O Grande Debate dos Jogos

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais Instrucionais

Esta atividade, denominada 'O Grande Debate dos Jogos', constitui-se como uma prática inovadora de aprendizagem, focalizada no desenvolvimento da habilidade de escrita, compreensão leitora e argumentação por meio da análise e reescrita de regras de jogos diversos. Após uma aula introdutória sobre gêneros textuais instrucionais, cada discente é solicitado a trazer de casa as regras de seu jogo favorito. Os alunos serão agrupados e terão a oportunidade de compartilhar as regras de seus jogos com os colegas. Após a partilha, cada grupo selecionará um jogo para ser discutido numa roda de debate, onde a clareza e possíveis ambiguidades das regras serão analisadas criticamente. O debate propiciará a prática da argumentação, enquanto a atividade subsequente de remodelar ou clarificar as regras demandará dos alunos a aplicação prática dos conceitos discutidos, promovendo a escrita colaborativa e o desenvolvimento da clareza na comunicação dos procedimentos do jogo. Este processo não apenas enriquecerá a compreensão dos alunos sobre o gênero textual instrucional mas também exercitará competências essenciais tais como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos na escrita e interpretação de textos instrucionais, enfocando as regras de jogos. Pretende-se estimular a capacidade de argumentação, promover o entendimento sobre a estrutura e função dos textos instrucionais, e desenvolver habilidades de escrita colaborativa e comunicação eficaz. Os estudantes aprenderão a identificar ambiguidades e a importância de instruções claras, trabalharão em equipe para melhorar a coesão e coerência textual e aprimorarão sua habilidade de ouvir e argumentar respeitosamente em debates.

  • Compreender a estrutura e função dos textos instrucionais.
  • Identificar e corrigir ambiguidades em textos instrucionais.
  • Desenvolver habilidades de escrita colaborativa e comunicação eficaz.
  • Praticar argumentação e debate de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, será abordado o gênero textual instrucional, com foco específico nas regras de jogos. Os estudantes serão introduzidos às características desse gênero, aprendendo a identificar sua estrutura, linguagem e propósito. A atividade prática de revisar e reescrever regras de jogos permitirá que os alunos apliquem os conceitos teóricos discutidos, desenvolvendo habilidades em escrita, leitura crítica e argumentação.

  • Introdução aos gêneros textuais instrucionais.
  • Estrutura e linguagem dos textos instrucionais.
  • Técnicas de argumentação e debate.
  • Prática de escrita colaborativa.

Metodologia

A atividade será baseada na metodologia ativa 'Roda de Debate', favorecendo a discussão participativa e a argumentação crítica. Inicialmente, os alunos compartilharão as regras de seus jogos em grupos pequenos, promovendo a escuta ativa e a troca de experiências. Posteriormente, um jogo será selecionado por grupo para discussão em uma roda de debate, na qual todos terão a oportunidade de expressar suas opiniões e sugerir melhorias. A atividade culminará na reescrita colaborativa das regras, aplicando as sugestões e conclusões originadas do debate.

  • Leitura e compartilhamento de regras de jogos.
  • Seleção de um jogo por grupo para debate.
  • Realização da roda de debate.
  • Reescrita colaborativa das regras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'O Grande Debate dos Jogos' será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, ocorrerá a introdução ao gênero textual instrucional, a formação dos grupos, o compartilhamento das regras dos jogos e a seleção do jogo para o debate. Na segunda sessão, será conduzida a roda de debate sobre as regras do jogo escolhido pelo grupo, seguida da reescrita colaborativa das regras.

  • Aula 1: Introdução ao gênero e compartilhamento das regras.
  • Aula 2: Roda de Debate e reescrita colaborativa das regras.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e qualitativa, focando na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e nas rodas de debate, bem como na qualidade da reescrita das regras do jogo escolhido. Será dada atenção especial à habilidade de identificar e corrigir ambiguidades, clareza na comunicação das regras reescritas, e à eficácia da argumentação utilizada para defender as modificações propostas. Exemplos de critérios incluem a coerência entre as regras revisadas e os objetivos do jogo, a melhoria na clareza e eficiência comunicativa das instruções, e a contribuição construtiva para os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'O Grande Debate dos Jogos', serão necessários os seguintes recursos: cópias impressas ou digitais de regras de jogos variados trazidos pelos alunos; espaço adequado para a formação das rodas de debate; materiais para escrita, tais como papel, canetas e/ou dispositivos eletrônicos; e recursos audiovisuais para a possibilidade de gravação das discussões e debates, permitindo uma revisão posterior dos pontos discutidos.

  • Regras de jogos
  • Espaço para rodas de debate
  • Materiais para escrita
  • Recursos audiovisuais

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