A Entrevista Reversa: Alunos no papel de jornalistas

Desenvolvida por: Edilúc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Empatia e Compreensão do papel do professor

Esta atividade prática tem como intuito inserir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no mundo do jornalismo, proporcionando-lhes a oportunidade de entrevistar professores sobre suas trajetórias na área educacional. Os estudantes serão encorajados a preparar com antecedência perguntas reflexivas e empáticas, abordando temas como desafios enfrentados, momentos de alegria na profissão e a motivação para se tornarem educadores. Após as entrevistas, os alunos deverão escrever reportagens, fazendo uso de uma linguagem imparcial e consciente das escolhas lexicais, de maneira a refletir sobre como estas escolhas podem influenciar a forma como as histórias são contadas e percebidas. Este exercício visa fomentar não apenas a compreensão e a empatia dos alunos para com os professores, mas também desenvolver habilidades essenciais de análise crítica e escrita, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e reflexivos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade concentram-se em promover a compreensão dos alunos sobre o papel fundamental dos professores na sociedade e no desenvolvimento individual, além de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais de escrita, análise crítica e uso consciente da linguagem. Pretende-se que os estudantes aprendam a elaborar perguntas significativas e a conduzir entrevistas de forma respeitosa e profissional, bem como a escrever reportagens imparciais, reconhecendo a importância das escolhas lexicais na construção de narrativas e na percepção do leitor.

  • Promover a compreensão e a empatia dos alunos para com a trajetória e desafios dos professores.
  • Desenvolver habilidades de escrita e análise crítica nos alunos.
  • Incentivar o uso consciente e imparcial da linguagem nas produções textuais.
  • Estimular a habilidade dos alunos em preparar e realizar entrevistas.
  • Refletir sobre a influência das escolhas lexicais na construção narrativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF06LP01
  • description": "Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos." }, { "code": EF06LP03
  • description": Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

Conteúdo Programático

Este plano de aula articula o desenvolvimento de habilidades de análise de textos e produção escrita, alinhado com a BNCC, enfatizando a importância da consciência nas escolhas lexicais e no entendimento da parcialidade/imparcialidade em narrativas jornalísticas. Através da prática de entrevistas e da escrita de reportagens, os alunos explorarão como diferentes escolhas de palavras podem alterar significados e percepções, enriquecendo o seu aprendizado em língua portuguesa.

  • Entrevista como gênero jornalístico: estrutura e funções.
  • Técnicas de entrevista e elaboração de perguntas.
  • Escrita jornalística: princípios de imparcialidade e escolhas lexicais.
  • Análise crítica de textos jornalísticos.
  • Produção de reportagem: da coleta de informações à escrita.

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa e participativa, envolvendo os alunos em um processo de imersão no papel de jornalistas. Inicialmente, haverá uma fase de preparação teórica sobre técnicas de entrevista e princípios da escrita jornalística. Seguida pela prática de realizar entrevistas com professores, permitindo uma interação direta e enriquecedora. Por fim, os alunos serão guiados no processo de escrita de suas reportagens, aplicando os conceitos aprendidos e refletindo sobre as suas escolhas como autores.

  • Discussão em sala sobre o papel do jornalista e a importância da imparcialidade.
  • Elaboração coletiva de um guia de entrevistas.
  • Prática de entrevistas com professores convidados.
  • Oficina de escrita jornalística focada na reportagem.
  • Sessão de revisão e feedback das reportagens produzidas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à preparação dos alunos para as entrevistas, incluindo um debate sobre a ética jornalística e a elaboração das perguntas. A segunda aula focará na escrita das reportagens, partindo das informações coletadas nas entrevistas, e na revisão coletiva dos textos.

  • Aula 1: Preparação para as entrevistas e elaboração de perguntas.
  • Aula 2: Escrita das reportagens e revisão dos textos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e baseada no envolvimento dos alunos em cada etapa do projeto. Será dada atenção especial à capacidade de preparar perguntas significativas, conduzir a entrevista de maneira profissional, e na habilidade de escrever reportagens que reflitam uma análise crítica e imparcial, utilizando escolhas lexicais apropriadas. Além da qualidade escrita, será avaliada a capacidade de reflexão e crítica sobre o próprio trabalho e o dos colegas durante as sessões de revisão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais didáticos sobre jornalismo e técnicas de entrevista, gravadores ou smartphones para a gravação das entrevistas, computadores ou notebooks para a escrita das reportagens, assim como acesso à internet para pesquisas complementares. Além disso, será necessário organizar um espaço adequado para a realização das entrevistas, garantindo um ambiente confortável tanto para entrevistadores quanto para os entrevistados.

  • Material didático sobre jornalismo e técnicas de entrevista.
  • Gravadores ou smartphones para gravação das entrevistas.
  • Computadores ou notebooks para escrita das reportagens.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Espaço apropriado para realização das entrevistas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo