Oficina de Jornal Escolar

Desenvolvida por: Keila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Jornal Escolar

A atividade de Oficina de Jornal Escolar tem como propósito instigar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao processo completo de criação de um jornal. As etapas envolvem a escolha de pautas relevantes, pesquisa de informações, planejamento, escrita, revisão e edição de textos jornalísticos, incluindo notícias, reportagens e entrevistas. Sob a orientação do professor, os alunos discutirão a organização, a linguagem e a forma de cada texto produzido. A conclusão da atividade envolverá a diagramação digital e colaborativa do jornal, proporcionando aos alunos uma experiência prática de trabalho em equipe e uso de ferramentas digitais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam desenvolver a capacidade dos alunos de compreender e aplicar as etapas de produção de um texto jornalístico. Espera-se que eles consigam planejar e estruturar suas ideias de forma organizada, pesquisando informações quando necessário e respeitando a linguagem e o formato adequados para cada tipo de texto. A atividade visa também aprimorar a capacidade crítica e colaborativa dos alunos, incentivando a releitura e revisão dos textos e a edição colaborativa, de forma que possam aprender a importância do processo de revisão e produção coletiva.

  • Desenvolver a habilidade de planejar e estruturar textos jornalísticos.
  • Incentivar a pesquisa de informações relevantes.
  • Promover a revisão e edição colaborativa de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange uma ampla gama de habilidades ligadas à produção textual jornalística. Os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais do jornalismo, desenvolvendo suas capacidades de pesquisa, planejamento e organização textual. Além disso, serão abordadas técnicas de escrita jornalística que contemplam tanto a linguagem formal quanto as características observadas em notícias, entrevistas e reportagens.

  • Conceitos básicos de jornalismo.
  • Técnicas de pesquisa e organização de informações.
  • Escrita de notícias, reportagens e entrevistas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade inclui etapas que incentivam a participação ativa e colaborativa dos alunos. Inicia-se com uma introdução teórica sobre os tipos de textos jornalísticos e suas características. Em seguida, os alunos trabalharão em grupos para escolher pautas, pesquisar informações e redigir suas matérias. O processo de revisitação e revisão será realizado coletivamente, fomentando um ambiente de cooperação.

  • Introdução teórica sobre jornalismo.
  • Trabalho em grupo para escolha de pautas e pesquisa.
  • Escrita, revisão e edição colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está distribuído em um total de 20 horas, organizadas em 20 aulas de 60 minutos cada. Essa divisão do tempo possibilita que os alunos passem por todas as etapas do processo de criação do jornal, do planejamento até a edição final, garantindo que tenham tempo suficiente para discussão e feedback em cada fase.

  • Aula 1: Introdução e escolha de pautas.
  • Aula 2: Pesquisa de informações.
  • Aula 3: Planejamento do jornal.
  • Aula 4-10: Escrita de notícias e reportagens.
  • Aula 11-12: Realização de entrevistas.
  • Aula 13-15: Revisão dos textos.
  • Aula 16-18: Edição e diagramação do jornal.
  • Aula 19: Apresentação dos resultados.
  • Aula 20: Avaliação do processo.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios que englobam a participação, a qualidade das redações e a capacidade de colaboração em equipe. Serão considerados aspectos como a clareza e coerência dos textos, a eficácia na pesquisa das informações, o uso adequado dos recursos linguísticos e o cumprimento dos prazos. Além disso, o envolvimento dos alunos na discussão e revisão colaborativa será um ponto apreciado. Exemplos de avaliação incluem a análise individual de um texto produzido pelo aluno e a avaliação do processo de revisão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais para esta atividade incluem tanto meios tradicionais quanto digitais. Os alunos terão acesso a livros de estilo e gramática, além de periódicos e mídias digitais para pesquisa. Ferramentas digitais serão utilizadas para a diagramação e edição dos textos finais, como softwares de edição de texto e plataformas online de diagramação, promovendo um ambiente atualizado e integrado com as práticas modernas de jornalismo.

  • Livros de estilo e gramática.
  • Periódicos e mídias digitais para pesquisa.
  • Softwares de edição de texto.
  • Plataformas online de diagramação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo