O Grande Debate dos Contos

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, interpretação e debate de contos

A atividade 'O Grande Debate dos Contos' tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental uma experiência enriquecedora de leitura, investigação e debate, pautada pela metodologia ativa e pela participação ativa dos estudantes. Partindo da ideia de que a leitura transcende o simples ato de decodificar palavras, a atividade se propõe a envolver os alunos em uma jornada de descoberta acerca do universo temático, autoral e contextual dos contos selecionados para a aula. Por meio de uma leitura compartilhada, os alunos serão divididos em grupos, com cada um assumindo a responsabilidade por explorar um conto diferente. A investigação abrangerá o contexto de produção do conto, informações sobre o autor e a época em que foi escrito, além das expectativas geradas pelo gênero literário em questão. Ao final, uma roda de debate permitirá que os grupos compartilhem suas descobertas, fomentando a discussão crítica sobre as expectativas prévias em relação ao texto e como elas se alinharam ou divergiram após a leitura. Essa dinâmica visa não apenas aprofundar o entendimento literário dos alunos, mas também estimular habilidades de pesquisa, discussão, argumentação e respeito por diferentes perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

A meta desta atividade abrange desenvolver no estudante a habilidade de leitura crítica, a capacidade de pesquisa e de análise literária, além de fomentar o espírito investigativo e a curiosidade intelectual. Expecta-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de compreender o contexto de produção dos contos lidos, identificando aspectos relevantes sobre os autores e as épocas em que as obras foram escritas, assim como desenvolver uma apreciação mais profunda pelo gênero literário explorado. Adicionalmente, a atividade visa aprimorar habilidades de comunicação e argumentação dos alunos, ao incentivá-los a compartilhar e debater suas descobertas, respeitando as diferentes interpretações e pontos de vista.

  • Compreender o contexto histórico, social e cultural em que os contos foram escritos
  • Identificar e analisar os elementos literários presentes nos textos
  • Promover a habilidade de argumentação e debate, respeitando diferentes pontos de vista
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e de síntese de informações
  • Fomentar o gosto pela leitura e pela exploração de diferentes gêneros literários

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se no estudo de diversos contos, abrangendo a análise literária, investigação histórica e cultural, e exercício de habilidades de debate e argumentação. O enfoque será colocado na compreensão dos contextos de produção dos contos, na identificação de elementos literários, na apreciação da diversidade de gêneros literários, e no desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

  • Leitura compartilhada de contos
  • Contexto histórico e cultural dos contos
  • Elementos literários dos contos
  • Técnicas de debate e de apresentação

Metodologia

A metodologia adotada envolve uma combinação de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Iniciaremos com uma leitura compartilhada para imersão no conteúdo, seguida por atividades de pesquisa em grupo sobre os contos. A consolidação do aprendizado se dará através de uma roda de debate, onde os alunos poderão compartilhar suas descobertas e argumentos, promovendo uma atmosfera de aprendizado colaborativo e crítico.

  • Leitura compartilhada dos contos selecionados
  • Pesquisa em grupo sobre os contos
  • Roda de debate para discussão e compartilhamento das descobertas
  • Apresentações dos grupos com foco em argumentação e síntese

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a leitura compartilhada e discussão inicial sobre os contos. A segunda aula será dedicada à pesquisa em grupo. Na terceira aula, ocorrerá a roda de debates, com apresentações dos grupos e discussões.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e discussão inicial
  • Aula 2: Pesquisa em grupo
  • Aula 3: Roda de debate e apresentações

Avaliação

A avaliação será realizada considerando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, a profundidade da pesquisa realizada pelos grupos, a clareza e persuasão das argumentações apresentadas na roda de debate, bem como a capacidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista. Serão avaliados também os elementos como cooperação em equipe, respeito pelo tempo de apresentação e pela fala dos colegas. Um rubrica de avaliação detalhada será disponibilizada, contemplando critérios como pesquisa, argumentação, participação, colaboração e respeito.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como uma seleção diversificada de contos, acesso à internet para pesquisa, material para anotações (cadernos, canetas), e um espaço adequado para a realização das discussões em grupo e debates. Materiais visuais ou apresentações sobre os contos e autores podem fornecer suporte adicional às pesquisas dos alunos.

  • Seleção de contos
  • Acesso à internet
  • Materiais de anotação
  • Espaço adequado para debates
  • Materiais de apoio visuais ou apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo