O Jogo das Entrevistas Imaginárias

Desenvolvida por: Adiane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta, Oralidade, Produção de textos

Nesta atividade, os alunos trabalharão a oralidade e a escrita por meio de entrevistas imaginárias. Eles escolherão um personagem fictício ou histórico de sua preferência, farão perguntas escritas a esse personagem e, em seguida, interpretarão as respostas em forma de entrevista, apresentando-a oralmente para a turma. A atividade estimulará a criatividade, além de desenvolver habilidades na elaboração e interpretação de textos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade proposta busca desenvolver as habilidades de leitura, escrita e oralidade dos alunos, oportunizando a prática dessas competências de forma integrada e criativa. Ao trabalhar a elaboração e interpretação de perguntas e respostas, os alunos exercitam a habilidade de identificar ideias principais, além de expressarem suas próprias ideias de maneira clara e coerente. A escolha de personagens históricos ou fictícios incentiva a pesquisa e a leitura, enquanto a apresentação oral promove a confiança na fala pública e a capacidade de argumentação.

  • Estimular a criatividade através da elaboração de perguntas e respostas.
  • Desenvolver habilidades de escrita e oralidade na forma de entrevistas.
  • Incentivar a pesquisa sobre personagens históricos ou fictícios para enriquecimento cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a prática da leitura, escuta, escrita e oralidade, de modo que os alunos possam desenvolver essas habilidades essenciais de maneira integrada. A escolha de personagens estimula a pesquisa e a ampliação de repertório cultural, enquanto a entrevista fomenta a capacidade analítica e expressiva. A revisão e a reescrita são elementos centrais para o aprimoramento textual, incentivando uma atitude crítica em relação ao próprio trabalho e ao dos colegas.

  • Leitura crítica e seleção de informações sobre personagens.
  • Elaboração e estruturação de perguntas e respostas.
  • Apresentação oral e interpretação de entrevistas.
  • Revisionismo e aprimoramento do texto escrito.

Metodologia

A abordagem pedagógica inclui um método ativo que incentiva a participação dos alunos em todo o processo de aprendizagem. Inicia-se pela escolha livre do personagem, proporcionando autonomia e protagonismo, seguido pela elaboração das perguntas, o que provoca o pensamento crítico e a criatividade. A aplicação prática é por meio da apresentação oral, que desenvolve a habilidade de comunicação e expressão. Esta metodologia é enriquecida com momentos de reflexão e feedback coletivo que promovem o aprendizado por meio da interação.

  • Escolha autônoma de personagens.
  • Criação colaborativa de perguntas.
  • Apresentação e interpretação em grupo.
  • Atividade prática de feedback em dupla ou grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer em uma aula de 60 minutos. Esta organização permite que cada etapa do processo, desde a escolha do personagem até a apresentação final, seja executada com a devida atenção e reflexão. A estrutura do tempo deverá contemplar momentos de esclarecimento de dúvidas, ensaio e feedback, garantindo que todos os alunos tenham oportunidade de se expressar e receber retorno dos pares e do professor.

  • Aula 1: Introdução ao tema, escolha dos personagens, elaboração das perguntas e início das entrevistas fictícias.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Discussão Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema O Jogo das Entrevistas Imaginárias. Explique que os alunos selecionarão um personagem fictício ou histórico de interesse e realizarão uma entrevista fictícia com ele. Permita que os alunos compartilhem exemplos de personagens com os quais gostariam de fazer uma entrevista. É importante que incentive a participação de todos e a troca de ideias. Observe se algum aluno precisa de ajuda para compreender a atividade proposta.

    Momento 2: Escolha dos Personagens (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a escolher um personagem fictício ou histórico para sua entrevista. Dê a eles um tempo para discutir entre si em duplas ou pequenos grupos, ajudando na escolha. Circule pela sala para consultar e oferecer ajuda aos alunos que estiverem enfrentando dificuldades. Sugira que pensem em personagens que eles já estudaram ou sobre os quais querem saber mais.

    Momento 3: Elaboração das Perguntas (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a elaborar inicialmente de 5 a 10 perguntas interessantes e relevantes para seus personagens, enfatizando a criatividade e a pertinência das questões. Promova um brainstorm em grupos pequenos ou duplas, onde os alunos podem ajudar uns aos outros na formulação das perguntas. Ofereça apoio durante essa fase, sugerindo ajustes e incentivando a coerência nas perguntas elaboradas. Verifique se os alunos entendem a diferença entre perguntas abertas e fechadas e como isso pode guiar as respostas fictícias.

    Momento 4: Início das Entrevistas Fictícias (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os alunos a começar a imaginar as respostas dos seus personagens. Eles devem escrever essas respostas com base nas perguntas formuladas. Circule entre os grupos, fornecendo feedback e sugestões de aprimoramento. Peça que os alunos leiam algumas de suas perguntas e respostas em voz alta para o grupo para garantir clareza e expressividade. Avalie a criatividade e coerência dos textos, anotando observações para revisões futuras.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Em caso de alunos que apresentem dificuldades de expressão ou escrita, ofereça apoio diferenciando as tarefas. Forneça um modelo de entrevista mais simples para aqueles que precisarem. Considere o uso de figuras ou desenhos para representar os personagens para estudantes que possam ter mais afinidade com representações visuais. Incentive colegas a ajudar na formulação de ideias em pares heterogêneos, promovendo a inclusão. Se necessário, divida as etapas de elaboração de perguntas e respostas em intervalos mais curtos, para facilitar o acompanhamento dos alunos que precisam de um ritmo mais lento.

Avaliação

A avaliação desta atividade será constituída por diversas técnicas, adaptadas conforme as necessidades dos alunos. Os métodos de avaliação integrarão observação direta durante as apresentações orais, análise do conteúdo escrito das perguntas e respostas, além do processo de feedback. Essa abordagem proporciona uma visão holística sobre o desempenho dos estudantes, promovendo o aprendizado contínuo através de reflexões e ajustes. Os critérios serão específicos e mensuráveis, como a coerência do texto, pertinência das perguntas, e clareza da apresentação oral. Um exemplo prático inclui o uso de uma rubrica com notas para cada critério, seguido de um feedback construtivo post-avaliação.

  • Avaliação da coerência e relevância das perguntas.
  • Apreciação do conteúdo e estrutura textual produzido.
  • Observação da clareza e expressividade na apresentação oral.
  • Feedback coletivo e individual conforme desempenho.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nessa atividade serão principalmente materiais tradicionais, como papel e caneta, já que o uso de dispositivos tecnológicos não será permitido. Todavia, a eficácia pedagógica é assegurada através do uso criativo desses recursos e da promoção de um ambiente interativo e colaborativo. Adicionalmente, podem ser utilizados quadros para anotações e cartolinas para a apresentação das entrevistas, que servem como suporte visual.

  • Papel e caneta para anotações e escrita.
  • Material de pesquisa em livros e revistas.
  • Quadro e cartolinas para suporte visual durante apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores é vasta, mas é importante considerar estratégias que promovam a inclusão e acessibilidade sem grandes ônus financeiros e de tempo. Nessa atividade, recomenda-se ajustar o ambiente e os métodos de ensino para reforçar as interações inclusivas. Isso pode incluir a disponibilização de textos em diferentes níveis de complexidade para atender todos os alunos e o incentivo de trabalhos em pares, que podem ajudar os alunos a se apoiarem mutuamente. A prática do feedback não só melhora o aprendizado, mas também cria um espaço seguro para que todos os alunos compartilhem suas ideias e evoluam.

  • Adaptação das questões escritas a diferentes níveis de leitura.
  • Promoção de trabalhos em dupla para suporte mútuo.
  • Criação de um ambiente seguro para o compartilhamento de ideias.

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