Aventura Substantiva e Adjetiva

Desenvolvida por: Sônia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Construção de narrativa com foco em substantivos e adjetivos

A atividade propõe que os alunos do 6º ano desenvolvam uma apresentação criativa sobre uma aventura fictícia que criaram. Nessa aventura, os substantivos e adjetivos serão essenciais para a construção de descrições vívidas e detalhadas. O propósito da atividade é fortalecer a compreensão das funções e flexões dessas classes gramaticais em contextos narrativos. Inicialmente, os alunos farão uma análise de textos previamente estudados para identificar e refletir sobre o uso dos substantivos e adjetivos. Na sequência, eles aplicarão esse conhecimento na criação de suas histórias, que terão de apresentar para a turma. Durante a apresentação, cada aluno deverá explicar como utilizou os conhecimentos adquiridos sobre substantivos e adjetivos, discutindo suas escolhas e possíveis flexões utilizadas. Essa atividade visa promover uma experiência prática e colaborativa, onde a criatividade sobressai aliada à competência linguística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central é fomentar a capacidade de análise e aplicação prática dos substantivos e adjetivos no contexto narrativo. Dessa forma, os estudantes aprimoram suas habilidades de leitura crítica e produção textual criativa. A atividade também busca desenvolver a autonomia dos alunos no uso consciente de descrições textuais, fortalecendo suas capacidades de comunicação e expressão.

  • Desenvolver a habilidade de identificar substantivos e adjetivos em textos variados.
  • Aplicar o conhecimento sobre substantivos e adjetivos na criação de narrativas.
  • Fomentar a criatividade e a expressão pessoal em apresentações orais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático enfoca essencialmente nas estruturas linguísticas que compõem os substantivos e adjetivos, suas funções e flexões dentro dos textos narrativos. Ao abordar estes conceitos, os alunos desenvolvem habilidades cruciais para a construção de narrativas bem elaboradas, capazes de capturar a atenção do leitor ou ouvinte.

  • Identificação de substantivos em textos.
  • Identificação de adjetivos e suas funções.
  • Flexões de gênero e número dos substantivos e adjetivos.
  • Criação de narrativas utilizando os conceitos aprendidos.

Metodologia

A atividade utiliza uma abordagem prática e colaborativa, tornando o aprendizado mais significativo por meio de experiências reais. A interação constante entre os pares durante a criação das aventuras e suas apresentações permite a troca de ideias e assegura um maior engajamento dos alunos. Além disso, o uso de exemplos concretos auxilia na consolidação dos conceitos aprendidos de forma teórica.

  • Análise de textos previamente selecionados com destaque para substantivos e adjetivos.
  • Criação colaborativa de narrativas fictícias.
  • Apresentações orais para a turma, seguidas de discussão.
  • Reflexão sobre o uso de substantivos e adjetivos nas narrativas criadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é estruturado para otimizar o tempo e garantir uma boa absorção dos conteúdos. As duas horas são distribuídas em uma aula de 90 minutos, de maneira que as etapas sejam cumpridas de modo fluído e eficiente, permitindo espaço para reflexão e feedback.

  • Primeiro bloco de 45 minutos: Revisão de conceitos e análise de textos.
  • Segundo bloco de 45 minutos: Criação da narrativa e preparação para a apresentação.
  • Apresentação das narrativas para a turma e discussão sobre o uso de substantivos e adjetivos.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa. Será observada a capacidade de analisar e identificar substantivos e adjetivos durante a atividade de leitura inicial. Na criação das histórias, serão analisadas a criatividade, coesão e a correta aplicação dos conceitos de substantivos e adjetivos. Durante as apresentações, a clareza na explicação de como os conceitos gramaticais foram aplicados será um critério importante. Exemplos de avaliações específicas incluem rubricas que contemplem aspectos como clareza de comunicação, adequação do vocabulário e originalidade na criação da aventura.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento eficaz da atividade, serão utilizados recursos que facilitem tanto a análise teórica quanto a parte prática da atividade. Ferramentas como projetor para apresentação dos textos, folhas de papel para rascunhos e possíveis teconologias digitais podem contribuir para fomentar a criatividade durante a criação das narrativas.

  • Textos selecionados para análise de substantivos e adjetivos.
  • Papel e canetas para planejamento das histórias.
  • Equipamentos audiovisuais para as apresentações.
  • Material digital para pesquisas complementares.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo