Caça-Notícias: Explorando o Jornal

Desenvolvida por: Leane … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Informação

Na atividade 'Caça-Notícias: Explorando o Jornal', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão organizados em grupos para explorar edições variadas de jornais e revistas, tanto em formatos impressos quanto digitais. O objetivo é proporcionar uma aprendizagem dinâmica e interativa sobre a importância da mídia e como as informações são disseminadas. Cada grupo deverá selecionar uma notícia que considere relevante, discutir os motivos de sua escolha e destacar a importância social do tema. Em seguida, os alunos apresentarão sua notícia escolhida aos colegas, promovendo um debate sobre os aspectos éticos e respeitosos na disseminação de informações. Essa atividade permite aos alunos desenvolverem habilidades de leitura crítica, argumentação, além de promover a conscientização sobre a responsabilidade na partilha de notícias, fomentando um ambiente de respeito e diálogo

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos incentivar os alunos a exercitarem suas habilidades de leitura crítica, análise de conteúdo e conscientização sobre a importância da ética na disseminação de informações. Ao navegar por diferentes tipos de notícias e mídias, os alunos aprenderão a identificar diversas perspectivas e a avaliar a importância social das notícias, contribuindo para sua formação enquanto cidadãos informados e responsáveis. Adicionalmente, ao debaterem suas escolhas e refletirem sobre os aspectos éticos das notícias, os estudantes aprimorarão suas capacidades de argumentação e respeito às divergências, compreendendo melhor o impacto da mídia na sociedade.

  • Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão crítica de textos jornalísticos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da ética e responsabilidade na disseminação de informações.
  • Fomentar habilidades de comunicação, argumentação e respeito às opiniões alheias.
  • Estimular a conscientização sobre o papel da mídia e das notícias na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP12: Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), que apresentem/descrevam e/ou avaliem produções culturais (livro, filme, série, game, canção, disco, videoclipe etc.) ou evento (show, sarau, slam etc.), tendo em vista o contexto de produção dado, as características do gênero, os recursos das mídias envolvidas e a textualização adequada dos textos e/ou produções.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade engloba o estudo dos meios de comunicação, com foco específico em jornais e revistas, impressos e digitais. Os alunos analisarão a estrutura e os elementos que compõem uma notícia, fotorreportagens e entrevistas, e discutirão a relevância social das informações veiculadas. Adicionalmente, explorarão os aspectos éticos relacionados à produção e consumo de notícias, desenvolvendo uma compreensão crítica sobre a influência da mídia na formação da opinião pública.

  • Estrutura e elementos de notícias e fotorreportagens
  • Análise crítica de notícias
  • Importância social das informações veiculadas
  • Aspectos éticos na produção e consumo de notícias
  • Influência da mídia na opinião pública

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, a qual será aplicada ao explorar jornais e revistas de forma dinâmica. Os alunos, divididos em grupos, terão a função de 'caçadores de notícias', buscando reportagens que considerem impactantes ou relevantes. Após a escolha, cada grupo deve elaborar uma apresentação, justificando a seleção e discutindo a sua relevância e aspectos éticos. Essa metodologia permite uma maior interação entre os alunos, além de estimular o pensamento crítico e a tomada de decisão de forma colaborativa.

  • Exploração de jornais e revistas em grupo
  • Seleção e análise crítica de uma notícia
  • Preparação e realização de apresentações
  • Debate sobre aspectos éticos e sociais das notícias
  • Atividades interativas de revisão e feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a exploração dos materiais e a escolha das notícias pelos grupos. Na segunda aula, os grupos farão suas apresentações e haverá um debate sobre os temas abordados, facilitando a troca de ideias e opiniões.

  • Aula 1: Exploração de jornais e revistas, seleção da notícia.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate sobre aspectos éticos e importância social.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, engajamento e na qualidade das apresentações e debates. Consideraremos a capacidade de argumentação dos alunos, a clareza na exposição de ideias e o respeito pelas opiniões alheias durante os debates. Será valorizado o esforço de pesquisa e a seleção cuidadosa da notícia, assim como a habilidade de relacionar a notícia escolhida com seu impacto social e ético. A avaliação se dará também por meio de observação direta das habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários jornais e revistas impressos e digitais, acesso à internet para pesquisa de notícias online e equipamento de projeção para as apresentações. Também utilizaremos ferramentas de colaboração online como fóruns ou plataformas de educação para estimular debates e compartilhar materiais, promovendo uma experiência de aprendizagem interativa e acessível.

  • Jornais e revistas impressos e digitais
  • Acesso à Internet
  • Equipamento de projeção
  • Plataformas de educação e colaboração online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo