Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Joilma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Denotação e Conotação

Na atividade Caça ao Tesouro das Palavras, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa. Eles irão explorar a sala de aula ou a escola em busca de pistas escondidas, cada uma revelando um novo aspecto sobre o uso da denotação e conotação em palavras e expressões. À medida que encontram as pistas, enfrentarão desafios projetados para ajudá-los a distinguir entre o sentido denotativo e o conotativo das palavras. Esta jornada de descoberta não apenas facilitará o entendimento da dupla função das palavras no idioma, mas também promoverá habilidades de raciocínio crítico, colaboração e comunicação efetiva. O ápice deste percurso educativo será a criação de um mapa de palavras coletivo, onde os alunos poderão visualizar e compreender de forma criativa as aprendizagens adquiridas sobre denotação e conotação, reforçando a importância desses conceitos no uso diário da língua.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na compreensão dos conceitos de denotação e conotação, habilidades essenciais para o desenvolvimento de competências interpretativas e de produção textual na língua portuguesa. Através desta caça ao tesouro, os estudantes serão estimulados a pensar de forma crítica sobre o uso das palavras, distinguindo os seus múltiplos sentidos e aplicabilidades. Esta atividade reforçará a capacidade de análise linguística dos alunos, promovendo o raciocínio lógico, a colaboração em equipe e a habilidade de resolver problemas. Desenvolver a sensibilidade para os diversos contextos de uso das palavras em situações comunicativas reais será um ganho significativo desta experiência.

  • Diferenciar denotação de conotação
  • Aplicar o conhecimento sobre denotação e conotação em diversas situações de uso da língua
  • Desenvolver habilidades de análise linguística
  • Aprimorar o raciocínio crítico e a capacidade de trabalhar em equipe
  • Criar um mapa de palavras que sintetize os aprendizados sobre o tema

Conteúdo Programático

O estudo de denotação e conotação constitui uma parte crítica do currículo de Língua Portuguesa, capacitando os alunos a interpretar e produzir textos com maior precisão e riqueza de significado. Esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de explorar esses conceitos de maneira prática e interativa, fortalecendo o entendimento sobre como as palavras podem ser utilizadas para expressar diferentes níveis de significado, dependendo de seu contexto. Além disso, o desenvolvimento de habilidades colaborativas e de resolução de problemas será incentivado, preparando os estudantes para aplicações reais dessas competências em diversas situações comunicativas.

  • Diferenciação entre denotação e conotação
  • Análise de textos para identificar o uso denotativo e conotativo das palavras
  • Desenvolvimento de raciocínio crítico e habilidades colaborativas
  • Criação de um mapa de palavras como ferramenta de síntese

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade integra a Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a participarem ativamente em sua jornada educativa por meio de uma caça ao tesouro. Esta abordagem prática promove a exploração e a descoberta, facilitando o aprendizado em um ambiente dinâmico e colaborativo. As pistas serão projetadas para desafiar os estudantes a pensar criticamente e aplicar seus conhecimentos sobre denotação e conotação, enquanto a criação do mapa de palavras permitirá a visualização e consolidação dos conceitos aprendidos.

  • Caça ao tesouro para encontrar pistas relacionadas à denotação e conotação
  • Análise de frases e expressões para determinar o uso denotativo ou conotativo
  • Atividades colaborativas para solução de desafios
  • Criação de um mapa de palavras coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos de denotação e conotação e iniciarão a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à conclusão da caça, discussão das descobertas e criação do mapa de palavras.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Conclusão da caça, discussão das descobertas e criação do mapa de palavras

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das análises realizadas durante a caça ao tesouro e na contribuição para a criação do mapa de palavras. Será considerada a capacidade de identificar corretamente o uso denotativo e conotativo das palavras e expressões, além da colaboração e engajamento durante as atividades em equipe. Exemplos específicos das descobertas dos alunos e a profundidade de suas análises enriquecerão a avaliação, mostrando claramente o entendimento dos conceitos estudados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como pistas impressas, que descrevam os desafios ou forneçam informações sobre denotação e conotação, marcadores, fita adesiva para fixar as pistas em pontos estratégicos, papel e lápis para anotações dos alunos e materiais de arte para a criação do mapa de palavras, incluindo cartolinas, canetinhas coloridas, cola e tesoura.

  • Pistas impressas relacionadas à denotação e conotação
  • Marcadores e fita adesiva
  • Papel e lápis para anotações
  • Materiais de arte para a criação do mapa de palavras (cartolina, canetinhas coloridas, cola, tesoura)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo