A atividade 'Missão Instrução' visa a promoção da cooperação, criatividade, pesquisa e prática da escrita instrucional pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, através da exploração de jogos e brincadeiras populares. Inicialmente, os estudantes serão encorajados a pesquisar e escolher jogos populares de sua preferência como tarefa prévia. Em sala de aula, serão formadas equipes, onde os alunos discutirão as regras, objetivos e razões pela escolha específica do jogo. Posteriormente, cada equipe terá a tarefa de redigir um texto instrucional, apresentando de forma clara e concisa como o jogo é jogado ou a brincadeira é realizada. Este material servirá de base para uma 'feira de jogos', um momento de partilha onde cada equipe mostra a atividade escolhida e as instruções elaboradas, possibilitando um rico intercâmbio de experiências e o aprendizado de novos jogos, além de instigar o desenvolvimento da habilidade de escrita instrucional.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da pesquisa, seleção e síntese de informações acerca dos jogos populares, e na habilidade de escrita instrucional. Os estudantes trabalharão em equipe para desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e respeito mútuo, enquanto exercitam a criatividade ao apresentar os jogos de maneira atrativa. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e aplicar as estruturas textuais de um texto instrucional, além de ampliar seu conhecimento sobre a diversidade cultural brasileira manifesta nos jogos e brincadeiras populares.
Este plano de aula abrange a estrutura e características dos textos instrucionais, enfatizando sua importância para comunicar de maneira eficaz regras e procedimentos. Além disso, promove a investigação e valorização das tradições culturais expressas em jogos e brincadeiras populares, propiciando aos alunos uma visão ampla de diferentes formas de lazer e interação social.
Esta atividade será baseada na metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão o papel principal na construção do seu aprendizado. Inicialmente, será demandada uma pesquisa individual em casa sobre jogos e brincadeiras populares. Posteriormente, em sala, os alunos serão agrupados para discussão e escrita colaborativa dos textos instrucionais que detalham as regras e formas de execução dos jogos escolhidos. A 'feira de jogos' propiciará a troca de experiências e a prática direta dos jogos e brincadeiras.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos discutirão em equipes as pesquisas realizadas e iniciarão a redação dos textos. A segunda aula será destinada à conclusão dos textos e preparação, seguida pela 'feira de jogos', onde cada equipe apresentará seu jogo e as instruções para a sala.
A avaliação ocorrerá de forma contínua e formativa, levando em consideração a participação individual e em equipe durante todo o processo. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa prévia, a eficácia e clareza dos textos instrucionais criados, a contribuição para o trabalho em equipe e a criatividade na apresentação da 'feira de jogos'. Será dada atenção especial à habilidade dos alunos de expressarem as regras dos jogos de maneira clara e ordenada, além da capacidade de engajarem o público durante a feira.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis como papel, lápis, borracha, e acesso à internet para a pesquisa dos jogos. Durante a 'feira de jogos', pode ser necessário espaço adequado e materiais específicos para a prática de alguns jogos, como bola, corda, entre outros, dependendo das brincadeiras escolhidas pelos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula