Nessa atividade prática, os alunos terão a oportunidade de explorar temas atuais e eventos recentes através da atuação como repórteres. Formando grupos, eles planejarão e realizarão entrevistas com colegas, professores e funcionários da escola, exercitando habilidades de comunicação, investigação e empatia. As perguntas formuladas pelos alunos buscarão obter informações ricas, apresentar opiniões e relatar experiências relacionadas ao tema escolhido. O ponto culminante da atividade será uma Roda de Debate, onde grupos compartilharão suas descobertas. Este momento promoverá uma troca e reflexão coletiva, permitindo aos alunos discutir diferentes pontos de vista e desenvolver uma compreensão mais profunda do tema investigado. Esta atividade visa não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o fortalecimento de competências sociais, críticas e reflexivas.
Através desta atividade, os alunos serão capazes de exercitar a arte da entrevista, desenvolvendo a habilidade de fazer perguntas significativas e escutar ativamente as respostas. Eles aprenderão a organizar e apresentar informações de maneira coesa, praticando a expressão oral em púbico. Este projeto também visa desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, respeitando opiniões diversas e promovendo o diálogo construtivo. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente sobre os temas explorados e sobre o processo de investigação jornalística.
Ao longo deste projeto, os alunos irão explorar o campo jornalístico, aprendendo sobre os diferentes aspectos e etapas da produção de uma reportagem. Isso inclui a escolha de um tema relevante, o planejamento de entrevistas e a organização das informações coletadas. Através da Roda de Debate, os estudantes irão praticar habilidades de argumentação e ouvirão para entender e responder a diferentes pontos de vista, promovendo um ambiente de respeito mútuo e aprendizado colaborativo.
Esta atividade adota uma abordagem de aprendizagem ativa e participativa, com base no método construtivista, em que o aluno protagoniza o seu aprendizado. Esta oferece, aindas, estímulos ao envolvimento direto dos alunos no processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma breve introdução ao jornalismo, seguida de uma discussão sobre a importância da escolha de um tema relevante. Serão formados grupos para a realização das entrevistas, as quais serão planejadas com base em perguntas elaboradas coletivamente. Os grupos irão, então, realizar as entrevistas e preparar a apresentação das descobertas para a Roda de Debate, um espaço de compartilhamento e discussão que encoraja a escuta ativa e promove o pensamento crítico.
A atividade será dividida em duas aulas de 45 minutos cada, totalizando 1,5 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, discutirão temas e formarão as equipes de trabalho. A pesquisa e o planejamento das entrevistas também começarão nesta fase. Na segunda aula, os alunos concluirão as entrevistas, se necessário, e prepararão suas apresentações para a Roda de Debate, que será o foco principal da segunda aula. O tempo será bem distribuído para garantir a participação ativa de todos.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos, tais como a capacidade dos alunos em formular e realizar perguntas significativas, a qualidade das informações coletadas e a forma como são organizadas e apresentadas durante a Roda de Debate. Serão avaliados também o envolvimento dos alunos no projeto, a colaboração e o respeito dentro das equipes e durante a Roda de Debate. A capacidade de reflexão sobre os temas investigados e o processo de pesquisa também serão critérios importantes. Será avaliada a clareza da comunicação, o nível de preparo para as entrevistas e a contribuição para o diálogo na Roda de Debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas preliminares, câmera ou gravador de áudio para as entrevistas, se possível, e materiais para registro e organização das informações (cadernos, canetas, computadores). A sala de aula deverá ser organizada de maneira a facilitar a realização da Roda de Debate, com cadeiras dispostas em círculo, permitindo o contato visual entre todos os participantes e promovendo um ambiente propício à discussão e ao compartilhamento de ideias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula