Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental são introduzidos à noção de direitos e deveres por meio da criação de um 'Código de Conduta da Classe'. Inspirados em documentos oficiais como o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição, a atividade começa com uma discussão orientada sobre esses textos, enfatizando a identificação de direitos assegurados e proibições estabelecidas. Posteriormente, divididos em pequenos grupos, os estudantes serão desafiados a elaborar artigos para seu próprio código, que evidenciem as normas e valores julgados importantes para a convivência na sala de aula. Esse processo de criação coletiva é um meio eficaz de desenvolver a compreensão sobre normas de conduta, além de estimular o senso de coletividade e responsabilidade entre os alunos, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos para promover a interação e engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma experiência de aprendizado mútuo, onde eles possam refletir sobre a importância das normas de convivência e da responsabilidade individual nos contextos coletivos. A atividade visa desenvolver habilidades de interpretação de textos normativos, capacidade de argumentação e de construção coletiva de regras, fomentando a compreensão sobre a estrutura e função de documentos que regulam comportamentos e relações na sociedade. Além disso, busca-se promover a consciência sobre direitos e deveres em um contexto próximo aos alunos, preparando-os para o exercício consciente da cidadania.
O conteúdo programático inclui a análise de documentos normativos como o Código de Defesa do Consumidor e a Constituição para a identificação de direitos e deveres. A atividade abordará também técnicas de construção de argumentos e a criação de normas, promovendo o entendimento sobre a importância das regras de convivência e o desenvolvimento do senso de coletividade e responsabilidade entre os alunos.
A metodologia aplicada será Aprendizagem Baseada em Jogos, iniciando com um momento de discussão orientada sobre documentos normativos relevantes, seguindo para o trabalho em grupo na elaboração do 'Código de Conduta da Classe'. Esta abordagem promove o aprendizado ativo, estimula a criatividade, a colaboração entre os alunos e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a discussão.
A atividade será desenvolvida ao longo de dois encontros, totalizando 2.4 aulas de 50 minutos. No primeiro encontro, será realizada a discussão sobre os documentos normativos e iniciada a elaboração do código. No segundo encontro, os grupos finalizarão e apresentarão seus códigos, seguido de um debate orientado sobre as propostas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões e na qualidade dos códigos de conduta elaborados, considerando a coerência, aplicabilidade das regras e a capacidade de argumentação utilizada para defender as propostas. Além disso, a criatividade e o trabalho em equipe durante o processo de elaboração do código serão critérios importantes. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação pelos pares como parte do processo, valorizando a reflexão sobre o próprio aprendizado e o dos colegas.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como cópias de documentos normativos (Código de Defesa do Consumidor, Constituição), materiais para escrita (papel, canetas), um espaço adequado para discussão em grupos e recursos para apresentação dos códigos elaborados. Além disso, a utilização de dispositivos digitais pode enriquecer a pesquisa e discussão sobre os temas abordados.
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