Círculo de Debates: Explorando Argumentos

Desenvolvida por: Fabio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Argumentação e debate sobre questões atuais

Esta atividade propõe a realização de um debate estruturado em torno de uma questão polêmica relacionada ao conteúdo estudado ou a atualidades, estimulando os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e respeito por opiniões divergentes. Divididos em dois grupos, os alunos deverão pesquisar e preparar argumentos a favor ou contra a questão selecionada pelo professor. Durante o debate, é essencial que respeitem os turnos de fala, utilizem argumentos sólidos e façam perguntas adequadas ao grupo oponente. A atividade será concluída com uma reflexão coletiva sobre os argumentos apresentados, motivando os alunos a se posicionar criticamente e com respeito à diversidade de opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas e argumentativas dos alunos, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico diante de questões controversas. Além disso, visa-se fomentar o respeito pelos diferentes pontos de vista, incentivando a escuta ativa e a formulação de argumentos coerentes. Estas habilidades são fundamentais não apenas para o sucesso acadêmico dos alunos, mas também para sua atuação como cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Promover o respeito por diferentes pontos de vista.
  • Estimular a escuta ativa e a participação crítica em debates.
  • Fomentar o uso de argumentos coerentes e bem fundamentados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

Conteúdo Programático

A estruturação de debates em sala de aula proporciona uma abordagem interdisciplinar, onde os alunos podem explorar conteúdos de diversas áreas do conhecimento de forma integrada, desde história e ciências sociais até ética e cidadania, através da análise de temas atuais e relevantes do ponto de vista social, político e cultural.

  • Técnicas de pesquisa e verificação de fontes.
  • Estratégias de argumentação e contra-argumentação.
  • Respeito pelos turnos de fala e regras de etiqueta em debates.
  • Análise crítica de argumentos.

Metodologia

Os alunos serão divididos em dois grupos, onde cada um receberá a tarefa de defender uma posição sobre uma questão controversa. A metodologia ativa se reflete na participação ativa dos alunos na pesquisa, formulação de argumentos e realização do debate. As discussões serão guiadas por regras claras para garantir respeito mútuo e efetividade na comunicação. A atividade será apoiada por recursos variados para a pesquisa, incluindo artigos, vídeos e entrevistas.

  • Formação dos grupos e atribuição dos temas.
  • Pesquisa e preparação de argumentos.
  • Realização do debate observando as regras de conduta.
  • Reflexão coletiva sobre os argumentos apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos, distribuídas em uma semana. Na primeira aula, os temas serão apresentados e os grupos formados, dedicando-se à pesquisa inicial. A segunda aula será para aprofundar as pesquisas e preparar os argumentos. A última aula será dedicada à realização do debate e à reflexão coletiva.

  • Aula 1: Apresentação do tema e início da pesquisa.
  • Aula 2: Preparação de argumentos.
  • Aula 3: Realização do debate e reflexão coletiva.

Avaliação

O processo de avaliação se dará por meio da observação da participação ativa de cada aluno, da clareza e da validade dos argumentos apresentados, do respeito às opiniões alheias e das regras do debate. Será também considerada a capacidade de refletir criticamente sobre os argumentos ouvidos e apresentar um posicionamento coeso em relação à temática. Um feedback individual e constructivo será dado a cada aluno, com foco em sua evolução e no desenvolvimento de suas habilidades de argumentação e pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

A atividade fará uso de computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa de informações, projetor para a apresentação dos argumentos e exibição de material de apoio, além de materiais para a anotação e preparação dos argumentos, como cadernos, lápis e marcadores. Artigos, vídeos e material impresso com informações relevantes sobre os temas debatidos serão disponibilizados aos alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor e tela para exibição.
  • Materiais de papelaria (cadernos, lápis, marcadores).
  • Artigos, vídeos e materiais impressos sobre os temas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo