A atividade 'Pequenos Jornalistas' propõe uma imersão dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no mundo do jornalismo, incentivando-os a explorar eventos significativos dentro da escola ou comunidade. Através de pesquisa, entrevistas e trabalho em equipe, cada grupo criará uma página de jornal que reporte tais eventos. Ao longo deste processo, os alunos irão aplicar e aprimorar suas habilidades de escrita, seguindo as regras de concordância, pontuação e ortografia. Esta atividade, além de estimular a aplicação prática de conteúdos linguísticos, promove a leitura crítica da realidade que os cerca e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e reportagem. Ademais, a inclusão de imagens, gráficos ou tabelas para complementar as notícias torna a tarefa ainda mais rica e próxima das práticas jornalísticas profissionais, dando a oportunidade para que os alunos explorem diversas formas de comunicação e apresentação de dados.
Os objetivos desta atividade centram-se em promover a compreensão e a aplicação das estruturas linguísticas e gramaticais no contexto de produção textual, bem como fomentar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, respeito mútuo e responsabilidade. Espera-se que os alunos consigam reconhecer a importância da correta aplicação das regras de concordância, pontuação e ortografia em suas produções, além de entenderem o valor da pesquisa e da entrevista como métodos de coleta de informações para reportagens. Através dessa prática jornalística, almeja-se também que os estudantes ampliem sua capacidade de observação e análise crítica acerca dos acontecimentos à sua volta, preparando-os para interagir de forma mais ativa e consciente com as informações que recebem cotidianamente.
A atividade proposta abarca conteúdos fundamentais de Língua Portuguesa, relacionados à produção textual e ao conhecimento gramatical aplicado. Adicionalmente, aborda competências ligadas à pesquisa e compreensão do meio, como a entrevista, a seleção e organização de informações, além da integração de recursos multimídia ao texto. Esses elementos refletem a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento em situações que simulam contextos reais, preparando os alunos para uma participação mais ativa e crítica na sociedade.
A metodologia adotada para a execução da atividade 'Pequenos Jornalistas' será centrada na aprendizagem ativa e na colaboração entre os alunos. Inicialmente, haverá uma breve exposição teórica sobre os elementos constituintes de uma reportagem e as práticas jornalísticas básicas. Seguido disso, os estudantes serão divididos em grupos e receberão orientações para o desenvolvimento do projeto, incluindo as etapas de pesquisa, entrevista, redação e design. A atuação do professor como mediador será fundamental, fornecendo apoio e feedback durante todas as fases do projeto. Acreditamos que tal abordagem propicia um ambiente de aprendizado dinâmico e significativo, onde os alunos são protagonistas de sua própria formação.
A atividade 'Pequenos Jornalistas' será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, ocorrerão as explicações iniciais, a formação dos grupos e o início da pesquisa e das entrevistas. A segunda aula será dedicada à escrita, revisão e finalização das páginas de jornal, culminando na apresentação dos trabalhos.
A avaliação da atividade 'Pequenos Jornalistas' contemplará diversos aspectos, considerando tanto o produto final quanto o processo. Serão analisados a corretude linguística (ortografia, concordância, pontuação), a capacidade de síntese e a clareza na comunicação das informações, além da criatividade e originalidade na apresentação. A cooperação e a participação efetiva dentro dos grupos também serão critérios importantes. Esse sistema de avaliação visa incentivar o desenvolvimento integral dos alunos, reconhecendo os esforços individuais e coletivos, e fornecendo um feedback construtivo para o aprimoramento das competências trabalhadas.
Para a realização da atividade 'Pequenos Jornalistas', serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, computador ou tablet para a composição e edição das páginas de jornal, materiais de escrita (caneta, lápis, borracha) e papel para anotações durante a fase de pesquisa e entrevista. A utilização de câmeras ou smartphones para registro de imagens pode enriquecer o conteúdo das páginas, além de softwares de edição de texto e imagens para a montagem das matérias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula