Jornal da Sala em Quadrinhos

Desenvolvida por: Neuzit… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Jornal em Quadrinhos

A atividade proposta visa estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências linguísticas entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão divididos em grupos e encarregados de criar uma edição de jornal em quadrinhos. Cada grupo será responsável por elaborar manchetes para fatos reais ou fictícios, criando histórias em quadrinhos associadas a essas manchetes. A atividade promove a escrita autônoma e incentiva a produção textual ao encorajar os alunos a desenvolverem diálogos para os quadrinhos. Adicionalmente, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua seção por meio de dramatizações, enfatizando a leitura expressiva e promovendo a interação entre as produções de seus colegas. Esse formato busca integrar aspectos de oralidade, escrita e habilidades sociais, tornando a aprendizagem dinâmica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da competência linguística dos estudantes do 5º ano. Ao longo da atividade, espera-se que os alunos aprimorem a sua capacidade de narrativa visual e verbal. A produção do jornal em quadrinhos permite que os alunos trabalhem em equipe, dividindo tarefas e responsabilidades, o que estimula habilidades de comunicação e cooperação. Por meio das dramatizações, os educandos serão incentivados a praticar a leitura expressiva, reforçando suas habilidades interpretativas e orais.

  • Estimular a criatividade e a imaginação na elaboração de narrativas.
  • Promover a escrita autônoma e a produção textual.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP14: Produzir, em colaboração com os colegas, textos de diferentes gêneros, considerando a situação comunicativa, o interlocutor pretendido, o contexto de produção e o(a) autor(a)/diretor(a).
  • EF15LP03: Ler e compreender, em colaboração, textos de diferentes gêneros narrativos, conforme a situação comunicativa e a finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornal da Sala em Quadrinhos' integra múltiplos aspectos da Língua Portuguesa, incluindo a escrita, leitura, oralidade e elementos de narrativa visual, como os quadrinhos. Este projeto assegura que os alunos estejam engajados em atividades que combinam teorias linguísticas com a prática criativa. Ao compreenderem a estrutura dos textos narrativos e explorarem os quadrinhos, os alunos constroem habilidades práticas e conhecimento sobre diferentes gêneros textuais e a sua aplicação.

  • Exploração de narrativas visuais e verbais.
  • Estruturação de histórias em quadrinhos.
  • Elaboração de diálogos para quadrinhos.
  • Apresentação expressiva e dramatização.

Metodologia

A abordagem metodológica irá privilegiar a aprendizagem ativa e colaborativa, através da qual os alunos são incentivados a participar ativamente na construção do conhecimento por meio da criação de um jornal em quadrinhos. A atividade será colocada em prática através de grupos e cada aluno terá um papel específico, assegurando que todos participem. Esses papéis incluem a supervisão das manchetes, ilustração de quadrinhos, elaboração de diálogos e participação em dramatizações, estimulando a responsabilidade e a consciência de grupo.

  • Trabalho em grupo.
  • Aprendizagem através de projetos.
  • Dramatização e apresentação de trabalhos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto para a implementação da atividade 'Jornal da Sala em Quadrinhos' compreende duas aulas de 60 minutos cada. O primeiro encontro será dedicado ao planejamento e desenvolvimento das histórias em quadrinhos. Durante a primeira aula, os alunos irão dividir-se em grupos, definir suas manchetes e começar a desenhar e escrever suas histórias. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações e dramatizações das seções criadas, seguidas de reflexões e feedback dos colegas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos, planejamento das histórias em quadrinhos e início da produção textual.
  • Aula 2: Finalização das histórias, ensaios e apresentação das dramatizações, seguido da troca de feedback entre os colegas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa e processual, observando a participação, criatividade, e envolvimento dos alunos ao longo do projeto. Serão considerados na avaliação a coerência e desenvolvimento das histórias escritas, a criatividade nas ilustrações dos quadrinhos, e a expressividade nas dramatizações. Os alunos serão incentivados a refletir sobre suas criações e os feedbacks recebidos após as apresentações. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade na escolha das manchetes, o uso adequado das normas gramaticais nos diálogos criados, a clareza e coerência da história em quadrinhos e o desempenho nas apresentações. o professor deverá observar o comprometimento do aluno, a capacidade de trabalhar em equipe e a habilidade de respeitar prazos e acordos do grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos essenciais para a execução da atividade incluem materiais que suportam tanto a escrita quanto a ilustração, assim como ferramentas para a apresentação. Esses elementos permitem que os alunos expressem suas ideias de maneira criativa e colaborativa. Além disso, utilizar ferramentas digitais pode potencializar as apresentações e estimular ainda mais a criatividade e o engajamento dos alunos.

  • Papel e lápis de cor para ilustração dos quadrinhos.
  • Folhas de papel para roteirização dos diálogos.
  • Quadro branco para exposição das manchetes.
  • Recursos digitais (opcional) como projetores ou tablets para apresentação dos quadrinhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo