Repórteres do Bem: Investigando o Combate ao Racismo

Desenvolvida por: Sávio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Combate ao Racismo

Esta atividade pedagógica prática propõe que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se tornem repórteres investigativos sobre o tema do combate ao racismo. Divididos em pequenos grupos, eles buscarão entender as diversas formas como indivíduos e comunidades lutam contra o racismo em sua cidade, país ou no mundo. Utilizando ferramentas como entrevistas, pesquisas online e em bibliotecas, os alunos coletarão informações sobre ações e histórias de resistência. Em seguida, cada grupo planejará e produzirá uma reportagem escrita, aplicando as estratégias de jornalismo para destacar as lutas contra o racismo de maneira criativa e informativa. A reportagem deverá contemplar a estrutura típica do gênero, definir seu público-alvo e articular a mensagem de forma clara e engajante. Por fim, as reportagens serão apresentadas para toda a turma, seguidas de uma roda de conversa que permitirá compartilhar descobertas e reflexões sobre o tema, fomentando o pensamento crítico e a empatia entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio desta atividade, os alunos desenvolverão habilidades valiosas tanto para o âmbito acadêmico quanto para a vida em comunidade. Aprenderão a realizar pesquisas eficientes, localizando e analisando informações de forma crítica. Serão incentivados a criar textos informativos e criativos, desenvolvendo capacidades de expressão escrita e oral no gênero jornalístico. Além disso, a atividade fortalecerá competências como o trabalho em equipe, planejamento e execução de projetos. Tendo o combate ao racismo como tema central, contribuirá também para a formação cidadã dos estudantes, promovendo valores como respeito, justiça e solidariedade.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações
  • Praticar a entrevista como técnica de investigação jornalística
  • Elaborar reportagens escritas com criatividade e precisão informativa
  • Fomentar habilidades de apresentação oral e discussão em grupo
  • Incentivar o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP03
  • description": "Localizar informações explícitas em textos." }, { "code": EF15LP05
  • description": "Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas." }, { "code": EF35LP21
  • description": Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

No contexto desta atividade, o Conteúdo Programático é projetado para englobar os aspectos teóricos e práticos do jornalismo, com um foco especial na reportagem como ferramenta de combate ao racismo. Os alunos aprenderão sobre a estrutura de uma reportagem, a importância de identificar e entender o público-alvo, e como apresentar as informações de maneira criativa e responsável. Além disso, o combate ao racismo será explorado como um tema transversal, permitindo aos alunos compreender a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

  • Estrutura e características de uma reportagem
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações
  • Análise crítica de fuentes
  • Ética no jornalismo
  • História e importância do combate ao racismo

Metodologia

A metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada, incentivando os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem através da elaboração e execução de um projeto de investigação jornalística. Em grupos, realizarão pesquisas, entrevistas e discussões, orientados por um cronograma de atividades práticas que visa desenvolver suas competências de maneira integral. O apoio e orientação constante do professor garantirão que os alunos mantenham o foco nos objetivos de aprendizagem, promovendo também a colaboração e o diálogo contínuos entre os participantes.

  • Pesquisa em fontes diversificadas
  • Realização de entrevistas
  • Produção colaborativa da reportagem
  • Apresentação e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 6 horas, dividida em 6 aulas de 60 minutos cada. Inicialmente, dedicaremos duas aulas à introdução do projeto, exploração do tema e planejamento das pesquisas. As próximas duas aulas serão voltadas para a realização das pesquisas e entrevistas. Na quinta aula, os grupos trabalharão na produção da reportagem, com atenção especial ao processo de escrita criativa e informativa. A última aula será dedicada à apresentação das reportagens e à realização da roda de conversa, momento de compartilhamento e reflexão sobre as aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e planejamento das pesquisas
  • Aula 2: Exploração do tema e início das pesquisas
  • Aula 3: Continuação das pesquisas e início das entrevistas
  • Aula 4: Conclusão das entrevistas e início da produção das reportagens
  • Aula 5: Produção das reportagens
  • Aula 6: Apresentação das reportagens e roda de conversa

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando a participação dos alunos em todas as fases do projeto. A qualidade das pesquisas, a aplicação das técnicas de entrevista, a criatividade e clareza na produção textual, e a eficácia da apresentação oral serão alguns dos critérios utilizados. Também será avaliada a habilidade dos alunos de trabalhar em equipe, gerenciar o tempo e recursos do projeto, e de engajar-se na discussão crítica durante a roda de conversa. Exemplos de sucesso serão compartilhados, encorajando a reflexão sobre as práticas adotadas e aprendizados alcançados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, diversos recursos serão necessários. Acesso à Internet e a bibliotecas permitirá que os grupos realizem pesquisas abrangentes. Ferramentas digitais, como processadores de texto e plataformas de apresentação, apoiarão a produção e apresentação das reportagens. Materiais de escrita e gravação facilitarão as entrevistas, enquanto espaços adequados para discussão e apresentação promoverão o compartilhamento de ideias. A diversidade de recursos garantirá que os alunos possam explorar o tema profundamente e expressar suas descobertas criativamente.

  • Acesso à Internet
  • Acesso a bibliotecas e outras fontes de pesquisa
  • Ferramentas digitais para escrita e apresentação
  • Materiais de escrita e gravação para entrevistas
  • Espaço para discussões em grupo e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo