Cinema na Sala: Interpretação em Cena

Desenvolvida por: Rebeca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Cinema

A atividade 'Cinema na Sala: Interpretação em Cena' foi concebida para conceder aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma experiência imersiva e educativa, alinhando-se à arte literária e sua representação no cinema. A partir da exibição de uma obra literária adaptada para o cinema ou teatro, os discentes se engajarão em uma análise detalhada do texto dramático, debruçando-se sobre os elementos constitutivos do gênero, como personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas. Essa análise será enriquecida por debates em grupos sobre as tramas, conflitos e temas centrais da obra, culminando numa reflexão crítica acerca das similitudes e disparidades entre o texto original e sua adaptação. Este projeto pretende, assim, fomentar a capacidade analítica e interpretativa dos estudantes, além de estimular o apreço pela literatura e pelas artes cênicas.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula almeja desenvolver competências de leitura crítica e interpretativa entre os alunos, permitindo que reconheçam não apenas as estruturas do texto dramático, mas também como adaptações podem reinterpretar essas estruturas narrativas em diferentes meios. Além disso, busca-se estimular a apreciação artística e literária dos discentes, ampliando seu entendimento sobre a importância das escolhas artísticas na transposição de uma obra literária para o cinema ou o teatro. Por fim, pretende-se promover a habilidade de argumentação e debate, essenciais para a formação de indivíduos críticos e ativos na sociedade.

  • Analisar elementos constitutivos do texto dramático.
  • Comparar e contrastar o texto original com sua adaptação.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Estimular a apreciação pela literatura e artes cênicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP01: Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade/ imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.
  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender \u2013 selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes \u2013, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi elaborado para apresentar aos alunos os elementos do texto dramático e o processo de adaptação de obras literárias para o cinema ou teatro. Será dada ênfase à identificação e análise de personagens, atos, cenas, falas, e indicações cênicas, bem como à reflexão crítica sobre as escolhas artísticas na adaptação de um texto literário para outros meios.

  • Introdução ao texto dramático
  • Elementos constitutivos do gênero dramático
  • Processo de adaptação literária para cinema e teatro
  • Análise crítica de adaptações

Metodologia

A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada com o intuito de engajar os alunos de maneira dinâmica e interativa. Após a exibição do filme ou peça, os alunos serão divididos em grupos para a análise dos elementos do texto dramático mediante jogos de roles play, onde assumirão papéis de personagens críticos, discutindo e argumentando sobre as percepções e interpretações da obra e suas adaptações. Esta abordagem visa promover uma aprendizagem significativa e colaborativa.

  • Exibição do filme ou peça teatral
  • Divisão dos alunos em grupos
  • Jogos de role play para análise e debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a exibição da obra adaptada. Na segunda aula, os alunos participarão dos jogos de role play e dos debates em grupo, culminando em uma discussão coletiva sobre as observações e conclusões.

  • Aula 1: Exibição da adaptação.
  • Aula 2: Análise, debate e conclusão.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando-se a participação ativa dos alunos durante os debates e a profundidade de suas análises. Será considerada a capacidade de identificar elementos do texto dramático e de articular argumentos sobre as escolhas artísticas na adaptação. Feedback construtivo será oferecido para estimular a reflexão crítica e o desenvolvimento das habilidades analíticas. Exemplos de contribuições significativas durante o debate serão destacados como exemplares do processo de análise.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem o acesso a uma sala com equipamento de projeção para a exibição do filme ou peça teatral gravada, além de materiais de apoio para a realização dos jogos de role play, como crachás ou cartões com os papéis de personagens, e espaço adequado para a dinâmica em grupo.

  • Sala com equipamento de projeção
  • Filme ou peça teatral gravada
  • Materiais para jogos de role play
  • Espaço para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo