A atividade Maratona de Contos e Crônicas é projetada para envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de leitura imersiva, colaborativa e expressiva. Nesta atividade, os estudantes serão divididos em pequenos grupos, onde cada um explorará diferentes contos e crônicas. Após a leitura, os grupos terão a tarefa de interpretar e apresentar a narrativa lida para a classe, seja por meio de uma encenação teatral ou narrativa oral. O propósito é promover a leitura compartilhada, aprimorando habilidades de interpretação textual e expressão oral. Além disso, discussões em grupo sobre as narrativas lidas serão encorajadas para fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades de análise literária. A atividade visa não apenas a compreensão textual, mas também incentivar a autonomia dos alunos na exploração de textos narrativos mais extensos, bem como estimular a criatividade e cooperação entre os participantes.
Os principais objetivos dessa atividade incluem estimular a leitura compartilhada e a interpretação de contos e crônicas, aprimorar as habilidades de expressão oral e promover a autonomia na compreensão de textos narrativos mais significativos. Além disso, visa incentivar a cooperação entre os alunos, desenvolver o pensamento crítico e analítico sobre os textos lidos, e fomentar a criatividade por meio da representação das histórias.
Durante a Maratona de Contos e Crônicas, os alunos terão a oportunidade de trabalhar habilidades de leitura, interpretação e expressão oral. A seleção de diversos contos e crônicas permitirá a exploração de distintos estilos literários e temas, enriquecendo o repertório cultural e literário dos alunos. Além disso, as discussões em grupo e as atividades de representação teatral ou narrativa oral serão fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas importantes.
A metodologia Mão-na-massa será adotada nessa atividade, incentivando os alunos a se engajarem ativamente na leitura, interpretação e representação dos textos. Os estudantes trabalharão em grupos pequenos para promover a colaboração e a discussão significativa sobre as narrativas. Após a leitura conjunta, cada grupo será responsável por elaborar uma forma criativa de apresentar a história lida, estimulando o uso de recursos expressivos e a autonomia no processo de aprendizagem.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos, a escolha dos textos e a leitura compartilhada. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e às discussões sobre as narrativas apresentadas.
Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante a leitura e discussão dos textos, na colaboração com o grupo na preparação da apresentação, na criatividade e coerência da representação escolhida, e na capacidade de comunicação e expressão oral durante a apresentação. Será dada especial atenção à interpretação textual e à capacidade de engajar os colegas na história contada.
Os recursos necessários para a implementação desta atividade incluem uma coletânea de contos e crônicas, espaço adequado para as apresentações, materiais para a elaboração de cenários e figurinos (se aplicável), além de dispositivos para registro em áudio ou vídeo das apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula