O Mago dos Quadrinhos

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Quadrinhos Baseados em Contos Literários

A atividade intitulada 'O Mago dos Quadrinhos' visa envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de aprendizagem prática onde eles criarão quadrinhos inspirados em contos literários. Durante essa atividade, os alunos serão expostos à leitura e interpretação de contos, ao mesmo tempo em que aprenderão sobre os elementos gráficos-visuais que compõem uma história em quadrinhos. O propósito é fazê-los entender como cores, tipos de fontes e balões de fala contribuem para o efeito de sentido nos quadrinhos, desenvolvendo, assim, suas habilidades de leitura crítica de textos multimodais. A atividade será desenvolvida em etapas: inicia-se com a leitura e interpretação de um conto, segue com o planejamento visual dos quadrinhos e culmina na elaboração final e apresentação dos trabalhos. Promove, portanto, a criatividade dos alunos, ao mesmo tempo em que lhes confere uma compreensão mais profunda das funções e significados dos elementos visuais nas narrativas visuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são variados e voltados para vários aspectos do desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos. Busca-se estimular a capacidade de interpretação de textos literários, identificar a função dos elementos gráficos em textos multimodais e incentivar o uso da criatividade na produção textual. Além disso, visa desenvolver a competência para interpolar narrativas escritas e visuais, preparando o aluno para um entendimento multifacetado dos textos que encontram em seu cotidiano.

  • Compreender a função dos elementos gráfico-visuais nos quadrinhos.
  • Explorar a imaginação e criatividade através da criação de histórias.
  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica e interpretação de contos literários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para propor uma integração entre leituras literárias e práticas de linguagem, enfatizando os efeitos dos elementos visuais em contextos narrativos. Envolve o estudo dos contos literários como base para a criação de conteúdo original, além da apreciação dos quadrinhos enquanto forma de arte literária multimodal. Este conteúdo proporciona aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades expressivas e de interpretação no contexto escolar.

  • Estudo e interpretação de contos literários.
  • Planejamento visual e criação de quadrinhos.
  • Análise de elementos gráfico-visuais: cores, fontes, balões de fala.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'O Mago dos Quadrinhos' é centrada no aluno, incentivando a prática e participação ativa por meio de um projeto criativo. A atividade está projetada para ser colaborativa e interativa, encorajando os alunos a compartilharem ideias e a trabalharem juntos na construção de seus quadrinhos. Assim, a integração entre o estudo teórico e a prática é promovida, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais engajador e eficaz.

  • Leitura e discussão coletiva de contos.
  • Planejamento visual colaborativo dos quadrinhos.
  • Oficina prática de criação de quadrinhos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estrategicamente segmentado para garantir que cada etapa da criação dos quadrinhos seja suficientemente abordada. No total, são 2 horas de atividades divididas em duas aulas, permitindo que os alunos se engajem profundamente em cada aspecto da tarefa, da compreensão de contos literários à execução de seus próprios quadrinhos.

  • Aula 1: Leitura e interpretação do conto; Introdução aos elementos gráfico-visuais dos quadrinhos.
  • Aula 2: Planejamento e criação dos quadrinhos; Apresentação dos trabalhos finais.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e formativa, observando-se o desempenho em cada etapa da atividade. Critérios como criatividade, compreensão dos contos, e a capacidade de utilizar efetivamente os elementos gráfico-visuais nos quadrinhos serão considerados. Exemplos práticos poderiam incluir a elaboração de rubricas para avaliar a originalidade das histórias criadas, a clareza na utilização de recursos como balões de fala ou cores, além do envolvimento demonstrado durante a execução da atividade. A interação dos alunos na apresentação de seus quadrinhos também será um ponto de avaliação, incentivando um espaço de feedback construtivo entre colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais que facilitem tanto a leitura dos contos quanto a confecção dos quadrinhos. Desde computadores para acessar os textos digitais, até materiais de desenho para a criação manual dos quadrinhos, todos têm um papel fundamental em apoiar o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Esses recursos têm como objetivo não apenas facilitar o processo de aprendizagem, mas também estimular a criatividade através do uso de diferentes mídias e ferramentas.

  • Textos literários (impressos ou digitais).
  • Material de desenho (papel, lápis de cor, marcadores).
  • Computadores ou tablets para pesquisa e inspiração visual.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo