Jornalzinho da Turma: Virando Repórteres

Desenvolvida por: Jardel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Oralidade

Nesta atividade, os alunos se tornarão pequenos repórteres por um dia. O objetivo é que escolham um tema de interesse social atual e pesquisem informações sobre ele em diferentes meios de comunicação, como TV, rádio, jornal e internet. Em seguida, devem preparar um discurso argumentativo sobre o tema, apresentando suas opiniões e respeitando pontos de vista diferentes. A apresentação será feita para a turma, estimulando o desenvolvimento da oralidade e do pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar de maneira estruturada sobre temas sociais, uma habilidade essencial na formação de cidadãos críticos e informados. Ao investigar e analisar diversas fontes de informação, os alunos aprimoram não apenas suas habilidades de leitura e compreensão, mas também suas competências de busca crítica e filtragem de informações. Os alunos têm a oportunidade de exercitar a empatia e o respeito aos diferentes pontos de vista, prática que estimula a inteligência emocional e a capacidade de mediação de conflitos. Além disso, o projeto encoraja a prática de escrever e apresentar discursos, desenvolvendo competências de comunicação verbal e escrita.

  • Desenvolver a habilidade de buscar, interpretar e resumir informações de diferentes fontes.
  • Estimular a capacidade de argumentação e respeito a diferentes posições.
  • Aprimorar habilidades de comunicação oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP19: Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.
  • EF05LP22: Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.
  • EF05LP23: Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve um conjunto de práticas pedagógicas que visam desenvolver a leitura crítica e a habilidade de argumentação em contextos de interesse social. Através da exploração de meios de comunicação diversos, os alunos terão a oportunidade de identificar e analisar diferentes formatos de apresentação de informações, exercitando a comparação de dados e a construção de discursos bem estruturados. Esta prática integra elementos teóricos e práticos, incentivando a análise de discursos e estimulando o pensamento crítico dos alunos.

  • Leitura crítica de meios de comunicação.
  • Construção de discurso argumentativo.
  • Análise e interpretação de dados.

Metodologia

A metodologia aplicada neste plano de aula alia pesquisa ativa e produção criativa, potencializando o engajamento dos alunos por meio da prática de ações comunicativas que incluem pesquisa, debate e apresentação. Os alunos serão incentivados a buscar ativamente informações em diferentes fontes, promovendo a integração prática entre pesquisa e produção de conhecimento. O foco está em promover a autonomia dos estudantes através de tarefas que requerem investigação e análise crítica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades necessárias para a formulação de argumentos bem fundamentados.

  • Pesquisa ativa em diferentes meios de comunicação.
  • Produção de discurso e debates.
  • Trabalho colaborativo para a apresentação final.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi preparado para ocorrer em uma única aula de 60 minutos, permitindo aos alunos um primeiro contato com a prática jornalística escolar. O planejamento temporal considera o tempo necessário para pesquisa, preparação e apresentação de um discurso argumentativo. Esta abordagem não sobrecarrega os alunos, mas sim oferece uma experiência prática focada e enriquecedora para desenvolver suas habilidades em um tempo controlado.

  • Aula 1: Introdução à atividade, seleção de temas, pesquisa e preparação do discurso argumentativo. Apresentação dos alunos e reflexão final.
  • Momento 1: Introdução à atividade e escolha do tema (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e explicando brevemente o objetivo da atividade. Descreva a proposta de se transformarem em pequenos repórteres e as etapas que irão percorrer. Em seguida, peça aos alunos que pensem em temas de interesse social atual que desejem pesquisar. Sugira questões como meio ambiente, tecnologia, ou atualidades. Conduza uma breve discussão para ajudar no processo de escolha, incentivando diferentes opiniões. É importante que os alunos selecionem um tema que realmente os interesse, pois isso facilitará o envolvimento nas etapas subsequentes.

    Momento 2: Pesquisa ativa em diferentes meios de comunicação (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a utilizarem computadores, jornais, revistas e tablets disponíveis na sala para coletar informações sobre o tema escolhido. Divida-os em grupos de forma equilibrada para otimizar o uso dos recursos. Durante a pesquisa, circule pela sala para orientar e ajudar os alunos a encontrar fontes confiáveis e a selecionar informações relevantes. Reforce a importância de anotar os dados coletados que considerem essenciais para seu discurso argumentativo. Lembre-os de que devem respeitar diferentes perspectivas sobre o tema.

    Momento 3: Preparação do discurso argumentativo (Estimativa: 15 minutos)
    Após a pesquisa, peça que cada grupo comece a organizar as informações coletadas em um discurso argumentativo. Estimule os alunos a pensarem em como apresentar suas ideias de forma clara e organizada, valorizando a introdução, o desenvolvimento de argumentos e a conclusão. Fique atento para sugerir organizações lógicas e criativas, e ofereça feedbacks positivos às estruturações bem-feitas. Trabalhe habilidades de escrita e oralidade, incentivando a coesão e coerência nos discursos.

    Momento 4: Apresentações dos discursos e reflexão final (Estimativa: 10 minutos)
    Os alunos deverão apresentar seus discursos para a turma. Oriente que os ouvintes anotem pontos que considerem relevantes ou que gostariam de discutir posteriormente. Após as apresentações, conduza uma breve reflexão final, questionando como foi a experiência de serem repórteres e o que aprenderam com os diferentes pontos de vista apresentados. Encerrando a aula, agradeça os alunos pela participação e destaque algumas apresentações como exemplo de boas práticas argumentativas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem efetivamente, considere adaptar o tamanho dos grupos caso haja alunos que precisem de mais apoio durante as atividades. Utilize recursos visuais para ajudar na compreensão, como slides e imagens sobre os temas. Permita que alunos com dificuldades de leitura ou escrita utilizem gravadores de voz para registrar suas ideias. Incentive a participação coletiva, assegurando que todos tenham a oportunidade de se expressar e contribuindo para um ambiente colaborativo e inclusivo. Esteja acessível para prestar assistência adicional àqueles que necessitem.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dá através de processos variados que contemplam a participação, o esforço na pesquisa e a qualidade do discurso argumentativo apresentado. Primeira opção é uma avaliação formativa, onde o professor observa o envolvimento dos alunos durante as etapas de pesquisa e preparação, oferecendo feedback construtivo contínuo, estimulando a melhoria. Os critérios incluem clareza de discurso, coerência argumentativa e respeito a diferentes perspectivas. Outra opção é a autoavaliação, onde os estudantes refletem sobre suas escolhas e desenvolvimento pessoal durante a atividade. Adaptações podem ser feitas para respeitar o ritmo e estilo de cada aluno, sendo fundamentais práticas inclusivas para aqueles que necessitam.

  • Observação e feedback contínuo sobre o processo.
  • Autoavaliação dos alunos quanto ao desenvolvimento.
  • Adaptações individuais para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma variedade de recursos que são fundamentais para a pesquisa de informações e para a elaboração do discurso dos alunos. O uso de ferramentas digitais, como computadores e internet, é essencial para acessar diferentes meios de comunicação no processo de pesquisa. Além disso, a utilização de materiais impressos, como jornais e revistas, pode enriquecer ainda mais a busca por informações, além de material de apoio para auxiliar na construção do discurso, como cartolinas ou projetores para as apresentações orais.

  • Computadores e acesso à internet.
  • Jornais e revistas para pesquisa.
  • Materiais de apoio como cartolinas e projetores.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os desafios diários podem ser muitos, mas a inclusão e a acessibilidade são essenciais para garantir uma educação equitativa. Mesmo em uma turma sem necessidades específicas, é vital aplicar práticas que promovam a participação de todos. Incluir momentos de reflexão coletiva pode aumentar a sensibilidade e respeito às diversidades. Além disso, diversificar os tipos de suportes informativos e incentivar a colaboração são estratégias que asseguram que cada aluno tenha oportunidades de contribuir. O uso de tecnologias acessíveis deve sempre priorizar um ambiente seguro e estimular a interação respeitosa.

  • Diversificação dos suportes informativos.
  • Estímulo à reflexão coletiva e respeito mútuo.

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