Cinema em Debate: Da tela para a vida

Desenvolvida por: Emily (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Empatia e solidariedade através das artes visuais

A atividade 'Cinema em Debate: Da tela para a vida' propõe a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para abordar e refletir sobre temáticas sociais contemporâneas, utilizando um curta-metragem como ponto de partida. Após a exibição, será conduzida uma roda de debate para que os alunos possam comparar as narrativas do filme com suas próprias experiências e realidades, fomentando uma discussão rica sobre empatia, respeito às diferenças e a importância da solidariedade. A atividade busca promover uma educação integral, tocando em aspectos emocionais, sociais e éticos, além de aprimorar habilidades linguísticas e de comunicação dos alunos. Dessa forma, o cinema se torna não apenas uma ferramenta de entretenimento, mas um poderoso recurso didático para explorar questões complexas de uma forma acessível e engajadora, estimulando os estudantes a desenvolverem um olhar crítico sobre a sociedade e suas próprias condutas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades críticas e reflexivas nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio do diálogo e da empatia. Através da análise de um curta-metragem com temática social e da participação ativa em debates, os alunos deverão ser capazes de identificar e discutir questões sociais contemporâneas, comparando-as com suas vivências. Serão incentivadas a escuta ativa, o respeito por diferentes opiniões e a formulção de argumentos coerentes e respeitosos, fomentando assim uma cultura de respeito mútuo e solidariedade.

  • Analisar e refletir criticamente sobre temáticas sociais apresentadas em obras audiovisuais.
  • Desenvolver habilidades de comunicação, incluindo escuta ativa e expressão coerente de opiniões.
  • Fomentar a empatia, respeito às diferenças e a solidariedade entre os alunos.
  • Incentivar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
  • Promover a integração e a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo e debates.

Conteúdo Programático

A programação do curta-metragem para discussão em sala de aula é fundamentada em critérios pedagógicos que visam explorar temas atuais e relevantes aos alunos, tais como questões de identidade, inclusão social, respeito às diferenças, entre outros. As dinâmicas de debate seguirão princípios de diálogo aberto e respeitoso, encorajando todos a participarem ativamente, compartilharem suas perspectivas e ouvirem as dos colegas com atenção. A combinação de visualização crítica e discussão em grupo é projetada para enriquecer o entendimento dos alunos sobre as complexidades das questões sociais, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências importantes de comunicação e empatia.

  • Seleção e exibição de curta-metragem com temática social atual.
  • Técnicas de condução de debates e diálogos construtivos em sala de aula.
  • Análise crítica de obras audiovisuais.
  • Comparação de narrativas cinematográficas com experiências pessoais.
  • Construção de argumentos e desenvolvimento da escuta ativa.

Metodologia

A metodologia adotada, Roda de Debate, é fundamentada na pedagogia ativa, onde os estudantes são incentivados a serem protagonistas do processo de aprendizagem. A atividade começa com a exibição do curta-metragem selecionado, seguida por um momento de reflexão individual para que os alunos possam organizar seus pensamentos e impressões sobre o filme. Em seguida, a roda de debate será iniciada, guiada por questões propostas pelo professor que estimulem a comparação entre as temáticas do filme e as vivências pessoais dos alunos, buscando sempre promover um ambiente de respeito mútuo e troca rica de ideias.

  • Exibição do curta-metragem selecionado.
  • Momento de reflexão individual dos alunos.
  • Início da roda de debate com a apresentação das regras de diálogo.
  • Debate guiado por questões propostas pelo professor.
  • Fechamento do debate com reflexões finais e pontos de aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Cinema em Debate: Da tela para a vida' será realizada em um total de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos. Começaremos com a seleção e exibição do curta-metragem, seguido de uma reflexão individual e preparação para o debate. As sessões de debate ocuparão a maior parte do cronograma, permitindo tempo suficiente para todos participarem ativamente e contribuírem com suas ideias e experiências. A atividade será concluída com uma sessão de feedback coletivo, onde alunos e professor poderão compartilhar aprendizados e reflexões sobre o processo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e seleção do curta-metragem.
  • Aula 2-3: Exibição do curta-metragem e reflexão individual.
  • Aulas 4-18: Rodas de debate sobre o filme e suas temáticas.
  • Aulas 19: Preparação para a sessão de feedback.
  • Aula 20: Sessão de feedback e encerramento.

Avaliação

A avaliação da participação dos alunos na atividade 'Cinema em Debate: Da tela para a vida' será contínua e formativa, observando a capacidade de escuta ativa, respeito aos turnos de fala, qualidade das intervenções e contribuições para o debate, assim como a reflexão crítica demonstrada nas comparações entre o curta-metragem e suas experiências de vida. A avaliação também considerará a participação individual na roda de debate, o engajamento com as atividades propostas e a capacidade de trabalhar cooperativamente em grupo. Exemplos de participações relevantes e construtivas, assim como reflexões perspicazes e respeitosas, serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Cinema em Debate: Da tela para a vida', serão necessários recursos como um datashow ou uma TV com acesso a um reprodutor de vídeo para a exibição do curta-metragem. Além disso, o ambiente da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar o diálogo e a interação entre os alunos durante a roda de debate. Materiais de apoio para anotações pessoais e/ou coletivas podem ser úteis, assim como acessórios que possam ser utilizados para simbolizar a passagem da voz durante o debate, incentivando o respeito aos turnos de fala.

  • Datashow ou TV com reprodutor de vídeo.
  • Sala de aula com disposição que favoreça a interação e o debate.
  • Material para anotações (cadernos, canetas).
  • Acessórios para simbolizar a passagem da voz no debate (por exemplo, um microfone fictício).

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