Cineasta Literário

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Interpretação textual e criação de roteiros

A atividade 'Cineasta Literário' tem como objetivo aprimorar as habilidades de interpretação textual, criatividade e colaboração dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da transformação de textos literários em roteiros de curta-metragem. Após uma fase de preparação em casa, onde cada aluno lê um texto literário (conto, poema, ou trecho de romance) e escolhe um segmento que lhe chame particular atenção, os alunos serão divididos em pequenos grupos em sala de aula. Cada aluno apresentará sua escolha e juntos discutirão sobre os roteiros, fornecendo e recebendo feedback. Com a orientação do professor, os grupos trabalharão no aprimoramento dos roteiros, prestando especial atenção a diálogos, cenários e personagens. A atividade se encerra com uma apresentação dos roteiros, promovendo a análise linguística, semiótica e estimulando a criatividade na reinterpretação dos textos literários escolhidos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Cineasta Literário' incluem o desenvolvimento da capacidade interpretativa dos alunos, o fomento à criatividade, a habilidade de trabalhar em equipe, além do aprimoramento da comunicação oral e escrita. Por meio da reinterpretação de textos literários, os alunos são desafiados a compreender profundamente os textos, identificando elementos-chave como temas, cenários e personagens, e a expressar estas compreensões de forma criativa e coesa em um novo formato: o roteiro de curta-metragem.

  • Desenvolver habilidades interpretativas e analíticas.
  • Estimular a criatividade na expressão e reinterpretação textual.
  • Promover a capacidade de trabalhar em equipe e colaboratividade.
  • Aprimorar habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Incentivar a análise linguística e semiótica de textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise literária, focando em elementos como tema, personagens, cenário e narrativa. Integra, também, o estudo dos fundamentos da escrita de roteiros, contemplando estrutura narrativa, diálogos e descrição de cena, habilitando os alunos a transformar textos literários em roteiros de curta-metragem.

  • Análise literária de contos, poemas e romances.
  • Elementos fundamentais da narrativa.
  • Escrita e estruturação de roteiros.
  • Criação de diálogos e descrição de cenários.
  • Preparação e apresentação de apresentações orais.

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os estudantes preparam-se previamente em casa pela leitura dos textos, e 'Aprendizagem Baseada em Jogos', aplicada durante as dinâmicas em grupo, com o objetivo de transformar os textos literários escolhidos em roteiros. O processo é enriquecido com discussões em grupo, feedbacks construtivos e a orientação do professor, seguindo uma abordagem prática e interativa.

  • Leitura individual e prévia dos textos literários.
  • Trabalho em grupo para discussão e brainstorming.
  • Aplicação de feedbacks e ajustes nos roteiros.
  • Preparação e apresentação oral dos roteiros.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula, será realizada a discussão dos textos e o início da criação dos roteiros. Na segunda aula, os alunos finalizarão os roteiros e realizarão as apresentações.

  • Aula 1: Discussão inicial e brainstorming em grupo.
  • Aula 2: Ajustes nos roteiros e preparação para apresentação.
  • Aula 3: Apresentação dos roteiros.

Avaliação

A avaliação da atividade envolverá a análise do engajamento do aluno durante as discussões em grupo, a criatividade e coesão na transformação dos textos literários em roteiros de curta-metragem, e a eficácia na comunicação das ideias durante a apresentação oral. Será levada em consideração a capacidade de incorporar feedbacks, a colaboração entre os membros do grupo e a originalidade e respeito ao texto literário base.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias dos textos literários, materiais para escrita dos roteiros (papel, canetas), e recursos audiovisuais (computador com projetor) para as apresentações orais. Outras ferramentas digitais online para a escrita colaborativa de roteiros também podem ser utilizadas, como Google Docs.

  • Textos literários selecionados.
  • Materiais para escrita e anotação.
  • Computador com projetor para apresentações.
  • Acesso à Internet e Google Docs (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo