabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e Análise de Textos

A atividade 'Jornada dos Detetives de Textos' tem como propósito principal incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a aprimorarem suas competências de interpretação de texto, utilizando pistas gráficas e contextuais para desenvolver hipóteses sobre o gênero e propósito de um texto desconhecido. Por meio de análise colaborativa em duplas, a atividade visa promover o pensamento crítico e a autonomia, ao criar um ambiente de investigação e descoberta, onde os alunos terão que deduzir informações baseando-se nos índices, imagens e prefácios do material fornecido. Essa experiência culmina em uma roda de conversa para discutir as descobertas e as diferentes interpretações, possibilitando uma reflexão sobre o processo de leitura e a formação de sentidos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade objetiva desenvolver a capacidade dos alunos de antecipar e inferir informações textuais antes da leitura completa, utilizando conhecimentos prévios e pistas contextuais para construir significados e verificar hipóteses sobre o texto. Ao finalizar a atividade, os alunos devem ser capazes de identificar as características principais de diversos gêneros textuais e compreender a finalidade comunicativa que orienta a produção e circulação desses textos, o que contribui para o letramento e para a formação de leitores críticos.

  • Desenvolver a habilidade de formular hipóteses informadas sobre textos desconhecidos.
  • Aprimorar a capacidade de análise crítica a partir de recursos gráficos e textuais.
  • Estimular a colaboração e troca de ideias entre os alunos.
  • Promover o entendimento dos diversos gêneros textuais e suas funções sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contemplará o uso de estratégias de leitura e interpretação de textos, através da identificação de elementos textuais e gráficos que auxiliam na formulação de hipóteses sobre o gênero e o propósito do texto. A prática envolverá também a identificação e caracterização de gêneros textuais, além de uma apreciação coletiva da diversidade de interpretações possíveis a partir de uma leitura crítica.

  • Estratégias de leitura e interpretação.
  • Elementos gráficos e textuais de um texto.
  • Identificação de gêneros textuais.
  • Discussão coletiva de interpretações textuais.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia no trabalho colaborativo e investigativo. Os alunos serão orientados a trabalhar em duplas, promovendo o diálogo e a troca de ideias para explorar textos desconhecidos. Essa abordagem ativa e participativa busca engajar os alunos no processo de aprendizagem, incentivando a autonomia e a confiança em suas habilidades interpretativas e críticas. A roda de conversa final proporcionará um espaço para reflexão coletiva e construção de um aprendizado significativo.

  • Trabalho colaborativo em duplas.
  • Análise investigativa de textos a partir de pistas.
  • Diálogo e troca de ideias entre pares.
  • Roda de conversa para reflexão e compartilhamento de aprendizagens.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ocorrer ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à apresentação da atividade, formação das duplas e início da análise do texto desconhecido. Já a segunda aula será voltada para o aprofundamento da discussão sobre as hipóteses formuladas, a leitura completa para confirmação ou ajuste das ideias e a roda de conversa final.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e inicio da análise textual em duplas.
  • Aula 2: Discussão das hipóteses, leitura completa e roda de conversa final.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa durante a atividade, a pertinência das hipóteses formuladas, e a capacidade de ajustar e argumentar suas inferências após a leitura completa do texto. Exemplos de critérios incluem a habilidade de identificar corretamente características do gênero textual analisado, a originalidade e fundamentação das hipóteses e a contribuição no debate da roda de conversa. Será observado também o trabalho em equipe e a capacidade de escuta ativa e consideração das opiniões dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário disponibilizar uma variedade de textos que contemplem índices, imagens e prefácios, de modo a fornecer ricas pistas para análise. Além disso, serão utilizadas fichas de anotação para auxiliar no registro das hipóteses e descobertas dos alunos, bem como o uso de materiais para apresentação das ideias na roda de conversa.

  • Textos variados com índices, imagens e prefácios.
  • Fichas de anotação.
  • Materiais de apresentação (quadro, cartazes, etc.).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo