Oficina de Criação de Jogos de Consciência Negra

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Interdisciplinar]
Temática: [Valorização e Respeito à Cultura Negra]

[A Oficina de Criação de Jogos de Consciência Negra tem como objetivo promover a valorização e o respeito à cultura negra, utilizando a criação de jogos de tabuleiro ou cartas como ferramenta pedagógica. Durante 90 minutos, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a trabalhar em grupos para criar seus próprios jogos, a partir de pesquisas e discussões sobre temas relacionados à cultura negra. Este processo incentivará os estudantes a desenvolver suas habilidades de escrita e comunicação ao estruturar as regras dos jogos, além de estimular a criatividade e o trabalho colaborativo. Ao final da atividade, cada grupo apresentará o seu jogo, permitindo que a turma compreenda e discuta a diversidade de abordagens ao tema.]

Objetivos de Aprendizagem

[Nesta atividade, os objetivos de aprendizagem são multifacetados, buscando desenvolver tanto habilidades cognitivas quanto sociais nos alunos. Visamos ampliar a capacidade de pesquisa e análise dos alunos sobre a história e cultura afro-brasileira, enriquecendo seu repertório cultural. Além disso, o estímulo à escrita de regras auxiliará na compreensão das estruturas textuais e funcionais. O envolvimento no trabalho em grupo promoverá a construção de relações interpessoais e práticas colaborativas.]

  • [Promover o conhecimento e a valorização da cultura negra

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

[O conteúdo programático da atividade está centrado na exploração cultural e na prática criativa dos alunos. Ao longo das sessões, eles terão a oportunidade de aprofundar o entendimento acerca de aspectos importantes da cultura negra, incorporando esse conhecimento na concepção de jogos. Serão abordadas práticas de pesquisa, discussão em grupo, e a própria elaboração escrita de regras, o que enriquecerá o processo de ensino-aprendizagem.]

  • [Pesquisa sobre cultura afro-brasileira

Metodologia

[A metodologia adotada será participativa e prática, centrada na aprendizagem cooperativa e na exploração criativa. Inicialmente, os grupos realizarão uma pesquisa para coletar informações relevantes que servirão como base para suas criações. Este momento será seguido por discussões em grupo mediadas pelo professor, direcionadas ao planejamento do jogo e à construção das regras. A culminância da atividade será a apresentação dos jogos, onde os alunos deverão expressar suas ideias de forma clara.]

  • [Trabalho em grupos

Aulas e Sequências Didáticas

[A atividade está planejada para ser realizada em duas horas, divididas em sessões de 90 minutos. No cronograma, a primeira sessão será dedicada à introdução ao tema, organização dos grupos e início da pesquisa temática. A segunda sessão focará na elaboração dos jogos, incluindo o planejamento, escrita das regras e ensaios de apresentação. Na etapa final, será a vez dos grupos apresentarem seus jogos ao restante da turma.]

  • [Introdução e Pesquisa Temática: 45 minutos

Avaliação

[A avaliação dos alunos será realizada de maneira contínua e formativa, considerando tanto o processo quanto o produto final da atividade. Os critérios envolverão a participação e colaboração nos grupos, a criatividade na criação do jogo, a coerência e clareza na escrita das regras, além da habilidade de apresentar e explicar o jogo para os colegas. Exemplos de avaliação incluem observar como cada aluno contribui para as discussões e colabora durante a criação, além de analisar o jogo quanto a sua originalidade e aderência temática.]

Materiais e ferramentas:

[Os recursos necessários para a realização da atividade incluirão materiais impressos para pesquisa, papéis variados para a elaboração de protótipos dos jogos, materiais de escrita, além de acesso à internet para pesquisa adicional. Utilizar ferramentas de apresentação digital também poderá ser incentivado para deixar os jogos mais atrativos.]

  • [Materiais impressos e de escrita

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