Esta atividade, denominada 'O Grande Debate dos Jogos', constitui-se como uma prática inovadora de aprendizagem, focalizada no desenvolvimento da habilidade de escrita, compreensão leitora e argumentação por meio da análise e reescrita de regras de jogos diversos. Após uma aula introdutória sobre gêneros textuais instrucionais, cada discente é solicitado a trazer de casa as regras de seu jogo favorito. Os alunos serão agrupados e terão a oportunidade de compartilhar as regras de seus jogos com os colegas. Após a partilha, cada grupo selecionará um jogo para ser discutido numa roda de debate, onde a clareza e possíveis ambiguidades das regras serão analisadas criticamente. O debate propiciará a prática da argumentação, enquanto a atividade subsequente de remodelar ou clarificar as regras demandará dos alunos a aplicação prática dos conceitos discutidos, promovendo a escrita colaborativa e o desenvolvimento da clareza na comunicação dos procedimentos do jogo. Este processo não apenas enriquecerá a compreensão dos alunos sobre o gênero textual instrucional mas também exercitará competências essenciais tais como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades de comunicação.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos na escrita e interpretação de textos instrucionais, enfocando as regras de jogos. Pretende-se estimular a capacidade de argumentação, promover o entendimento sobre a estrutura e função dos textos instrucionais, e desenvolver habilidades de escrita colaborativa e comunicação eficaz. Os estudantes aprenderão a identificar ambiguidades e a importância de instruções claras, trabalharão em equipe para melhorar a coesão e coerência textual e aprimorarão sua habilidade de ouvir e argumentar respeitosamente em debates.
Neste plano de aula, será abordado o gênero textual instrucional, com foco específico nas regras de jogos. Os estudantes serão introduzidos às características desse gênero, aprendendo a identificar sua estrutura, linguagem e propósito. A atividade prática de revisar e reescrever regras de jogos permitirá que os alunos apliquem os conceitos teóricos discutidos, desenvolvendo habilidades em escrita, leitura crítica e argumentação.
A atividade será baseada na metodologia ativa 'Roda de Debate', favorecendo a discussão participativa e a argumentação crítica. Inicialmente, os alunos compartilharão as regras de seus jogos em grupos pequenos, promovendo a escuta ativa e a troca de experiências. Posteriormente, um jogo será selecionado por grupo para discussão em uma roda de debate, na qual todos terão a oportunidade de expressar suas opiniões e sugerir melhorias. A atividade culminará na reescrita colaborativa das regras, aplicando as sugestões e conclusões originadas do debate.
A atividade 'O Grande Debate dos Jogos' será realizada em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, ocorrerá a introdução ao gênero textual instrucional, a formação dos grupos, o compartilhamento das regras dos jogos e a seleção do jogo para o debate. Na segunda sessão, será conduzida a roda de debate sobre as regras do jogo escolhido pelo grupo, seguida da reescrita colaborativa das regras.
A avaliação desta atividade será processual e qualitativa, focando na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e nas rodas de debate, bem como na qualidade da reescrita das regras do jogo escolhido. Será dada atenção especial à habilidade de identificar e corrigir ambiguidades, clareza na comunicação das regras reescritas, e à eficácia da argumentação utilizada para defender as modificações propostas. Exemplos de critérios incluem a coerência entre as regras revisadas e os objetivos do jogo, a melhoria na clareza e eficiência comunicativa das instruções, e a contribuição construtiva para os debates.
Para a realização da atividade 'O Grande Debate dos Jogos', serão necessários os seguintes recursos: cópias impressas ou digitais de regras de jogos variados trazidos pelos alunos; espaço adequado para a formação das rodas de debate; materiais para escrita, tais como papel, canetas e/ou dispositivos eletrônicos; e recursos audiovisuais para a possibilidade de gravação das discussões e debates, permitindo uma revisão posterior dos pontos discutidos.
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