Na atividade 'Narrativas Itinerantes', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o Museu da Língua Portuguesa, observando com atenção as exposições, objetos e a arquitetura que o compõem. Munidos de bloco de notas e lápis, os estudantes buscarão inspiração nos diversos ambientes do museu para a criação de suas próprias histórias. O objetivo é que cada aluno consiga redigir uma narrativa curta, incorporando ao texto pelo menos dez novas palavras aprendidas durante a visitação. Esta atividade visa não apenas o enriquecimento vocabular, mas também a promoção da criatividade e do desenvolvimento habilidades narrativas dos alunos. Após a elaboração dos textos, haverá um momento de compartilhamento em sala de aula, onde as melhores histórias serão lidas em voz alta, permitindo que toda a turma se beneficie das vivências e aprendizados dos colegas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o enriquecimento do vocabulário dos alunos através da exposição direta a um ambiente cultural rico e diversificado, como o Museu da Língua Portuguesa. Além disso, busca-se desenvolver a habilidade narrativa dos estudantes, incentivando a criatividade e a capacidade de expressão escrita. Este exercício também tem como meta aprimorar a capacidade de observação dos alunos, fazendo-os notar detalhes em ambientes e objetos, traduzindo-os em inspiração para suas narrativas. Finalmente, a atividade pretende promover a cooperação e o compartilhamento de ideias, visto que as histórias serão compartilhadas com colegas, fomentando um ambiente de aprendizado coletivo.
O conteúdo programático engloba o estudo da estrutura de textos narrativos, suas características e elementos constitutivos, como trama, personagens, cenário, clímax e desfecho. Além disso, abordará conceitos de vocabulário, com ênfase na compreensão e utilização de novas palavras em contextos diferenciados, promovendo uma reflexão sobre a importância destas para o enriquecimento textual e expressivo. A visita ao Museu da Língua Portuguesa servirá como contexto prático para observação e inspiração, possibilitando um aprendizado ativo e significativo.
A metodologia ativa de Saída de Campo será o pilar desta atividade. Iniciará com uma preparação em sala de aula, onde os alunos serão orientados sobre como aproveitar a visita ao museu para fins educativos. Durante a visita, serão incentivados a observar atentamente e anotar inspirações para suas histórias. De volta à sala, utilizarão suas anotações para redigir as narrativas, seguindo orientações sobre estrutura narrativa. Por fim, haverá um momento de compartilhamento dos textos, promovendo a escuta ativa e o feedback construtivo entre os alunos.
A atividade, com carga total de 6 horas, será distribuída ao longo de três encontros. No primeiro encontro, os alunos receberão as orientações pré-visita e realizarão atividades preparatórias. O segundo encontro será destinado à visita ao Museu da Língua Portuguesa. Por fim, no terceiro encontro, os alunos redigirão suas histórias e compartilharão com a turma.
A avaliação será baseada na participação ativa durante a visita ao museu e na produção textual final. Cada história será avaliada considerando a criatividade, a coerência, a coesão, o uso adequado do vocabulário e a incorporação das palavras novas aprendidas. A capacidade de refletir as observações feitas no museu na narrativa também será um critério importante. Feedback positivo e construtivo será oferecido, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades narrativas do aluno.
Os recursos necessários incluem blocos de notas e lápis para anotações durante a visita ao museu, acesso ao Museu da Língua Portuguesa para a saída de campo, além de materiais de apoio para a escrita das histórias, como dicionários e acesso à internet para pesquisas. Em sala, será importante dispor de um ambiente propício à escrita e à leitura compartilhada, facilitando a interação e o feedback entre os alunos.
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