Nesta atividade prática e colaborativa, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo da poesia visual e concreta, explorando a relação entre texto, forma e imagem para criar significados únicos e pessoais. Após uma fase de pesquisa prévia em casa, onde assistirão vídeos e lerão materiais sobre o tema, os estudantes discutirão em sala de aula os conceitos e efeitos de sentido observados, usando exemplos reais de poesias visuais e concretas. Posteriormente, em grupos, serão convidados a criar seus próprios poemas visuais utilizando uma variedade de materiais, como papel, canetas coloridas e revistas. Essa atividade visa não apenas o desenvolvimento das habilidades artísticas e criativas dos alunos, mas também sua capacidade de análise e interpretação de textos poéticos. A culminação da atividade será uma exposição dos poemas criados, permitindo a apreciação e valorização do trabalho uns dos outros.
O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na apreciação e criação de poesia visual e concreta, aprofundando seu entendimento sobre como diferentes formas, disposições das palavras e imagens podem alterar e enriquecer o significado dos textos. Além de promover uma compreensão mais abrangente das possibilidades da linguagem poética, busca-se desenvolver habilidades críticas de análise e interpretação de textos, sensibilidade estética e criatividade. A atividade almeja também fortalecer o trabalho em equipe e a expressão de ideias e sentimentos de forma inovadora e visual.
O programa abordará a poesia visual e concreta, enfatizando suas características únicas, que combinam elementos visuais, textuais e gráficos para criar significados poéticos. Os alunos irão explorar como a disposição das palavras, o uso de ilustrações e a diagramação influenciam a interpretação do leitor e contribuem para a construção de novos significados, além de desenvolverem sua própria expressão criativa por meio da elaboração de poemas visuais.
A metodologia envolverá um mix de Sala de Aula Invertida, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos inicialmente se engajarão na pesquisa e estudo autônomo do tema em casa. Em sala, participarão de discussões guiadas para compartilhar descobertas e análises. Posteriormente, trabalharão em grupos para criar poemas visuais, utilizando diferentes recursos. A atividade culminará com uma exposição, onde cada grupo apresentará seu trabalho, estimulando a apreciação mútua e reflexão crítica.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, dedicaremos tempo para discussão dos materiais de pesquisa e começaremos a planejar os poemas em grupos. Na segunda aula, os alunos completarão e apresentarão seus poemas visuais para a classe.
A avaliação será formativa e contínua ao longo das aulas, com enfoque na participação durante as discussões, colaboração no desenvolvimento dos projetos em grupo e na criatividade dos poemas visuais criados. Será dada especial atenção à capacidade de relacionar texto e imagem, bem como à originalidade e expressão de ideias. A exposição final dos poemas proporcionará um momento para feedback coletivo, tanto por parte dos colegas quanto do professor, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais como papel, canetas coloridas, revistas para recortes, cola e tesouras, além de acesso à internet para a fase de pesquisa. Os materiais digitais de apoio incluirão vídeos educativos e textos sobre poesia visual e concreta, selecionados e disponibilizados previamente pelo professor.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula