A Oficina de Ortografia é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, visando ao aprimoramento das habilidades ortográficas. Durante a atividade, os alunos receberão cartões com uma variada seleção de palavras de uso frequente, incluindo aquelas com grafias irregulares, assim como palavras com regras de correspondência fonema-grafema regulares e contextuais. Eles serão desafiados a categorizar as palavras conforme a regra ortográfica aplicável, um exercício que ajuda não apenas a memorizar a grafia correta das palavras, mas também a entender o porquê de tais regras. Após essa etapa de categorização, cada aluno terá a oportunidade de escolher algumas palavras para compor frases, aplicando os conhecimentos adquiridos. Este exercício prático será essencial para consolidar as regras ortográficas aprendidas, promovendo uma aprendizagem significativa e interativa. A metodologia ativa aplicada visa engajar os alunos de forma participativa, incentivando o aprendizado ativo onde eles são os principais agentes de sua própria educação.
O principal objetivo desta oficina é desenvolver e consolidar as habilidades de ortografia dos alunos, mediante a aplicação prática de regras fonema-grafema, tanto regulares quanto irregulares. Pretende-se ampliar a capacidade dos alunos de reconhecer e aplicar corretamente as regras ortográficas, facilitando a memorização da grafia de palavras de uso frequente que apresentam irregularidades, assim como a compreensão de contextos em que certas regras são aplicáveis. Espera-se que, ao final desta oficina, os estudantes estejam mais confiantes e autônomos no uso da língua escrita, além de desenvolverem uma postura crítica e reflexiva sobre a ortografia.
O conteúdo programático da Oficina de Ortografia abrange uma ampla gama de regras ortográficas, desde aquelas regulares até as mais complexas e irregulares. A ênfase estará na memorização e aplicação prática dessas regras, a partir do reconhecimento e categorização das palavras. Será dada especial atenção às palavras de uso frequente que apresentam desafios ortográficos específicos, como as variações fonema-grafema e as irregularidades morfológicas.
A metodologia empregada na Oficina de Ortografia será baseada em práticas de aprendizado ativo, envolvendo os alunos diretamente na sua própria educação. Inicialmente, a atividade de categorização de palavras promoverá a análise reflexiva e crítica das regras ortográficas. Em seguida, a escrita de frases permitirá a aplicação prática dessas regras em um contexto real de uso da língua. Deste modo, a metodologia ativa busca não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades de pensamento crítico e autonomia dos alunos.
A Oficina de Ortografia será dividida em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira sessão, os alunos realizarão a atividade de categorização das palavras. A segunda sessão será dedicada à seleção de palavras para construção de frases e à discussão coletiva sobre as experiências e dificuldades encontradas.
A avaliação da Oficina de Ortografia será de natureza formativa, visando observar o engajamento do aluno e a aplicação das habilidades ortográficas na construção de frases. A avaliação considerará o esforço individual na tarefa de categorização, a criatividade e correção ortográfica na escrita das frases, assim como a participação nas discussões em grupo. Exemplos de avaliação poderão incluir checklists de observação e rubricas que detalhem os critérios de avaliação, tais como precisão ortográfica, aplicação de regras, engajamento e contribuições para o grupo.
Para a realização da Oficina de Ortografia, serão necessários materiais básicos como cartões ou tiras de papel com as palavras a serem categorizadas, canetas ou lápis, e quadro branco ou flip chart para anotações coletivas. Recursos adicionais incluem folhas de papel ou cadernos para os alunos escreverem as frases, bem como guias impressos ou digitais sobre regras ortográficas, que poderão servir como material de apoio durante a atividade.
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