A atividade 'Construtores de Poemas' é projetada para imergir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no universo da poesia, enfatizando não apenas a interpretação de textos poéticos de diversos autores, mas também incentivando-os a expressar suas próprias ideias e sentimentos através da criação de poemas. Inicialmente, os alunos serão orientados a explorar uma variedade de poemas, identificando elementos críticos como ritmo, rima e temática. Essa fase exploratória destina-se a enriquecer a compreensão literária dos alunos e prepará-los para a segunda fase do projeto, que é a criação poética. Formando duplas, são estimulados a refletir sobre os temas e técnicas observados e a empregá-los na confecção de um poema autêntico, integrando suas experiências pessoais. Esta metodologia propicia um ambiente de aprendizado ativo, onde o aluno se torna o principal agente do seu processo educativo, desenvolvendo habilidades de leitura crítica e produção criativa.
O principal objetivo dessa atividade é fomentar nos alunos habilidades de leitura crítica e apreciação da poesia, permitindo-lhes identificar e analisar elementos formais como rima, ritmo e temática. Além disso, pretende-se que os alunos desenvolvam sua capacidade de expressão individual, encorajando a produção de textos poéticos que reflitam suas vivências e visões de mundo. A atividade visa também promover competências interpessoais, tais como a colaboração e o respeito pela diversidade de pensamentos, ao realizar o trabalho em duplas. Assim, espera-se que os estudantes ampliem seu repertório cultural e literário, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de escrita criativa e colaboração.
O conteúdo programático abrange a exploração dos elementos constitutivos da poesia, tais como ritmo, rima e temáticas diversas, além da práxis poética que culmina na criação de um texto autoral. Através da análise de poemas selecionados, os alunos terão a oportunidade de observar como diferentes autores trabalham esses elementos em suas obras, proporcionando um modelo inspirador para a produção textual. A criação de poemas pelos alunos será orientada pela reflexão sobre suas vivências pessoais e percepções do mundo, estimulando a expressão autêntica e a criatividade.
Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, esta atividade promove um aprendizado autodirigido e colaborativo. Antecipadamente, os alunos terão a tarefa de explorar uma gama selecionada de poemas, observando os elementos que mais lhes chamarem atenção. Em sala de aula, serão formadas duplas para uma experiência colaborativa na construção de um poema autoral, inspirado nos elementos identificados previamente. Esta abordagem incentiva os alunos a assumirem um papel ativo no próprio aprendizado, estimulando a investigação, reflexão e criatividade.
A atividade será realizada em uma sessão de 1,5 horas, dividida em duas partes principais: a primeira parte focada na análise conjunta de poemas e discussão sobre os elementos poéticos identificados pelos alunos, e a segunda parte dedicada à criação poética em duplas, com posterior compartilhamento e feedback das produções.
A avaliação da atividade será formativa, centrando-se no processo de leitura, interpretação e criação poética. Será considerada a capacidade de análise dos poemas lidos antecipadamente, a utilização criativa dos elementos poéticos identificados e a colaboração entre os pares na construção dos poemas. A originalidade, coerência temática e o emprego consciente das técnicas poéticas serão aspectos avaliados. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades literárias e criativas dos alunos.
Os recursos incluirão uma coletânea de poemas de autores diversificados para leitura prévia, materiais de escrita como papel e canetas para a composição dos poemas, e um espaço que favoreça a troca de ideias e a colaboração entre os alunos. Poderão ser utilizados também recursos digitais como tablets ou computadores, para pesquisa de poemas adicionais e para digitação e apresentação dos textos criados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula