Reportagens Ambientais Mirins

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Conscientização Ambiental

Na atividade 'Reportagens Ambientais Mirins', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornarão jovens repórteres ambientais. Divididos em grupos, iniciarão uma jornada de descobertas ao pesquisar sobre problemas ambientais que impactam tanto o local onde vivem quanto o planeta como um todo. O uso da internet, revistas e entrevistas com especialistas fornecerá a base para suas investigações. Com o material coletado, cada grupo será desafiado a planejar e elaborar uma reportagem escrita destacando o problema investigado, suas causas, as consequências e, mais importante, as possíveis soluções. Este trabalho culminará na criação de um jornal da turma, uma compilação das reportagens, que será compartilhado com toda a escola. O objetivo é fomentar a conscientização sobre questões ambientais entre a comunidade escolar, além de desenvolver habilidades cruciais nos alunos, como pesquisa, escrita, trabalho em equipe e conscientização ambiental, utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central desenvolver competências fundamentais nos alunos, tais como a habilidade de realizar pesquisas aprofundadas sobre temas de importância global, aprimorando suas capacidades de leitura, interpretação e síntese de informações. Busca também estimular a escrita crítica e reflexiva sobre questões ambientais, promovendo a articulação de ideias de forma clara e objetiva. O trabalho em equipe é incentivado para fomentar a colaboração, comunicação e o respeito pelas diferentes perspectivas dentro do grupo. Adicionalmente, visa a conscientização ambiental dos alunos, tornando-os multiplicadores de práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular a escrita crítica e reflexiva sobre problemas ambientais
  • Promover trabalho em equipe e respeito pelas diferentes perspectivas
  • Fomentar a conscientização e responsabilidade ambiental nos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é desenhado para orientar os alunos por um processo estruturado de pesquisa, redação e publicação. O foco está em questões ambientais, suas causas, consequências e soluções, buscando desenvolver a consciência crítica e propositiva dos alunos. Destaca-se a importância da investigação e validação das fontes, a estruturação de argumentos sólidos e a apresentação de soluções práticas e sustentáveis.

  • Pesquisa sobre problemas ambientais locais e globais
  • Entrevistas com especialistas em questões ambientais
  • Produção escrita de reportagens
  • Desenvolvimento de habilidades de síntese e estruturação de texto
  • Conscientização ambiental e propostas de ação

Metodologia

A atividade será guiada pela Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo o engajamento ativo dos alunos no processo educacional. Através da pesquisa colaborativa, discussões em grupo, análise crítica de informação e a produção criativa de textos, os alunos assumirão o papel de protagonistas de sua aprendizagem. O professor atuará como facilitador, orientando os grupos, estimulando o diálogo e fornecendo feedback construtivo durante todo o processo.

  • Formação de grupos para pesquisa colaborativa
  • Análise e seleção de fontes de informação
  • Planejamento e escrita colaborativa das reportagens
  • Revisão e edição em grupo antes da publicação final
  • Criação e distribuição do jornal da turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao projeto, formação dos grupos e início das pesquisas. A segunda aula será destinada à conclusão das reportagens, revisão, edição e organização do jornal da turma.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da pesquisa
  • Aula 2: Conclusão das reportagens, revisão e produção do jornal

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada com base em critérios claros e objetivos, levando em consideração a qualidade da pesquisa realizada, a relevância e acurácia das informações apresentadas, a criatividade e clareza da reportagem escrita, bem como a eficácia do trabalho em equipe. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de sintetizar informações complexas de forma compreensível e à sua habilidade de propor soluções inovadoras e viáveis para os problemas ambientais investigados. A participação ativa no processo de revisão e edição das reportagens também será considerada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisas, materiais impressos sobre questões ambientais, equipamentos de gravação para entrevistas, quando possível, e softwares de processamento de texto para a escrita e edição das reportagens. Também serão necessários materiais para a criação física do jornal, como papel, impressora e materiais de arte para a decoração.

  • Acesso à internet e computadores para pesquisa
  • Revistas, livros e artigos sobre meio ambiente
  • Equipamento de gravação para entrevistas
  • Softwares de processamento de texto
  • Materiais para criação do jornal (papel, impressora, materiais de arte)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo