A atividade Caça ao Tesouro Jornalístico é uma prática pedagógica interativa e dinâmica, projetada para engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração e compreensão dos diferentes gêneros jornalísticos. Ao dividir a turma em equipes, cada grupo receberá trechos de variados gêneros jornalísticos, como notícia, reportagem, artigo de opinião, entre outros. A primeira fase do desafio consiste em identificar corretamente a que gênero cada trecho pertence. Em seguida, os alunos embarcarão em uma emocionante 'caça' pela escola ou em um ambiente digital cuidadosamente preparado pelo professor. Nesta jornada, estarão à procura dos conteúdos completos, escondidos em locais estratégicos. O objetivo é não apenas encontrar os textos mas também associá-los aos conceitos previamente discutidos em sala de aula, destacando-se a importância da notícia e as características distintas de cada gênero jornalístico. Através dessa abordagem prática, busca-se fomentar a integração entre os estudantes e estimular um aprendizado mais ativo e significativo.
Esta atividade tem como objetivo promover uma compreensão profunda dos diferentes gêneros jornalísticos, destacando a importância fundamental da notícia na mídia. Visa também desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes identificar e diferenciar entre os variados estilos e propósitos dos textos jornalísticos. Além disso, pretende-se incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, enquanto os estudantes se engajam na busca pelos trechos e os relacionam com os conceitos discutidos em sala. A aplicação de uma metodologia ativa como a Atividade Mão-na-massa facilita a construção do conhecimento de forma mais envolvente e prática, preparando os alunos para interagir criticamente com a mídia em seu cotidiano.
O conteúdo programático da atividade Caça ao Tesouro Jornalístico abrange o estudo dos diferentes gêneros jornalísticos, com ênfase na notícia como elemento central do jornalismo. O estudo se estende às caracterizações, propósitos e formas de expressão próprias de cada gênero, como reportagens, artigos de opinião, editoriais etc. Pretende-se, assim, proporcionar aos alunos o conhecimento necessário para uma compreensão crítica e construtiva dos meios de comunicação, fortalecendo sua capacidade de análise e produção textual dentro desse contexto.
A metodologia da Atividade Mão-na-massa será empregada para engajar os alunos de forma ativa no processo de aprendizagem. Através da divisão da turma em equipes e da distribuição de trechos de gêneros jornalísticos variados, os estudantes serão incentivados a explorar e aplicar os conceitos teóricos em uma atividade prática. A 'caça' pelos trechos completos, seja no ambiente escolar ou digital, requer que os alunos empreguem habilidades analíticas, críticas e de trabalho em equipe, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e integrada aos objetivos pedagógicos.
A atividade terá um total de 2 horas, distribuídas em 4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula será apresentada a atividade e os conceitos iniciais. As duas aulas seguintes serão dedicadas à realização da caça aos tesouros jornalísticos. A última aula será reservada para a discussão dos resultados, reflexões finais e avaliação da atividade.
A avaliação da atividade Caça ao Tesouro Jornalístico será baseada tanto no processo quanto no produto final do trabalho das equipes. Considerar-se-á a capacidade de identificar corretamente os gêneros jornalísticos, a eficácia da equipe na busca dos trechos completos, bem como a qualidade da análise e conexão dos trechos encontrados com os conceitos discutidos em sala. A participação ativa, a cooperação entre os membros da equipe e a contribuição para as discussões finais também serão critérios importantes. A pontuação será atribuída conforme a clareza, a precisão das identificações, a qualidade das argumentações e o grau de envolvimento dos alunos na atividade.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem textos de diferentes gêneros jornalísticos para a distribuição dos trechos, espaços físicos ou um ambiente digital para a 'caça', materiais para anotações e pesquisa, além de acesso a computadores ou tablets, se a caça for realizada digitalmente. Será empregado também material de apoio como slides ou handouts sobre os conceitos de gêneros jornalísticos para auxiliar na fase inicial de introdução e discussão.
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