A atividade 'Construindo Nossa História' é uma proposta pedagógica que visa estimular a criatividade, a interpretação textual e a colaboração entre os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Após a leitura compartilhada de um conto ou fábula selecionado pelo professor, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão a missão de recriar o final da história lida, com total liberdade para modificar eventos, desenlaces ou personagens conforme sua interpretação e criatividade. Cada grupo terá então um tempo determinado para discutir suas ideias, elaborar um novo final escrito e preparar uma breve apresentação que justifique as escolhas feitas. Ao final, cada grupo apresentará sua criação para a turma, proporcionando um espaço rico para debate, análise crítica e apreciação das diversas perspectivas imaginadas. Esta atividade permite aos alunos exercitar habilidades importantes como a leitura crítica, expressão escrita e oral, além de fomentar habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias alheias.
O principal objetivo da atividade 'Construindo Nossa História' é desenvolver nos alunos a habilidade de leitura e interpretação de textos, estimulando simultaneamente a expressão escrita de modo criativo e a capacidade de trabalho em equipe. Espera-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de analisar criticamente um texto, identificar seus elementos principais e explorar diferentes possibilidades narrativas. Além disso, a atividade visa aprimorar as habilidades de comunicação oral dos estudantes, ao prepararem e realizarem apresentações para a turma, e fortalecer competências socioemocionais como empatia, escuta ativa e colaboração.
A metodologia da atividade 'Construindo Nossa História' está alinhada às diretrizes da BNCC para o Ensino Fundamental, atendendo às competências de linguagens e suas tecnologias. Serão abordados conteúdos como leitura e interpretação de textos literários, produção textual com foco na criatividade e expressão individual, comunicação oral e trabalho colaborativo. Esta atividade propõe um aprendizado dinâmico e participativo, em que os alunos são protagonistas de seu processo educativo, explorando a literatura de maneira ativa e criativa.
A atividade será conduzida numa abordagem de aprendizagem baseada em projetos, utilizando metodologias ativas que incentivam a participação ativa dos estudantes. Inicialmente, haverá uma leitura conjunta do texto base, seguida de uma discussão guiada para garantir a compreensão da história. Depois, os alunos serão divididos em grupos e começarão o processo de criação de novos finais para a história, com momentos de escrita, discussão e ensaio das apresentações. Este processo promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos constroem conhecimento de forma compartilhada e autônoma.
A atividade 'Construindo Nossa História' será distribuída em 1.5 aulas de 40 minutos cada, sendo adequada para uma única sessão de aprendizagem. A primeira parte da aula (40 minutos) será destinada à leitura e discussão do texto base, seguida da formação dos grupos e início do trabalho de recriação. A segunda parte (20 minutos) concentrará a finalização dos trabalhos, preparação das apresentações e início das apresentações pelos grupos.
A avaliação da atividade 'Construindo Nossa História' será processual e formativa, levando em consideração diversos aspectos como a participação ativa no processo de criação, a qualidade da interpretação textual, a criatividade e originalidade das produções, a capacidade de trabalho em equipe e a efetividade das apresentações orais. Será dada uma atenção especial à maneira como os alunos articulam o raciocínio por trás das mudanças feitas na história e como respondem às questões levantadas durante o debate pós-apresentação. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização da atividade 'Construindo Nossa História', serão necessários recursos básicos como cópias do texto base escolhido para leitura, papel e canetas para a escrita, e um espaço adequado que permita a formação de grupos de trabalho e posterior apresentação das recriações. Recursos adicionais podem incluir quadro branco ou flipchart para anotações coletivas durante as fases de brainstorming e planejamento das equipes.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula