Construtores de Notícias

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Expressão

A atividade 'Construtores de Notícias' é ideal para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a distinção entre fatos e opiniões, essencial para a interpretação de textos e a produção textual em gêneros jornalísticos. Após uma breve introdução teórica sobre o que são fatos (informações verificáveis) e opiniões (expressões subjetivas), os alunos são desafiados a aplicar esses conceitos na prática. Trabalhando em pequenos grupos, eles recebem informações sobre um evento fictício, compostas por detalhes factuais intercalados com opiniões de personagens imaginários. A tarefa é criar um artigo de notícia que incorpore esses elementos, destacando a importância de diferenciar claramente os fatos das opiniões para manter a objetividade e credibilidade do texto. Esta dinâmica não apenas promove habilidades de escrita e análise crítica, mas também fomenta o trabalho em equipe e a reflexão sobre a responsabilidade da mídia na disseminação de informações.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nas crianças a habilidade de distinguir fatos de opiniões, uma competência crítica tanto para a leitura quanto para a escrita eficazes. Além disso, visa aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar em cooperação, organizando ideias em grupo para compor um texto coeso e coerente que respeite os princípios do jornalismo. Espera-se que, através deste exercício, os estudantes também aprimorem suas habilidades de argumentação e de apresentação oral, ao discutir e defender as escolhas editoriais feitas durante a redação dos artigos. Esta atividade propõe uma reflexão sobre o papel da imprensa e a importância da integridade jornalística, estimulando o pensamento crítico sobre os meios de comunicação.

  • Diferenciar fatos de opiniões em textos diversos.
  • Produzir um texto jornalístico integrando habilidades de escrita e análise crítica.
  • Trabalhar colaborativamente para atingir um objetivo comum.
  • Praticar habilidades de apresentação oral e defesa de argumentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP04: Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade é focado nas estratégias de compreensão leitora e produção textual, abrangendo a identificação de fatos e opiniões em textos de caráter informativo. O exercício prático de criar um artigo de notícia a partir de uma mistura de informações factuais e opiniões fictícias permite aos alunos aplicar esses conceitos em um contexto realista, reforçando a importância da objetividade e da análise crítica na escrita jornalística. Adicionalmente, a atividade promove a discussão sobre ética na comunicação e o impacto social da mídia, complementando o desenvolvimento de competências de leitura e escrita com uma conscientização sobre o papel do jornalista como formador de opinião.

  • Diferença entre fatos e opiniões
  • Estrutura e características de um texto jornalístico
  • Ética jornalística e responsabilidade na difusão de informações
  • Técnicas de escrita e revisão textual
  • Oratória e técnicas de apresentação

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que integra as práticas de colaboração e reflexão em um contexto de jogo estruturado. Inicialmente, os alunos são introduzidos aos conceitos teóricos de fato e opinião, seguidos pela divisão em grupos para a fase prática de elaboração dos artigos, incentivando o trabalho em equipe e o debate. A composição dos artigos requer que os alunos negociem ideias, distribuam tarefas e utilizem habilidades críticas para diferenciar fatos de opiniões. A fase final da atividade inclui a apresentação dos artigos e a discussão das escolhas feitas pelos grupos, promovendo um ambiente intuitivo de aprendizado onde os alunos podem explorar suas ideias criativas e refletir sobre os princípios jornalísticos.

  • Introdução teórica sobre fatos e opiniões
  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para a elaboração dos textos
  • Produção dos artigos de notícia com base nas informações fornecidas
  • Apresentações dos artigos e discussão sobre as escolhas feitas
  • Reflexão sobre a importância da objetividade e responsabilidade na imprensa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Construtores de Notícias' será realizada em uma sessão de 60 minutos, dividida em três partes principais. Nos primeiros 20 minutos, ocorrerá a introdução ao tema e a explicação dos objetivos. Nos 30 minutos seguintes, os alunos, em grupos, trabalharão na criação dos seus artigos de notícia. Os últimos 10 minutos serão dedicados à apresentação dos trabalhos e ao debate sobre as escolhas editoriais de cada grupo.

  • Aula 1: Introdução teórica, desenvolvimento do projeto em grupos, apresentações e debates.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Construtores de Notícias' será focada na capacidade dos alunos de identificar e diferenciar fatos de opiniões em um contexto jornalístico. Cada grupo será avaliado pela coesão e estrutura do artigo produzido, a clareza na distinção entre fatos e opiniões, além da criatividade na abordagem do tema fictício proposto. Durante as apresentações, a habilidade de argumentação sobre as escolhas editoriais e a eficácia na comunicação das ideias também serão critérios importantes. Observações individuais e coletivas sobre o trabalho em equipe, o engajamento na atividade e a reflexão crítica durante os debates contribuirão para a avaliação formativa dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como papel, canetas e acesso a internet para pesquisas opcionais sobre jornalismo e estrutura de notícias. Além disso, o uso de um quadro branco ou flip-chart para a anotação das ideias principais e delineamento da estrutura dos artigos pode facilitar a visualização das etapas de trabalho pelos grupos. Recomenda-se também o uso de um projetor ou computador com acesso a exemplos de artigos de notícias para inspiração e compreensão melhor do gênero jornalístico.

  • Papel e canetas para anotações e rascunhos
  • Quadro branco ou flip-chart
  • Computador com internet e projetor para apresentações
  • Acesso a exemplos de artigos de notícias
  • Guião com instruções detalhadas da atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo