Roda de Histórias

Desenvolvida por: Naisa … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção coletiva de narrativas

A atividade 'Roda de Histórias' é um exercício de narrativa colaborativa que envolve todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em um processo criativo e inclusivo de construção de histórias. Nesta dinâmica, os estudantes serão dispostos em um círculo, e a cada rodada, um aluno adicionará uma frase à história iniciada por seu colega, tecendo uma trama coletiva que evolui com as contribuições de cada participante. A atividade objetiva promover habilidades essenciais de comunicação, como a expressão oral clara e eficaz, a escuta ativa, e o respeito pelos turnos de fala, além de estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em conjunto. Essa prática permitirá aos alunos valorizar e reconhecer a importância de cada voz no processo de criação, além de fomentar um espaço de interação respeitoso e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito principal da atividade 'Roda de Histórias' é fomentar nos alunos do 5º ano habilidades fundamentais de expressão oral e escuta ativa, promovendo também o respeito mútuo e o desenvolvimento da criatividade. Busca-se incentivar os estudantes a se expressarem com clareza, articulando suas ideias de maneira compreensível, utilizando um tom de voz audível e respeitando o ritmo adequado, além de ouvirem atentamente as contribuições dos colegas, formulando perguntas pertinentes e solicitando esclarecimentos quando necessário.

  • Desenvolver habilidades de expressão oral e comunicação eficaz.
  • Estimular a escuta ativa e o respeito pelos turnos de fala.
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de construir narrativas em grupo.
  • Promover a valorização das diferentes formas de expressão dos colegas.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a construção coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF15LP10: Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

Conteúdo Programático

Neste conteúdo programático, abordaremos a importância da expressão oral e da escuta ativa no processo de ensino-aprendizagem, destacando como a prática de construir narrativas coletivamente pode enriquecer a experiência educacional dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e criativas fundamentais.

  • Expressão oral e comunicação efetiva
  • Escuta ativa e interação respeitosa
  • Criação coletiva de histórias
  • Respeito aos turnos de fala e escuta atenta
  • Desenvolvimento da criatividade e trabalho colaborativo

Metodologia

A metodologia aplicada será uma abordagem ativa, centrada no aluno, que valoriza a participação de cada estudante no processo de construção do conhecimento. Por meio da dinâmica da 'Roda de Histórias', incentivaremos a expressão individual dentro de um contexto coletivo, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.

  • Formação de um círculo com todos os alunos
  • Criação colaborativa de uma história, com cada aluno adicionando uma frase por vez
  • Respeito pelos turnos de fala e incentivo à escuta ativa
  • Discussão sobre a importância da colaboração e respeito mútuo no processo criativo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas igualmente em duas aulas de 50 minutos cada. Este tempo será utilizado para introduzir a atividade, realizar a dinâmica da 'Roda de Histórias', e então, refletir coletivamente sobre a experiência, abordando os aprendizados e pontos de melhoria.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da 'Roda de Histórias'
  • Aula 2: Continuação e conclusão da 'Roda de Histórias' e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no engajamento dos alunos, qualidade das contribuições orais, respeito pelos turnos de fala e capacidade de escuta ativa. Será dada atenção especial às melhorias observadas na expressão oral dos alunos, à criatividade demonstrada na construção coletiva da história e ao desenvolvimento de habilidades de cooperatividade e respeito mútuo entre os participantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da 'Roda de Histórias' são mínimos, enfatizando a simplicidade e acessibilidade. Precisaremos de um espaço amplo onde os alunos possam sentar-se em círculo, visando facilitar a interação e garantir que todos possam se ouvir claramente.

  • Espaço amplo para a disposição dos alunos em círculo
  • Quadro-negro ou flip-chart para registrar as ideias-chave da história
  • Avaliação formativa para registrar o progresso dos alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo