Repórteres do Cotidiano

Desenvolvida por: Cintia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e expressão

Nessa atividade prática, os alunos terão a oportunidade de explorar temas atuais e eventos recentes através da atuação como repórteres. Formando grupos, eles planejarão e realizarão entrevistas com colegas, professores e funcionários da escola, exercitando habilidades de comunicação, investigação e empatia. As perguntas formuladas pelos alunos buscarão obter informações ricas, apresentar opiniões e relatar experiências relacionadas ao tema escolhido. O ponto culminante da atividade será uma Roda de Debate, onde grupos compartilharão suas descobertas. Este momento promoverá uma troca e reflexão coletiva, permitindo aos alunos discutir diferentes pontos de vista e desenvolver uma compreensão mais profunda do tema investigado. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o fortalecimento de competências sociais, críticas e reflexivas.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os alunos serão capazes de exercitar a arte da entrevista, desenvolvendo a habilidade de fazer perguntas significativas e escutar ativamente as respostas. Eles aprenderão a organizar e apresentar informações de maneira coesa, praticando a expressão oral em púbico. Este projeto também visa desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, respeitando opiniões diversas e promovendo o diálogo construtivo. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente sobre os temas explorados e sobre o processo de investigação jornalística.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Praticar a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista.
  • Aprender a formular perguntas significativas e organizar informações coletadas.
  • Exercitar a expressão oral em público durante a Roda de Debate.
  • Cultivar a curiosidade e o pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP13: Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
  • EF05LP15: Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Ao longo deste projeto, os alunos irão explorar o campo jornalístico, aprendendo sobre os diferentes aspectos e etapas da produção de uma reportagem. Isso inclui a escolha de um tema relevante, o planejamento de entrevistas e a organização das informações coletadas. Através da Roda de Debate, os estudantes irão praticar habilidades de argumentação e ouvirão para entender e responder a diferentes pontos de vista, promovendo um ambiente de respeito mútuo e aprendizado colaborativo.

  • Introdução ao jornalismo e à notícia.
  • Etapas da produção jornalística.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Organização e apresentação de informações.
  • Roda de Debate: regras e objetivos.

Metodologia

Esta atividade adota uma abordagem de aprendizagem ativa e participativa, com base no método construtivista, em que o aluno protagoniza o seu aprendizado. Esta oferece, aindas, estímulos  ao envolvimento direto dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma breve introdução ao jornalismo, seguida de uma discussão sobre a importância da escolha de um tema relevante. Serão formados grupos para a realização das entrevistas, as quais serão planejadas com base em perguntas elaboradas coletivamente. Os grupos irão, então, realizar as entrevistas e preparar a apresentação das descobertas para a Roda de Debate, um espaço de compartilhamento e discussão que encoraja a escuta ativa e promove o pensamento crítico.

  • Aula expositiva e interativa sobre jornalismo.
  • Trabalho em grupo para planejamento de entrevistas.
  • Realização das entrevistas e coleta de informações.
  • Preparação de apresentações para a Roda de Debate.
  • Condução da Roda de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 45 minutos cada, totalizando 1,5 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, discutirão temas e formarão as equipes de trabalho. A pesquisa e o planejamento das entrevistas também começarão nesta fase. Na segunda aula, os alunos concluirão as entrevistas, se necessário, e prepararão suas apresentações para a Roda de Debate, que será o foco principal da segunda aula. O tempo será bem distribuído para garantir a participação ativa de todos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, discussão de temas, formação de equipes e início do planejamento das entrevistas.
  • Aula 1.5: Conclusão das entrevistas, preparação e realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, tais como a capacidade dos alunos em formular e realizar perguntas significativas, a qualidade das informações coletadas e a forma como são organizadas e apresentadas durante a Roda de Debate. Serão avaliados também o envolvimento dos alunos no projeto, a colaboração e o respeito dentro das equipes e durante a Roda de Debate. A capacidade de reflexão sobre os temas investigados e o processo de pesquisa também serão critérios importantes. Será avaliada a clareza da comunicação, o nível de preparo para as entrevistas e a contribuição para o diálogo na Roda de Debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas preliminares, câmera ou gravador de áudio para as entrevistas, se possível, e materiais para registro e organização das informações (cadernos, canetas, computadores). A sala de aula deverá ser organizada de maneira a facilitar a realização da Roda de Debate, com cadeiras dispostas em círculo, permitindo o contato visual entre todos os participantes e promovendo um ambiente propício à discussão e ao compartilhamento de ideias.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Câmera ou gravador de áudio para as entrevistas.
  • Materiais para registro (cadernos, canetas).
  • Computadores ou tablets para a organização das informações.
  • Sala de aula organizada em formato de círculo para a Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo