Caça aos Tesouros Gramaticais

Desenvolvida por: Alba P… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Identificação de adjetivos, locuções adjetivas e numerais

Nesta atividade interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental tornar-se-ão verdadeiros detetives da gramática. Eles serão desafiados a identificar e classificar adjetivos, locuções adjetivas e numerais em uma variedade de textos, que incluem trechos de livros, artigos e quadrinhos. Trabalhando em pequenos grupos, os estudantes receberão folhas contendo fragmentos de textos. Aí, a missão deles será sublinhar e classificar os adjetivos, locuções adjetivas e numerais identificados, promovendo discussões enriquecedoras sobre suas escolhas. Esta atividade não só propõe uma interação cooperativa entre os alunos, como também os incentiva a aplicar e refletir sobre os conceitos aprendidos em sala de aula de uma forma prática e dinâmica. Ao final da atividade, cada grupo compartilhará suas descobertas com a turma, proporcionando uma discussão coletiva sobre os diferentes usos e funções desses elementos linguísticos essenciais para a construção de significados na língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Caça aos Tesouros Gramaticais visa engajar os alunos do 6º ano em um processo de aprendizagem ativa, onde serão capazes de identificar, classificar e compreender a funcionalidade dos adjetivos, locuções adjetivas e numerais dentro do contexto de variados textos. Este exercício busca desenvolver não apenas o conhecimento gramatical dos estudantes, mas também suas habilidades analíticas, críticas e de trabalho em equipe. Através desta atividade, os alunos aprenderão a apreciar a riqueza e a complexidade da língua portuguesa, ao mesmo tempo em que aprimoram sua capacidade de leitura e interpretação textual.

  • Identificar adjetivos, locuções adjetivas e numerais em textos diversos.
  • Classificar adjetivos, locuções adjetivas e numerais segundo sua função e uso.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de texto.
  • Promover trabalho em equipe e habilidades de discussão.
  • Estimular a reflexão sobre o uso da língua portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP13 - Identificar e classificar adjetivos e locuções adjetivas em textos.
  • EF06LP14 - Identificar e empregar os numerais em seus diferentes usos sociais.

Conteúdo Programático

Ao abordar a identificação e classificação de adjetivos, locuções adjetivas e numerais, este plano de aula se alinha ao conteúdo programático tradicional do 6º ano do Ensino Fundamental. Além de instigar os alunos a se envolverem com a gramática de forma prática, visa proporcionar uma compreensão mais ampla e aplicada destes elementos, essenciais para a construção de textos com riqueza de detalhes e precisão. Ao contextualizar o uso desses elementos gramaticais em textos variados, os alunos serão estimulados a perceber a gramática como uma ferramenta viva, dinâmica e integral à comunicação eficaz.

  • Adjetivos e suas classificações.
  • Locuções adjetivas e seu emprego.
  • Numerais: usos e tipos.
  • Leitura e interpretação de textos diversos.
  • Prática de análise gramatical em contexto.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa, em que os alunos são os protagonistas do processo de aprendizagem. Na Caça aos Tesouros Gramaticais, os estudantes serão incentivados a explorar os textos ativamente, identificando e classificando as estruturas gramaticais propostas. Pequenos grupos serão formados para promover a interação e a colaboração, elementos essenciais desta metodologia. Durante as sessões, haverá momentos guiados de discussão em grupo, onde os alunos poderão compartilhar suas descobertas e dúvidas, favorecendo a construção coletiva do conhecimento.

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Trabalho em grupo.
  • Discussões guiadas e reflexivas.
  • Aplicação prática de conceitos teóricos.
  • Interação e colaboração entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 5 horas, distribuídas ao longo de 6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Iniciaremos com uma introdução aos conceitos básicos, seguida da formação de grupos e distribuição de materiais. As próximas sessões serão dedicadas à realização da atividade prática, com momentos intercalados para discussões em grupo e esclarecimento de dúvidas. A última aula será voltada para a apresentação dos resultados e discussão final.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de adjetivos, locuções adjetivas e numerais.
  • Aula 2: Formação de grupos e explicação detalhada da atividade.
  • Aula 3 a 5: Realização da atividade prática.
  • Aula 6: Apresentação dos resultados pelos grupos e discussão final.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na contribuição para o grupo e na correta identificação e classificação dos adjetivos, locuções adjetivas e numerais nos textos. Será valorizada a habilidade de argumentar e justificar as escolhas feitas durante a discussão em grupo. A apresentação final proporcionará uma oportunidade para cada grupo expor as estratégias adotadas e os aprendizados adquiridos, servindo como um momento de avaliação coletiva e reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias cópias de trechos de livros, artigos e quadrinhos contendo uma variedade de adjetivos, locuções adjetivas e numerais. Além disso, utilizar-se-ão materiais básicos de sala de aula, como papel, canetas coloridas para sublinhar os elementos nos textos, e quadro para as discussões em grupo e apresentação dos resultados. Recomenda-se a utilização de recursos digitais, como apresentações em slides para consolidar os conceitos principais e facilitar a visualização dos exemplos.

  • Textos variados (livros, artigos, quadrinhos).
  • Papel e canetas coloridas.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Recursos digitais (computador, projetor).
  • Cópias de guias de identificação e classificação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo