A atividade 'Contadores de Histórias' visa incentivar a expressão oral e a criatividade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Por meio da leitura, interpretação e recriação de histórias tradicionais ou contos literários, esta atividade busca desenvolver habilidades comunicativas e incentivar o gosto pela literatura. Trabalhando em duplas, os alunos selecionarão histórias ou contos para ler e, posteriormente, reinterpretar esses textos em formatos criativos como teatro de sombras, podcasts ou audiobooks, produzidos por eles mesmos. Durante o processo, será dada especial atenção à entonação, ritmo, pausas e expressividade, conforme o tipo de texto escolhido. Esses aspectos são fundamentais para garantir a qualidade da apresentação e a eficácia na comunicação. Ao final das apresentações, haverá um momento de feedback, onde os demais alunos da classe terão a oportunidade de analisar e comentar as apresentações, considerando aspectos como fluência e expressividade. Este é um projeto interativo que envolve leitura, planejamento, performance e avaliação crítica, fomentando a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e linguísticas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade abrangem o desenvolvimento da fluência e expressividade oral, aprofundamento na compreensão leitora, estímulo à criatividade e ao trabalho colaborativo entre os alunos. Ao interpretar e recriar histórias em formatos distintos, os estudantes poderão explorar diferentes maneiras de expressão, reconhecendo a importância do tom, ritmo e pausas na comunicação eficaz. Ademais, o exercício de produzir feedbacks construtivos sobre as performances dos colegas contribuirá para o desenvolvimento da capacidade crítica e da empatia, habilidades essenciais na formação do indivíduo como cidadão consciente e participativo.
O Conteúdo Programático inclui estudo e análise de narrativas, com foco em elementos como estrutura do texto, características do gênero, elementos da narrativa (enredo, ambiente, personagem, tempo), além de técnicas de expressão oral e uso de recursos não verbais. Serão exploradas também as etapas de produção de um texto reinterpretado, desde a seleção da história até a realização da apresentação em um formato criativo. A prática de feedback entre pares será abordada como uma ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propõe um aprendizado centrado no aluno, onde ele se torna o principal agente de seu processo educativo. Através do trabalho em duplas, os alunos serão encorajados a discutir, planejar e tomar decisões juntos, promovendo a autonomia e o pensamento crítico. A escolha do formato para a apresentação das histórias pretende estimular a criatividade e permitir a experimentação de diferentes meios de expressão, enquanto a análise das apresentações por outros alunos promove a escuta ativa e a capacidade de oferecer feedback construtivo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a seleção das histórias, planejamento e início da preparação das apresentações. A segunda aula será destinada à conclusão das preparações e à realização das apresentações, seguida da sessão de feedback entre os alunos.
A avaliação será baseada na participação, na criatividade, na expressividade, na fluência durante a apresentação, e na capacidade de dar e receber feedbacks construtivos. Será adotado um sistema de rubricas para avaliar estes aspectos, considerando critérios como clareza da expressão oral, uso criativo dos recursos disponíveis para a apresentação, compreensão adequada do texto original e contribuições durante a sessão de feedback. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio desempenho e o dos colegas.
Os recursos necessários incluem acesso a uma biblioteca de textos literários, materiais para as apresentações em formato de teatro de sombras (como lanternas, papelão, tecido), dispositivos para gravação de áudio para podcasts e audiobooks, além de um espaço adequado para as apresentações. Será importante também disponibilizar um guia de feedback para auxiliar os alunos na análise crítica das apresentações dos colegas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula