Olimpíadas da Leitura - Aventuras na Grécia Antiga

Desenvolvida por: Wolkma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: GRECIA ANTIGA E MITOLOGIA - HISTÓRIA MONTEIRO LOBATO

A atividade 'Olimpíadas da Leitura - Aventuras na Grécia Antiga' convida os alunos a explorar o fascinante mundo dos mitos gregos. Divididos em grupos, os alunos recebem diferentes histórias mitológicas para leitura e encenação. O propósito é aprofundar o conhecimento sobre a Grécia Antiga, suas tradições e mitos, enquanto aprimoram habilidades de leitura, interpretação e oralidade. Ao final do projeto, cada grupo realiza uma apresentação teatral, destacando elementos históricos e culturais do mito estudado. Assim, a atividade fomenta não apenas a compreensão leitora, mas também a expressão oral e a escuta ativa, estimulando o pensamento crítico e a criatividade em um contexto colaborativo e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam no aperfeiçoamento de habilidades essenciais para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A atividade busca fortalecer a leitura autônoma e compartilhada, desenvolvendo a capacidade crítica de interpretar textos complexos. Os alunos se envolverão na escrita e planejamento de textos teatrais, consolidando competências em produção textual. Além disso, o exercício de leitura e representação de mitos gregos aprofunda o entendimento das convenções dos gêneros literários e históricos, promovendo a oralidade e a capacidade de argumentação ao compartilhar conhecimentos com os colegas. Por meio de apresentações teatrais, os estudantes terão a oportunidade de aplicar essas habilidades em um cenário público, reforçando a autoconfiança e o trabalho em equipe.

  • Interpretar e representar contos e mitos da Grécia Antiga através de leitura e dramatização.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escuta ativa durante apresentações teatrais.
  • Aprimorar capacidades de leitura e produção textual, explorando a cultura e história grega.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF05LP09: Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade envolve a leitura, interpretação, escrita e apresentação de mitos da Grécia Antiga. Os alunos investigarão as características dos mitos gregos, compreendendo suas narrativas e contextos históricos. Este conteúdo trabalha diretamente com a ampliação do repertório cultural e literário dos estudantes, incentivando o reconhecimento de como os mitos refletem e influenciam as sociedades. Além disso, serão abordadas competências de planejamento e execução de apresentações teatrais, potencializando habilidades de expressão e comunicação. Por meio de atividades práticas, os alunos descobrirão a relação entre texto e performance, ampliando sua visão sobre diferentes formas de narrativa e expressão cultural.

  • Leitura e interpretação de contos e mitos da Grécia Antiga.
  • Exploração de contexto histórico e cultural dos mitos gregos.
  • Produção e planejamento de roteiro de peça teatral com base nos mitos.
  • Apresentações teatrais em grupo, focando na oralidade e escuta ativa.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade prioriza metodologias ativas que motivam o engajamento dos alunos aprendendo através de experiências práticas. Serão propostos desafios que promovam o protagonismo estudantil, com foco em aprendizagem colaborativa e compartilhada através da leitura e interpretação de mitos. A condução das atividades prevê a divisão da turma em grupos, assegurando que todos tenham a oportunidade de contribuir e aprender de forma integrada. O uso de atividades lúdicas e dramatizações permitirá que os estudantes vivenciem a história de forma envolvente, desenvolvendo tanto a compreensão crítica quanto a expressão oral e escrita. Além disso, as atividades promoverão a autorregulação e a capacidade de mediar conflitos e comunicar-se de forma construtiva.

  • Utilização de metodologias ativas para engajamento e protagonismo estudantil.
  • Trabalho em grupo para promover colaboração e aprendizagem compartilhada.
  • Uso de dramatização para vivenciar e compreender mitos gregos.

Aulas e Sequências Didáticas

Para otimizar o aprendizado e garantir a conclusão de todas as etapas propostas, a atividade será dividida em uma aula de 60 minutos. Esta abordagem concentrada permite que os alunos se dediquem integralmente à exploração dos mitos e à construção dos elementos teatrais de maneira dinâmica e eficiente. Apesar do curto período, esse formato intensivo promove a imersão e a continuidade das atividades, essenciais para o sucesso do projeto. A estrutura planejada possibilita que a atividade se desenvolva de forma ágil, respeitando o cronograma e ritmo dos alunos, sem comprometer os objetivos de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução aos mitos gregos, leitura e início da preparação das apresentações teatrais.
  • Momento 1: Apresentação e Introdução aos Mitos Gregos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e apresentando o tema da aula: mitos gregos. Explique brevemente o que são mitos e por que eles são importantes para a compreensão cultural e histórica da Grécia Antiga. Utilize imagens ou um vídeo curto, se possível, para ilustrar algumas das histórias mitológicas mais famosas. É importante que o professor faça perguntas para verificar o conhecimento prévio dos alunos e estimular a curiosidade. Sugestão: Vocês já ouviram falar de algum mito grego?. Avalie o interesse e a participação inicial dos alunos.

    Momento 2: Leitura Compartilhada de Mitos (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e distribua a cada grupo uma história mitológica impressa. Oriente os alunos a realizarem a leitura em voz alta, dividindo os papéis entre eles. É importante que o professor circule entre os grupos, ajudando na pronúncia das palavras difíceis e incentivando a discussão sobre o significado da história. Pergunte aos grupos o que acharam mais interessante e peça que tragam à tona alguma curiosidade ou dúvida. Avalie a capacidade de leitura e compreensão através de observação direta.

    Momento 3: Planejamento de Roteiro Teatral (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os alunos permaneçam nos mesmos grupos para começarem a preparação da peça teatral baseada no mito que leram. Oriente-os a discutirem como desejam dramatizar a história e a atribuírem papéis para a encenação. Ofereça suporte na elaboração do roteiro, fornecendo exemplos de diálogos e cenas. É importante que cada grupo planeje sua apresentação, pensando nos materiais de figurino e adereços que possam utilizar. Este é o momento de desenvolver o pensamento criativo e a colaboração. Avalie o progresso dos alunos através de troca de ideias e organização do grupo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, ofereça listas de verificação e cronômetros visuais para ajudá-los a se manterem organizados e no controle do tempo. Para alunos com TEA, assegure-se de que as instruções sejam claras e diretas, e permita que eles tenham um lugar tranquilo para trabalhar, caso necessário. Para alunos com deficiência intelectual, forneça materiais de leitura com fontes maiores e informações simplificadas, e incentive o apoio de colegas durante as atividades, promovendo a solidariedade. Acompanhe cada aluno de perto, oferecendo reforço positivo e ajustando as abordagens conforme necessário.

Avaliação

O sistema de avaliação é formulado para captar o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e expressão oral. Diversificados métodos de avaliação incluem observação contínua, autoavaliação e apresentação final em grupo. A observação contínua permite ao professor avaliar o progresso dos alunos em relação ao desenvolvimento de competências sociais e habilidades de comunicação. A autoavaliação ajuda os alunos a refletirem sobre seu aprendizado e engajamento, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação. Por fim, a apresentação teatral serve como evento culminante, onde serão avaliadas a compreensão do conteúdo, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo. Essas avaliações fornecem uma visão abrangente do desempenho do aluno, imaginadas para serem adaptáveis a necessidades específicas, incluindo feedback formativo e construtivo para apoiar o progresso e motivar a melhoria contínua.

  • Observação contínua e registro do progresso individual e coletivo.
  • Autoavaliação dos alunos sobre seu engajamento e participação.
  • Avaliação final baseada em apresentação teatral, destacando compreensão e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos materiais previstos para essa atividade são simples e acessíveis, garantindo sua aplicação sem onerar o professor. Utilizaremos textos impressos sobre mitos gregos, elementos básicos de figurino ou adereços improvisados e espaço adequado para encenação. Estes materiais permitem que os estudantes se conectem diretamente com o contexto da Grécia Antiga de maneira prática e imersiva. Além disso, a moderação dos professores na utilização dos recursos pedagógicos servirá para orientar os alunos e fomentar seu interesse na exploração dos temas. Tecnologia complementar, como projetores para visualizações de imagens ou vídeos sobre mitologia grega, também pode ser utilizada para enriquecer a experiência de aprendizado, respeitando sempre a infraestrutura disponível na escola.

  • Textos imprimíveis sobre mitos gregos.
  • Materiais simples de figurino e adereços para dramatização.
  • Uso de projetor para exibição de suportes visuais, se disponível.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a importância crucial do trabalho do professor, e, ao mesmo tempo, a necessidade de garantir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e acessível. Para os alunos com TDAH, recomenda-se a utilização de listas de verificação para ajudar na organização e manter o foco durante as atividades de grupo e individuais. Os estudantes com TEA podem se beneficiar com representações visuais estruturadas dos mitos, auxiliar com a previsibilidade das atividades. Já para alunos com deficiência intelectual, recomenda-se simplificar as atividades em etapas menores e fornecer orientações simples e diretas. Comunicação clara e o uso de pistas visuais podem ser vantajosos para todos. Incentivar a colaboração entre alunos facilita a inclusão, promovendo o respeito e a compreensão mútua. A observação regular do progresso e a flexibilidade nas estratégias aplicadas são essenciais para responder às mudanças em tempo real e ajustar a abordagem para maximizar o engajamento e a aprendizagem de todos.

  • Utilização de listas de verificação e organização visual para alunos com TDAH.
  • Representações visuais estruturadas e previsíveis para alunos com TEA.
  • Simplificação das atividades e orientação direta para alunos com deficiência intelectual.
  • Promoção de um ambiente colaborativo para fomentar inclusão e respeito.

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