Mapa da História

Desenvolvida por: Rebeca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação textual e produção de mapa conceitual

A atividade 'Mapa da História' propõe um engajamento dinâmico e colaborativo dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na leitura e interpretação de textos. Organizados em pequenos grupos, os estudantes serão incentivados a construir um 'Mapa da História' após a leitura compartilhada de um texto selecionado pelo educador. Este mapa conceitual incluirá elementos chave do texto, como personagens, cenário, principais eventos e detalhes importantes. Além disso, os grupos deverão registrar nas bordas do mapa as perguntas e previsões formuladas antes da leitura, assinalando quais se confirmaram e quais não se realizaram após a leitura, facilitando assim uma análise crítica sobre as expectativas iniciais em comparação com o conteúdo real do texto. Esta atividade fomenta a habilidade de leitura crítica, compreensão textual, trabalho em equipe, e a capacidade de sintetizar e organizar informações de maneira visual e criativa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver competências essenciais ligadas à leitura e à compreensão textual, tais como estabelecer expectativas em relação ao texto, localizar informações explícitas, e antecipar conteúdos com base em conhecimentos prévios. Além disso, busca-se estimular a habilidade de trabalhar colaborativamente, sintetizar informações e apresentá-las de forma organizada e visual, fomentando o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Os estudantes aprenderão também a confrontar suas previsões iniciais sobre o texto com o seu conteúdo real, promovendo uma reflexão sobre o processo de leitura e interpretação.

  • Desenvolver competências de leitura e compreensão textual.
  • Estimular a capacidade de trabalhar colaborativamente em grupos.
  • Promover a habilidade de sintetizar informações e organizar visualmente.
  • Incentivar a prática da reflexão crítica sobre expectativas e realidades textuais.

Conteúdo Programático

A construção de mapas conceituais a partir de textos lidos é uma estratégia eficaz para desenvolver habilidades de compreensão e análise textual em alunos do Ensino Fundamental. Esta atividade inserida no contexto da interpretação textual promove uma aprendizagem significativa ao induzir os alunos a relacionarem informações e conceitos principais de uma forma visual e estruturada. Ademais, ao refletir sobre as expectativas versus a realidade do texto, os alunos aprimoram sua habilidade crítica e analítica.

  • Leitura e interpretação de textos.
  • Construção de mapas conceituais.
  • Análise crítica e reflexiva de textos.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

Adotando metodologias ativas como 'Atividade Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', esta atividade proporcionará aos alunos uma experiência imersiva no processo de leitura, interpretação e síntese de textos. A interatividade e o envolvimento ativo serão estimulados por meio da construção colaborativa de mapas da história, onde o conhecimento é construído coletivamente. Além de envolver os alunos de maneira prática e lúdica, estas metodologias facilitam o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e de solução de problemas em um contexto colaborativo.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos realizarão a leitura compartilhada do texto e iniciarão a criação do mapa. Na segunda sessão, completarão o mapa e farão a análise reflexiva das expectativas versus realidades do texto.

  • Aula 1: Leitura compartilhada do texto e início da criação do mapa da história.
  • Aula 2: Finalização do mapa da história e análise reflexiva.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da observação da participação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas da atividade, da adequação e completude dos mapas conceituais produzidos, assim como da profundidade das análises reflexivas sobre as expectativas iniciais em comparação com o texto lido. Será valorizada a capacidade de argumentação e justificativa das escolhas realizadas no mapa, além da habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos concretos de elementos bem elaborados no mapa e de reflexões pertinentes serão destacados como modelos de excelência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel grande ou cartolina para a construção dos mapas, canetas hidrocor, lápis, borracha e régua. Além disso, será essencial contar com cópias do texto selecionado para leitura e análise em grupo. A escolha de um espaço adequado que permita trabalho em grupo e a movimentação entre os mesmos é também fundamental.

  • Papel grande ou cartolina
  • Canetas hidrocor, lápis, borracha e régua
  • Cópias do texto selecionado
  • Espaço adequado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo