Esta atividade prática tem como intuito inserir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no mundo do jornalismo, proporcionando-lhes a oportunidade de entrevistar professores sobre suas trajetórias na área educacional. Os estudantes serão encorajados a preparar com antecedência perguntas reflexivas e empáticas, abordando temas como desafios enfrentados, momentos de alegria na profissão e a motivação para se tornarem educadores. Após as entrevistas, os alunos deverão escrever reportagens, fazendo uso de uma linguagem imparcial e consciente das escolhas lexicais, de maneira a refletir sobre como estas escolhas podem influenciar a forma como as histórias são contadas e percebidas. Este exercício visa fomentar não apenas a compreensão e a empatia dos alunos para com os professores, mas também desenvolver habilidades essenciais de análise crítica e escrita, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e reflexivos.
Os objetivos desta atividade concentram-se em promover a compreensão dos alunos sobre o papel fundamental dos professores na sociedade e no desenvolvimento individual, além de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais de escrita, análise crítica e uso consciente da linguagem. Pretende-se que os estudantes aprendam a elaborar perguntas significativas e a conduzir entrevistas de forma respeitosa e profissional, bem como a escrever reportagens imparciais, reconhecendo a importância das escolhas lexicais na construção de narrativas e na percepção do leitor.
Este plano de aula articula o desenvolvimento de habilidades de análise de textos e produção escrita, alinhado com a BNCC, enfatizando a importância da consciência nas escolhas lexicais e no entendimento da parcialidade/imparcialidade em narrativas jornalísticas. Através da prática de entrevistas e da escrita de reportagens, os alunos explorarão como diferentes escolhas de palavras podem alterar significados e percepções, enriquecendo o seu aprendizado em língua portuguesa.
A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa e participativa, envolvendo os alunos em um processo de imersão no papel de jornalistas. Inicialmente, haverá uma fase de preparação teórica sobre técnicas de entrevista e princípios da escrita jornalística. Seguida pela prática de realizar entrevistas com professores, permitindo uma interação direta e enriquecedora. Por fim, os alunos serão guiados no processo de escrita de suas reportagens, aplicando os conceitos aprendidos e refletindo sobre as suas escolhas como autores.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à preparação dos alunos para as entrevistas, incluindo um debate sobre a ética jornalística e a elaboração das perguntas. A segunda aula focará na escrita das reportagens, partindo das informações coletadas nas entrevistas, e na revisão coletiva dos textos.
A avaliação desta atividade será processual e baseada no envolvimento dos alunos em cada etapa do projeto. Será dada atenção especial à capacidade de preparar perguntas significativas, conduzir a entrevista de maneira profissional, e na habilidade de escrever reportagens que reflitam uma análise crítica e imparcial, utilizando escolhas lexicais apropriadas. Além da qualidade escrita, será avaliada a capacidade de reflexão e crítica sobre o próprio trabalho e o dos colegas durante as sessões de revisão.
Os recursos para esta atividade incluem materiais didáticos sobre jornalismo e técnicas de entrevista, gravadores ou smartphones para a gravação das entrevistas, computadores ou notebooks para a escrita das reportagens, assim como acesso à internet para pesquisas complementares. Além disso, será necessário organizar um espaço adequado para a realização das entrevistas, garantindo um ambiente confortável tanto para entrevistadores quanto para os entrevistados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula