A atividade 'Cine Debate: Descobrindo Figuras de Linguagem no Cinema' visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de analisar e compreender o uso das figuras de linguagem através de uma mídia amplamente consumida: os filmes. Os estudantes assistirão a trechos selecionados de obras cinematográficas que contenham exemplos vívidos de metáforas visuais, ironias, eufemismos, entre outras figuras de linguagem. Após a exibição, será promovido um debate conduzido pelo professor, com o intuito de discutir as interpretações dos alunos sobre os trechos assistidos e compreender como as figuras de linguagem ajudam na construção dos significados no cinema. Este debate não só estimulará o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão oral dos alunos, como também sua capacidade de análise e argumentação. O principal objetivo é demonstrar que a linguagem figurada transborda os limites do texto escrito, marcando presença em diversas formas de comunicação, inclusive na cinematográfica.
Esta atividade tem como principais objetivos desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e interpretar figuras de linguagem em contextos não estritamente textuais, promover a compreensão de como estas figuras contribuem para a construção de sentidos em narrativas audiovisuais, estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa, além de fomentar as habilidades de expressão oral. Ao final, espera-se que os estudantes reconheçam a omnipresença das figuras de linguagem na comunicação humana e apreciem a riqueza estilística que estas conferem ao discurso, seja ele verbal ou visual.
A atividade está centrada no estudo das figuras de linguagem presente em várias formas de comunicação, com um enfoque particular nos meios audiovisuais. Por meio da visualização de trechos de filmes e subsequente debate, os alunos serão introduzidos à noção de que a linguagem visual pode ser tão rica e expressiva quanto a oral e a escrita, além de serem incentivados a refletir sobre o papel que esses recursos estilísticos desempenham na construção de significados nas narrativas.
A metodologia adotada nesta atividade é a de ensino ativo, onde os alunos são protagonistas do seu próprio aprendizado. Inicialmente, haverá uma breve exposição teórica sobre figuras de linguagem, seguida pela exibição de trechos selecionados de filmes que exemplifiquem seu uso. Após cada exibição, será aberto um espaço de debate entre os alunos, guiado pelo professor, para discutir as observações e interpretações, incentivando o desenvolvimento da capacidade crítica, analítica e de argumentação dos estudantes.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação do conceito de figuras de linguagem e a exibição dos trechos de filmes. A segunda aula será dedicada inteiramente ao debate e análise das observações feitas pelos alunos, permitindo uma discussão aprofundada sobre as interpretações individuais e coletivas.
A avaliação desta atividade será feita por meio da participação ativa dos alunos durante os debates, levando em consideração sua capacidade de expressar ideias oralmente, desenvolver argumentações baseadas nas observações feitas dos filmes e utilizar adequadamente o vocabulário relacionado às figuras de linguagem. Será incentivado que todos contribuam com suas interpretações, respeitando as opiniões dos colegas e construindo um ambiente de aprendizado colaborativo. O professor poderá, ainda, propor a criação de um pequeno texto reflexivo individual onde os alunos expressem como a atividade contribuiu para o seu entendimento sobre figuras de linguagem no cinema.
Para a realização desta atividade, serão necessários um projetor para a exibição dos trechos de filmes, acesso à internet para possíveis consultas e visualizações de vídeos online, além de material didático de apoio para a exposição teórica sobre figuras de linguagem. Ferramentas digitais que permitam a interação virtual também podem ser empregadas, caso a atividade necessite ser adaptada para o ensino remoto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula