Esta atividade propõe a realização de um debate estruturado em torno de uma questão polêmica relacionada ao conteúdo estudado ou a atualidades, estimulando os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e respeito por opiniões divergentes. Divididos em dois grupos, os alunos deverão pesquisar e preparar argumentos a favor ou contra a questão selecionada pelo professor. Durante o debate, é essencial que respeitem os turnos de fala, utilizem argumentos sólidos e façam perguntas adequadas ao grupo oponente. A atividade será concluída com uma reflexão coletiva sobre os argumentos apresentados, motivando os alunos a se posicionar criticamente e com respeito à diversidade de opiniões.
O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades comunicativas e argumentativas dos alunos, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico diante de questões controversas. Além disso, visa-se fomentar o respeito pelos diferentes pontos de vista, incentivando a escuta ativa e a formulação de argumentos coerentes. Estas habilidades são fundamentais não apenas para o sucesso acadêmico dos alunos, mas também para sua atuação como cidadãos conscientes e participativos em uma sociedade democrática.
A estruturação de debates em sala de aula proporciona uma abordagem interdisciplinar, onde os alunos podem explorar conteúdos de diversas áreas do conhecimento de forma integrada, desde história e ciências sociais até ética e cidadania, através da análise de temas atuais e relevantes do ponto de vista social, político e cultural.
Os alunos serão divididos em dois grupos, onde cada um receberá a tarefa de defender uma posição sobre uma questão controversa. A metodologia ativa se reflete na participação ativa dos alunos na pesquisa, formulação de argumentos e realização do debate. As discussões serão guiadas por regras claras para garantir respeito mútuo e efetividade na comunicação. A atividade será apoiada por recursos variados para a pesquisa, incluindo artigos, vídeos e entrevistas.
Esta atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos, distribuídas em uma semana. Na primeira aula, os temas serão apresentados e os grupos formados, dedicando-se à pesquisa inicial. A segunda aula será para aprofundar as pesquisas e preparar os argumentos. A última aula será dedicada à realização do debate e à reflexão coletiva.
O processo de avaliação se dará por meio da observação da participação ativa de cada aluno, da clareza e da validade dos argumentos apresentados, do respeito às opiniões alheias e das regras do debate. Será também considerada a capacidade de refletir criticamente sobre os argumentos ouvidos e apresentar um posicionamento coeso em relação à temática. Um feedback individual e constructivo será dado a cada aluno, com foco em sua evolução e no desenvolvimento de suas habilidades de argumentação e pensamento crítico.
A atividade fará uso de computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa de informações, projetor para a apresentação dos argumentos e exibição de material de apoio, além de materiais para a anotação e preparação dos argumentos, como cadernos, lápis e marcadores. Artigos, vídeos e material impresso com informações relevantes sobre os temas debatidos serão disponibilizados aos alunos.
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