Narrativas Itinerantes

Desenvolvida por: Vanda … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual inspirada em visitas culturais

Na atividade 'Narrativas Itinerantes', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o Museu da Língua Portuguesa, observando com atenção as exposições, objetos e a arquitetura que o compõem. Munidos de bloco de notas e lápis, os estudantes buscarão inspiração nos diversos ambientes do museu para a criação de suas próprias histórias. O objetivo é que cada aluno consiga redigir uma narrativa curta, incorporando ao texto pelo menos dez novas palavras aprendidas durante a visitação. Esta atividade visa não apenas o enriquecimento vocabular, mas também a promoção da criatividade e do desenvolvimento habilidades narrativas dos alunos. Após a elaboração dos textos, haverá um momento de compartilhamento em sala de aula, onde as melhores histórias serão lidas em voz alta, permitindo que toda a turma se beneficie das vivências e aprendizados dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o enriquecimento do vocabulário dos alunos através da exposição direta a um ambiente cultural rico e diversificado, como o Museu da Língua Portuguesa. Além disso, busca-se desenvolver a habilidade narrativa dos estudantes, incentivando a criatividade e a capacidade de expressão escrita. Este exercício também tem como meta aprimorar a capacidade de observação dos alunos, fazendo-os notar detalhes em ambientes e objetos, traduzindo-os em inspiração para suas narrativas. Finalmente, a atividade pretende promover a cooperação e o compartilhamento de ideias, visto que as histórias serão compartilhadas com colegas, fomentando um ambiente de aprendizado coletivo.

  • Enriquecimento vocabular
  • Desenvolvimento da habilidade narrativa
  • Estímulo à criatividade e expressão escrita
  • Aprimoramento da capacidade de observação
  • Promoção do compartilhamento de ideias e cooperação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF15LP04 - Utilizar, ao produzir texto, as convenções da escrita convencional.
  • EF05LP15 - Compreender e usar conscientemente processos de planejamento textual, considerando o contexto de produção e a quem se destina o texto.
  • EF05LP16 - Reconhecer o uso de palavras novas adquiridas através de leituras e contextos diversos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo da estrutura de textos narrativos, suas características e elementos constitutivos, como trama, personagens, cenário, clímax e desfecho. Além disso, abordará conceitos de vocabulário, com ênfase na compreensão e utilização de novas palavras em contextos diferenciados, promovendo uma reflexão sobre a importância destas para o enriquecimento textual e expressivo. A visita ao Museu da Língua Portuguesa servirá como contexto prático para observação e inspiração, possibilitando um aprendizado ativo e significativo.

  • Estrutura de textos narrativos
  • Características e elementos de uma narrativa
  • Importância e uso do vocabulário rico
  • Compreensão e aplicação de novas palavras

Metodologia

A metodologia ativa de Saída de Campo será o pilar desta atividade. Iniciará com uma preparação em sala de aula, onde os alunos serão orientados sobre como aproveitar a visita ao museu para fins educativos. Durante a visita, serão incentivados a observar atentamente e anotar inspirações para suas histórias. De volta à sala, utilizarão suas anotações para redigir as narrativas, seguindo orientações sobre estrutura narrativa. Por fim, haverá um momento de compartilhamento dos textos, promovendo a escuta ativa e o feedback construtivo entre os alunos.

  • Preparação e orientação pré-visita
  • Observação ativa e anotação durante a visita ao museu
  • Redação das histórias em sala de aula
  • Compartilhamento de textos e feedback entre os colegas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade, com carga total de 6 horas, será distribuída ao longo de três encontros. No primeiro encontro, os alunos receberão as orientações pré-visita e realizarão atividades preparatórias. O segundo encontro será destinado à visita ao Museu da Língua Portuguesa. Por fim, no terceiro encontro, os alunos redigirão suas histórias e compartilharão com a turma.

  • Aula 1: Preparação e orientações pré-visita (2 horas)
  • Aula 2: Visita ao Museu da Língua Portuguesa (2 horas)
  • Aula 3: Redação e compartilhamento das histórias (2 horas)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante a visita ao museu e na produção textual final. Cada história será avaliada considerando a criatividade, a coerência, a coesão, o uso adequado do vocabulário e a incorporação das palavras novas aprendidas. A capacidade de refletir as observações feitas no museu na narrativa também será um critério importante. Feedback positivo e construtivo será oferecido, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades narrativas do aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem blocos de notas e lápis para anotações durante a visita ao museu, acesso ao Museu da Língua Portuguesa para a saída de campo, além de materiais de apoio para a escrita das histórias, como dicionários e acesso à internet para pesquisas. Em sala, será importante dispor de um ambiente propício à escrita e à leitura compartilhada, facilitando a interação e o feedback entre os alunos.

  • Bloco de notas e lápis
  • Acesso ao Museu da Língua Portuguesa
  • Materiais de apoio para escrita (dicionários, acesso à internet)
  • Ambiente adequado para redação e compartilhamento das histórias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo