Caça ao Tesouro Jornalístico

Desenvolvida por: Edna R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Jornalísticos

A atividade Caça ao Tesouro Jornalístico é uma prática pedagógica interativa e dinâmica, projetada para engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração e compreensão dos diferentes gêneros jornalísticos. Ao dividir a turma em equipes, cada grupo receberá trechos de variados gêneros jornalísticos, como notícia, reportagem, artigo de opinião, entre outros. A primeira fase do desafio consiste em identificar corretamente a que gênero cada trecho pertence. Em seguida, os alunos embarcarão em uma emocionante 'caça' pela escola ou em um ambiente digital cuidadosamente preparado pelo professor. Nesta jornada, estarão à procura dos conteúdos completos, escondidos em locais estratégicos. O objetivo é não apenas encontrar os textos mas também associá-los aos conceitos previamente discutidos em sala de aula, destacando-se a importância da notícia e as características distintas de cada gênero jornalístico. Através dessa abordagem prática, busca-se fomentar a integração entre os estudantes e estimular um aprendizado mais ativo e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover uma compreensão profunda dos diferentes gêneros jornalísticos, destacando a importância fundamental da notícia na mídia. Visa também desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes identificar e diferenciar entre os variados estilos e propósitos dos textos jornalísticos. Além disso, pretende-se incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, enquanto os estudantes se engajam na busca pelos trechos e os relacionam com os conceitos discutidos em sala. A aplicação de uma metodologia ativa como a Atividade Mão-na-massa facilita a construção do conhecimento de forma mais envolvente e prática, preparando os alunos para interagir criticamente com a mídia em seu cotidiano.

  • Identificar e diferenciar os gêneros jornalísticos
  • Compreender a importância da notícia e suas características
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Estimular o pensamento crítico e analítico frente aos textos jornalísticos
  • Associação dos conceitos teóricos com a prática através da busca e análise dos trechos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF06LP02: Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.
  • EF67LP01: Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Caça ao Tesouro Jornalístico abrange o estudo dos diferentes gêneros jornalísticos, com ênfase na notícia como elemento central do jornalismo. O estudo se estende às caracterizações, propósitos e formas de expressão próprias de cada gênero, como reportagens, artigos de opinião, editoriais etc. Pretende-se, assim, proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para uma compreensão crítica e construtiva dos meios de comunicação, fortalecendo sua capacidade de análise e produção textual dentro desse contexto.

  • Características dos gêneros jornalísticos
  • Importância e estrutura da notícia
  • Diferenças entre notícia, reportagem e artigo de opinião
  • Noções de parcialidade e imparcialidade em textos jornalísticos
  • Uso e função dos hiperlinks em jornalismo digital

Metodologia

A metodologia da Atividade Mão-na-massa será empregada para engajar os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem. Através da divisão da turma em equipes e da distribuição de trechos de gêneros jornalísticos variados, os estudantes serão incentivados a explorar e aplicar os conceitos teóricos em uma atividade prática. A 'caça' pelos trechos completos, seja no ambiente escolar ou digital, requer que os alunos empreguem habilidades analíticas, críticas e de trabalho em equipe, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e integrada aos objetivos pedagógicos.

  • Divisão da turma em equipes
  • Distribuição dos trechos de gêneros jornalísticos
  • Identificação e análise dos gêneros recebidos
  • Caça aos trechos completos no ambiente escolhido
  • Discussão e associação dos trechos com os conceitos teóricos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá um total de 2 horas, distribuídas em 4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula será apresentada a atividade e os conceitos iniciais. As duas aulas seguintes serão dedicadas à realização da caça aos tesouros jornalísticos. A última aula será reservada para a discussão dos resultados, reflexões finais e avaliação da atividade.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e introdução aos gêneros jornalísticos
  • Aula 2 e 3: Realização da 'caça ao tesouro' jornalístico
  • Aula 4: Discussão dos resultados e avaliação da atividade

Avaliação

A avaliação da atividade Caça ao Tesouro Jornalístico será baseada tanto no processo quanto no produto final do trabalho das equipes. Considerar-se-á a capacidade de identificar corretamente os gêneros jornalísticos, a eficácia da equipe na busca dos trechos completos, bem como a qualidade da análise e conexão dos trechos encontrados com os conceitos discutidos em sala. A participação ativa, a cooperação entre os membros da equipe e a contribuição para as discussões finais também serão critérios importantes. A pontuação será atribuída conforme a clareza, a precisão das identificações, a qualidade das argumentações e o grau de envolvimento dos alunos na atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem textos de diferentes gêneros jornalísticos para a distribuição dos trechos, espaços físicos ou um ambiente digital para a 'caça', materiais para anotações e pesquisa, além de acesso a computadores ou tablets, se a caça for realizada digitalmente. Será empregado também material de apoio como slides ou handouts sobre os conceitos de gêneros jornalísticos para auxiliar na fase inicial de introdução e discussão.

  • Textos jornalísticos variados
  • Espaço físico da escola ou plataforma digital
  • Materiais para anotação
  • Computadores ou tablets
  • Slides ou handouts sobre gêneros jornalísticos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo