Esta atividade pedagógica prática propõe que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornem repórteres investigativos sobre o tema do combate ao racismo. Divididos em pequenos grupos, eles buscarão entender as diversas formas como indivíduos e comunidades lutam contra o racismo em sua cidade, país ou no mundo. Utilizando ferramentas como entrevistas, pesquisas online e em bibliotecas, os alunos coletarão informações sobre ações e histórias de resistência. Em seguida, cada grupo planejará e produzirá uma reportagem escrita, aplicando as estratégias de jornalismo para destacar as lutas contra o racismo de maneira criativa e informativa. A reportagem deverá contemplar a estrutura típica do gênero, definir seu público-alvo e articular a mensagem de forma clara e engajante. Por fim, as reportagens serão apresentadas para toda a turma, seguidas de uma roda de conversa que permitirá compartilhar descobertas e reflexões sobre o tema, fomentando o pensamento crítico e a empatia entre os alunos.
Por meio desta atividade, os alunos desenvolverão habilidades valiosas tanto para o âmbito acadêmico quanto para a vida em comunidade. Aprenderão a realizar pesquisas eficientes, localizando e analisando informações de forma crítica. Serão incentivados a criar textos informativos e criativos, desenvolvendo capacidades de expressão escrita e oral no gênero jornalístico. Além disso, a atividade fortalecerá competências como o trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos. Tendo o combate ao racismo como tema central, contribuirá também para a formação cidadã dos estudantes, promovendo valores como respeito, justiça e solidariedade.
No contexto desta atividade, o Conteúdo Programático é projetado para englobar os aspectos teóricos e práticos do jornalismo, com um foco especial na reportagem como ferramenta de combate ao racismo. Os alunos aprenderão sobre a estrutura de uma reportagem, a importância de identificar e entender o público-alvo, e como apresentar as informações de maneira criativa e responsável. Além disso, o combate ao racismo será explorado como um tema transversal, permitindo aos alunos compreender a importância da inclusão e do respeito às diferenças.
A metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada, incentivando os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem através da elaboração e execução de um projeto de investigação jornalística. Em grupos, realizarão pesquisas, entrevistas e discussões, orientados por um cronograma de atividades práticas que visa desenvolver suas competências de maneira integral. O apoio e orientação constante do professor garantirão que os alunos mantenham o foco nos objetivos de aprendizagem, promovendo também a colaboração e o diálogo contínuos entre os participantes.
A carga horária total desta atividade será de 6 horas, dividida em 6 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, dedicaremos duas aulas à introdução do projeto, exploração do tema e planejamento das pesquisas. As próximas duas aulas serão voltadas para a realização das pesquisas e entrevistas. Na quinta aula, os grupos trabalharão na produção da reportagem, com atenção especial ao processo de escrita criativa e informativa. A última aula será dedicada à apresentação das reportagens e à realização da roda de conversa, momento de compartilhamento e reflexão sobre as aprendizagens.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação dos alunos em todas as fases do projeto. A qualidade das pesquisas, a aplicação das técnicas de entrevista, a criatividade e clareza na produção textual, e a eficácia da apresentação oral serão alguns dos critérios utilizados. Também será avaliada a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, gerenciar o tempo e recursos do projeto, e de engajar-se na discussão crítica durante a roda de conversa. Exemplos de sucesso serão compartilhados, encorajando a reflexão sobre as práticas adotadas e aprendizados alcançados.
Para a execução desta atividade, diversos recursos serão necessários. Acesso à Internet e a bibliotecas permitirá que os grupos realizem pesquisas abrangentes. Ferramentas digitais, como processadores de texto e plataformas de apresentação, apoiarão a produção e apresentação das reportagens. Materiais de escrita e gravação facilitarão as entrevistas, enquanto espaços adequados para discussão e apresentação promoverão o compartilhamento de ideias. A diversidade de recursos garantirá que os alunos possam explorar o tema profundamente e expressar suas descobertas criativamente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula